Dicas de Bolonha na Itália: impossível não se apaixonar!

Procurando dicas de Bolonha (ou Bologna)? Bolonha é a capital de Emilia Romagna (em português, Emília-Romanha), localizada a apenas 80 km de Florença. Sua posição é estratégica no mapa, afinal está próxima de trem de Milão, Roma, Veneza e, principalmente, de cidades imperdíveis da própria região de Emilia Romagna, como Parma e Modena. Tem muito turista brasileiro que passa reto por Bolonha. Outros, dedicam algumas horinhas. Se eu fosse você, passava no mínimo dois dias.

Explico: Bolonha é uma cidade fácil de se achar, de se encantar. Fácil de percorrer a pé suas principais atrações e, o melhor, de comer bem sem cair em armadilhas turísticas, basta entrar em qualquer osteria próxima do quarteirão histórico ou universitário.

Dicas de Bolonha: tudo sobre a Capital de Emilia Romagna na Itália

BOLONHA ITALIA

Informações turísticas em Bolonha

Aliás, é bem nessa área central, na Piazza Maggiore, que você deve iniciar o seu roteiro procurando o completíssimo centro de informações turísticas, o Bologna Welcome (Piazza Maggiore, 1/e – www.bolognawelcome.com). Após se abastecer de mapas e folhetos, estude o seu itinerário curtindo la dolce vita.

Bolonha Cafe Viagem
Bologna Cafe Viagem
Bologna Welcome - centro turístico de informações: o ponto de partida!
Bologna Welcome – centro turístico de informações: o ponto de partida!

Onde ficar em Bolonha

Prefira os HOTÉIS LOCALIZADOS NO CENTRO HISTÓRICO , próximos a Piazza Maggiori ou no quadrilátero universitário.
Indicamos o  Hotel Internazionale  B&B Angelica para uma opção mais econômica e o Best Western Hotel San Donato

Veja aqui mais opções e ofertas de hotéis no BOOKING com a facilidade de cancelamento gratuito na maioria dos quartos!

O Antigo e o Novo em Bolonha

Um dos aspectos que mais me surpreendeu em Bolonha foi a harmonia entre o antigo e o novo, o jovem e o velho. A cidade tem história, arte, música, arquitetura, culinária e cultura. Mas também tem vida noturna, bares lotados no happy hour e muita vibração contagiante pelas ruas. Grande parte dessa energia se deve ao fato de ser uma cidade universitária. Abre parênteses: Bolonha é o lar da mais antiga universidade ocidental ainda em funcionamento.

universitários na Piazza Verdi - o espaço público de encontros e atividades dos estudantes
universitários na Piazza Verdi – o espaço público de encontros e atividades dos estudantes
Movimentação jovem pelas ruas de Bologna à noite
pelas ruas de Bologna à noite

Os Pórticos de Bolonha

De paisagens alaranjadas, ruas estreitas, monumentos e torres, a cidade se revela cosmopolita e alegre. Nada mais gostoso do que passar horas caminhando sem destino por seus quase 40 km de pórticos extensos e elegantes. Dizem que em dia de chuva é possível caminhar pela cidade sem se molhar. Bravo!

caminhar pelos pórticos de Bologna: um dos melhores programas!
caminhar pelos pórticos de Bologna: um dos melhores programas!
porticos de bologna

A gastronomia de Bolonha

Outro ponto apaixonante de Bologna é a sua fartura gastronômica . Conhecida como a terra do ragù alla bolognese, é fácil encontrar um restaurante autêntico e uma loja de especialidades culinárias em cada esquina. Nada como percorrer o roteiro de osterias típicas ou dar um pulinho nos estabelecimentos comerciais do quadrilátero histórico, onde estão situadas as antigas casas de massas, cafés, salumerias, enotecas, queijarias, entre outras tantas iguarias locais que nos deixam com água na boca. Atrás da famosa Piazza Maggiore, esconde-se um mercado antigo e pulsante. 

Bologna via pescherie (1)

Trata-se da Via Pescherie Vecchie – anote esse endereço e percorra seus arredores. O novo e o velho também estão presentes por lá. Próximo à clássica salumeria e wine bar Tamburini, (Via Caprarie, 1 ) está localizada a famosa e atual megaloja gourmet Eataly (Via Degli Orefici, 19), que tem o seu endereço nessa região desde 2008 (antes mesmo de abrir um Eataly em NY em 2010).

Bologna Via Pescherie
Eataly Bologna


Poucos visitantes sabem, mas Bolonha tem o seu lado Veneza. Uma janelinha mágica e secreta sobre o pórticos na Via Piella 18 revela uma paisagem do passado, quando ainda existia uma rede de canais que fornecia energia. A dica, depois de curtir o belo cenário, é fazer uma refeição na Trattoria Serghei (Via Piella, 12) ou uma degustação especial de vinhos da região na Enoteca Italiana (Via Marsala 2/B)- dois endereços especiais pelos arredores da mini Veneza de Bologna.

O lado Veneza de Bologna se esconde em uma janelinha na Via Capo di Lucca
O lado Veneza de Bologna se esconde em uma janelinha na via Piella (quase esquina com a via Capo di Lucca)

Principais atrações em Bolonha

Outra relíquia do passado, está no subterrâneo da Salaborsa (entrada da Piazza Nettuno): escavações e vestígios de civilizações antigas.

Salaborsa

Uma curiosidade: os moradores não se localizam em Bologna pelo bairro e, sim, pelas “Portas”. As “Portas” são o que restaram das antigas muralhas entre os séculos XII e XIII. Cada porta tem o seu nome. As mais centrais e populares são: Porta Castiglione  e a Porta Galliera.

Porta Galliera ao final da via dell'Indipendenza (o trajeto segue até o centro histórico da cidade)
Porta Galliera ao final da via dell’Indipendenza (o trajeto segue até o centro histórico da cidade)

Minha história com Bolonha

Eu e meu marido chegamos em Bolonha de carro e, após deixá-lo na locadora, fomos caminhando até a nossa “portinha particular” – que não faz parte de nenhuma das portas das muralhas antigas. Nosso apartamento ficava na Via Capo di Lucca 1/Bendereço mais do que especial durante sete dias em Bolonha (qualquer hotel por essas bandas é uma ótima localização). E tem mais posts no blog com dicas de passeios, comidinhas, sorvetes e de coisas que nos fizeram repetir e repetir a mesma frase em italiano: Mi piace Bologna! 

Porta de entrada do apartamento do Blog Ville e torres de Bologna
Porta de entrada do apartamento do Blog Ville (nossa casinha em Bologna) e torres símbolos de Bologna ao fundo

Curiosidades sobre Bolonha

-Em 510 a.C. era uma cidade Etrusca.

-O símbolo da cidade são suas duas torres: a Torre Asinelli, (construída entre 1109 e 1119) e a Torre Garisenda (do século 12).

– Foi nomeada pela UNESCO como Cidade da Música ( Bologna  respira música!!).

-Já sofreu com bombardeios II Guerra Mundial e com os efeitos de terremotos.

-Aos sábados, a principal avenida, a Via Indipendenza, só abre para trânsito de pedestres. É comum ver muita gente caminhando, comprando e  se exercitando por lá.

-Não confundir Bologna com espaguete à bolonhesa. Não cometa esse erro. É a terra do tagliatelle à bolonhesa – massa mais grossa e larga do que o espaguete.

CafeViagem Bologna


SAIBA MAIS

BOLOGNA | EMILIA ROMAGNA
ITÁLIA

POST ÍNDICE DE EMILIA ROMAGNA .
Todas as dicas e roteiros de Bolonha, Parma, Modena e Montese

Centro de informações turísticas: Bologna Welcome na Piazza Maggiore. Das 9h às 19h. (mapas, informações turísticas, walk tours e ingressos para o tour de ônibus  (13 euros por pessoa e de graça para crianças até 12 anos). Site: www.bolognawelcome.com

Estação de Trem – Bologna Centrale – Piazza Medaglia d´Oro.
Partindo de Milão – Milano Centrale (210 km).
Partindo de Roma – Roma Termini (380 km).
PS: a gente chegou de carro, vindo de Cinque Terre Liguria!!!

•Principais pontos turísticos:

Piazza Maggiore, Palazzo Comunale, Torre Asinelli e Garisenda, Piazza del Nettuno e Fontana di Nettuno, Basílica de São Petrônio, Catedral de San Pietro, Canale delle Moline, Palazzo dell’Archiginnasio, Via Pescherie, Biblioteca Salaborsa, Museu Cívico Arqueológico, MAMbo, Piazza Verdi (praça dos estudantes), Teatro Comunale.

•Ruas de compras:

Via Pescherie (compras gourmets!), Via Farini (da luxuosa Galeria Cavour), Via Ugo Bassi, Via Indipendenza (várias marcas internacionais) e Via San Felice.

•Quando é melhor ir:

comenta-se que o único período que não se deve visitar Bologna é no verão, quando o calor é excessivo e algumas lojas e restaurantes fecham. Estivemos no início de maio e o tempo estava perfeito: nem muito quente, nem muito frio – ideal para caminhas pelas ruas, bike nos parques e muito sorvete italiano!

•Onde ficar em Bologna : HOTÉIS

prefira os hotéis localizados no centro histórico – próximos a Piazza Maggiori ou ao quadrilátero universitário.
Veja aqui algumas ofertas e hotéis indicados no Booking.

•Dica de guia local:

se precisar de um guia profissional que fala um pouco de português (italiano que morou um tempo no Brasil), mas entende tudo da história da região e ainda é guia com foco em turismo ambiental, acompanhando turistas em trajetos de bike pelos  montes apeninos e na Toscana, entre em contato com: Marcello Amadori [email protected] – é o cara!

EMILIA-ROMAGNA-BLOG-VILLE

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Boia Paulista disse:

Oi, Alê. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada!

Até mais,
Natalie – Boia

Ueba, Natalie!! Que bom, fiz este post com tanto carinho. A viagem foi especial. Obrigada. Vou compartilhar!
Beijos
Ale

Dani Bispo disse:

Brava Alexandra, complementi.
Seu post está completíssimo, resumido e perfeito para levar na viagem.
Quando fui turistar em Bologna em 2011 não encontrei muitas fontes complestas em Português e confesso que meu dia por lá foi até bem “fraquinho”. No entanto seu post me fez pensar em voltar à cidade novamente este ano.
bjs
Dani Bispo

Oi Dani

Muito obrigada, mas nada como andar com locais para descobrir uns cantinhos especiais. Acho que foi isso. Nossa localização do apartamento era muito boa. Quanto mais próximo da área universitária, mais legal de curtir tudo caminhando.
BEIJOS
Ale

Isabel Pacini Teixeira disse:

Alexandra
Realmente, impossível não se apaixonar… mas isso só pra quem consegue conhecer Bologna de verdade, coisa que muito pouca gente faz (pena!) A Itália é toda muito linda e especial, e Bologna… mais linda e mais especial ainda! Adorei teu post! Parabéns!

Muuuito obrigada, Isabel. E eu adorei o seu comentário!
Acho que a Itália merece ser degustada sem pressa, região por região.
Não vejo a hora de voltar.
Abraços
Alexandra

Verdadade, Alexandra. Já degustei a Emilia Romagna… Morei e estudei em Bologna por mais de um ano (então podes ter certeza de que minha avaliação do teu post não foi só passional, mas também “técnica”. Eu conheço bem a cidade). Depois foi a vez de Roma: passamos um mês “morando” lá, eu, marido e filhas, em um apartamento num bairro encantador. Então digamos que dá pra riscar o Lazio da lista. Agora me falta só mais 18 regiões pra degustar sem pressa… Acho que preciso me aposentar logo!! :o) Abraços!

Lu disse:

Oi, Alexandra,
Pesquisando sobre Bologna no VnV, encontrei seu post e, de lá, seu blog.
Adorei! Super didático!! Parabéns!

Gostaria da sua ajuda, já q esteve na região. Estarei em Florença de 7 a 10/outubro e, alguns dias depois, pegamos o vôo em Milão. Qdo olhei no mapa, vi q no caminho entre Flr e Mil, há Bologna e Parma. Como ñ conheço, achei uma boa oportunidade. Estava pensando em ir parando pelo caminho, tipo 2 dias em cada lugar, mas agora q li o seu post, estou pensando se ñ seria melhor fazer Bologna como base p/fazer um bate e volta de trem p/os outros locais. Mas tb podemos alugar carro(somos um casal). Se as cidades forem pequenas, gostamos de fazer tudo a pé, ou de bike. Nós somos praticantes de mountain bike, então qdo li o seu post dos Apeninos, fiquei doida. Só q no site ñ há infos sobre tours de bike. Já mandei msg p/o Marcelo no FB.

Bem, então, minhas perguntas p/vc são:
1) qto tempo nessa região? Acho q ñ terei 8 dias, talvez 6, se dispensar Milão, onde já estive uma vez. Já q o vôo sai de lá, será q ñ vale a pena ficar pelo menos umas 2 nts? Essa é a info + importante no momento pq tenho q emitir o tkt Porto/Milão/Porto o qto antes.
2) vc acha legal fazer base em Bologna, ou melhor ir parando nas cidades?
3) melhor carro ou trem?

Desde já, mto obrigada pela atenção,
Lu

Oi Lu
Primeiramente, obrigada!!!!
Vamos ver se consigo ajudar.

1) qto tempo.. 6 dias nessa região está ótimo. Eu fiz tudo o que tu viu no blog em 6 dias e meio (Bologna, Modena, Parma e Apeninos). E se você já fez Milão, minha opinião pessoal é que não deveria sim fazer só Emilia Romagna.

2) Esta pergunta já é mais difícil. Eu fiz Bologna de base pq estava num apartamento. Achei perfeito. Tudo muito próximo de trem. E como Bologna é uma cidade universitária eu adorava estar à noite por lá, curtindo os bares e restaurantes. Mega tranquilo pegar o trem de Bologna para Parma, Modena e, um pouco mais complicado para os Montes Apeninos (são trens regionais, precisa trocar uma vez e pegar um carro). Essa foi a minha experiência, mas acho que deve ser legal também dormir nas cidades se vc tiver ofertas boas de hospedagem bem localizadas.

3) trem ou carro? Tb depende. O trem facilita. E Parma e Modena tem bicicletas para alugar logo na estação de trem. Contudo, se você quiser ir ao interior, lugares pitorescos – como Osteria de Rubiara do Aceto Balsamico, lugares que fazem o presunto de parma, o queijo, etc, – é melhor estar de carro.

Segue o contato do dono da empresa de turismo de bike por lá e que virou meu amigo no facebook depois do post…
O do guia Marcelo Amadori tu tens, certo?

beijos grandes e boa viagem
Alexadnra

Lu disse:

Mais um detalhe: vc foi a Ferrara?

Ah, Não fui a Ferrara! Mas recomendo muito Modena. É MARAVILHOSA. Em 1 dia dá pra visitar a cidade
bjs
Ale

Lu disse:

Oi, Ale, melhor ir parando em cada cidade ou fazer base em Bologna? Carro ou trem? Bjs, Lu

OI LU
TINHA RESPONDIDO SEU COMENTÁRIO ANTES MAS POR ALGUM MOTIVO ELE NÃO TINHA ENTRADO E FOI PARA CAIXA DE SPAM. MAS AGORA TÁ LÁ, DÁ UMA OLHADA.
De qualquer maneira, acrescento: se estiveres de carro, acho que é melhor ir dormindo no caminho. Se fores de trem, faz base em Bologna.
beijos

Lu disse:

Agora li! Super obrigada, Ale!

Já mandei e-mail p/o Marcello. Ñ tinha o site do Ricardo. Vou entrar em contato.
Qto ao trem ou carro, foi ótima a sua dica. Tenho q pensar tb nas entradas e saídas das cidades, q podem ser confusas. A grande vantagem do trem c/base num lugar só é ñ ficar arrastando mala, mas o carro dá + flexibilidade. Vou analisar c/calma.

Se tiver outras dúvidas q ñ estejam no blog, posto um comentário por aqui.
Bjs,
Lu

Lu disse:

Ale, vc tem o e-mail do Riccardo Solmi?
É q mandei msg pelo FB, mas como ñ sou amiga dele, ñ sei se vai ler…
Bjs,
Lu

Lu disse:

Oi, Ale,
O Riccardo já me respondeu pelo FB.
Thks!

Que bom, Lu!! Achei mesmo que ele responderia.
Bjs e boa sorte na viagem. Aproveita
Ale

claudia disse:

Bom dia!!! Adorei suas informações sobre Bologna. Minha filha ficará hospedada em Bologna em janeiro de 2015 por 25 dias. Ela gostaria de conhecer mais algum país fora a Itália, será que vc poderia nos dar dicas para ela aproveitar melhor o passeio? Aguardo suas dicas. Obrigada. Claudia

Oi Claudia
Ela vai adorar Bologna, principalmente a área universitária. Tudo que fiz e recomendo pela região está neste post índice https://cafeviagem.com/turismo-em-emilia-romagna-dicas/
Recomendo um dia em Parma, Modena, passeio de bike por Montese. Ela também pode visitar Veneza, Florença, tudo pertinho de trem a partir de Bologna.

Abraços
Alexandra

Sabrina disse:

Não tem com não se encantar pela Itália… Estive lá em set/2014. Registrei alguns momentos da minha viagem aqui: http://www.liveforexperiences.blogspot.com.br
Não estive em Bologna mas espero conhecer em breve! Valeu pelas dicas!

maria angelica disse:

Olá Alexandra! Parabéns pelo blog! Estou amando seu trabalho. Você acha que seria possível este circuito Bolonha-Modena-Parma sem falar italiano? Inclusive visita à fabricação de queijo? Desde já, muito obrigada. Angélica.

Oi Maria Angélica

Primeiramente, obrigada! Bem, supertranquilo passear por lá sem falar italiano. Eu mesma só arranhava na língua. Mas é importante que vc fale inglês na visitação da fábrica de queijo, pois nesse tipo de tour quase ninguém fala português (às vezes, espanhol).

Abs
Alexandra

Mayara disse:

Ola! Adorei o blog. Vc tem dicas de pubs e noite em bologna??

Olá Mayara

Obrigada! Os pubs mais animados estão próximos da área universitária de Bologna. A hora do “aperitivo” (happy hour italiano) é um bom momento pra iniciar o seu tour de pubs. Osteria del Sole, Le Stanze, Osteria Dell Orsa são alguns dos locais bem animados. Confira a lista de restaurantes, pubs e comidinhas em https://cafeviagem.com/onde-comer-em-bolonha/
Abraços
Alexandra

Adriano disse:

Excelente post Alexandra! Estou indo a Bolonha em agosto e deverá ser bem quente, então te pergunto se encontrarei água em fontes espalhadas pela cidade como em Roma. Abraço!

Oi Adriano

Obrigada!!! Não lembro de ver muitas fontes, somente nos Parques.
Abraços e uma excelente viagem. Tome muito lambrusco gelado!!!
Abs
Alexandra

Dario disse:

Alguma dica de hospedagem no campo próximo a Bolonha?

Oi Dario

Eu indico os hotéis localizados no centro histórico – próximos a Piazza Maggiori ou ao quadrilátero universitário. Qual a média de preço vc procura para que eu indique alguns?

Abs
Alexandra

Janaina disse:

Ola Alexandra, que lindo blog, estou encantada!
Irei pra Europa em junho e pretendo fazer de Bologna uma base para passeios em Veneza, Verona, Imola e San Marino. VC tem alguma dica de quantos dias, eu tinha pensado em 5, mas estou vendo que tem muita coisa boa em Bologna, além do ragu claro, rs. VC acha tranquilo para eu sozinha me virar por lá só com inglês? E fazer os bate-voltas? Obrigada!

Oi Janaina
Obrigada pelo carinho. Eu acho 5 dicas um pouco. No mínimo reserve 2 para andar por Bologna e seus incríveis bares e restaurantes. E , se tiveres vontade (eu recomendo) 1 dia para Parma ou Modena (ou os dois). Sim, é bem tranquilo. Há muitos jovens que falam inglês, mas os mais velhos (em locais mais tradicionais) não falam ingles.
Beijos e não deixa de dar uma olhada no post índice de Emilia Romagna>> https://cafeviagem.com/turismo-em-emilia-romagna-dicas/
Alexandra

Janaina disse:

Oi Alexandra, pensei bem e resolvi ficar 7 dias. Quero dar uma passada no Museu da Ferrari em Modena (infelizmente sem acelerar na máquina $$$$). Queria te perguntar o que vc sabe sobre almoçar no refeitório da Universidade de Bologna () eu vi em um guia que os preços são baixos e não é preciso ser estudante, mas nao achei nada no google sobre não estudantes indo lá…
Outra coisa, é possível fazer passeios a vinícolas da região?
Obrigada muito obrigada!

Camila disse:

Alexandra, ótimas dicas sobre a região. Não conheço a Italia ainda mas já li tanto para passar para meus clientes e aqui você deixou bem explicadinho.

andrea miasiro disse:

Olá Alexandra, adorei seu blog, Parabéns!! Estou planejando minha viagem pra Itália com meu namorado e minha sogra e provavelmente iremos em Setembro. Quero fazer de Bolonha nossa base para passear em Veneza, Parma e região. Pensei em separar uns 4 dias. Fiz umas simulações de gasto com trem e a princípio ficou bem mais em conta alugar carro para fazer os passeios, tirando Veneza. Minha dúvida é em qual região ficar e se é fácil se locomover e estacionar por lá.

Espero que possa me ajudar!!
Beijos

Oi Andrea. Obrigada.
Bem, eu não dirigi em Bolinha. A região que recomendo ficar é na área universitária, onde há vários bares e ruelas lindas. Por lá, é complicado andar de carro. Todo mundo usa mais motos e lambretas. Para ficar de carro, acho que área próxima da estação de trem seja mais aconselhável, afinal vi muitos estacionamentos por lá. Em um deles, aluguei uma bike. Não sei se ajudei, mas desejo uma viagem incrível a você. Eu amei essa região da Itália.
Abraços
Alexandra do Café Viagem

Marise disse:

Oi Alexandra, sigo seu blog Cafe Viagem e estou indo a Bologna e gostaria se possivel vc me informasse se o apto em que vc ficou é do Airbnb e se me passaria o endereço.
Obrigada, Marise

Oi Marise
Primeiramente, obrigada por seguir o blog. O apto de Bologna que fiquei foi alugado por outra pessoa, mas acredito que está disponível no Airbnb, vou procurar e te aviso ainda hoje.
Mas olha só, é um apto grande, de 4 quartos e 3 banheiros. É isso que você procura?
Abs
Alexandra

Bruno Mello disse:

Ola Alexandra, tudo bem?

tenho 5 noites e pretendo dividi-las entre bolonha e verona. O que Voce recomenda 3 noites em bolonha e 2 verona ou ao contrario?

obrigado

Oi Bruno

Eu não cheguei a ir a Verona. Mas 2 ou, melhor ainda, 3 noites em Bolinha está legal
Abraços
Alexandra

Marcia Andrade disse:

Oi, Alexandra! Adorei seu post!!!Minha filha vai fazer intercâmbio e estudar na universidade de Bolonha por 6 meses, a partir de setembro. Dividirá apartamento com 3 amigas. Estou colecionando dicas, mas sinceramente as suas são as melhores que encontrei!Você teria dica de aluguel de apartamento, de preferência de 3 quartos? Ouvi dizer que deve ser visto com muita antecedência porque as boas opções esgotam rapidamente, mas para se tomar cuidado com o contrato. Se tiver dica de local barato para alimentação, será bem-vinda também!

Oi Marcia

Tudo bem? Obrigada, adorei o comentário. Bem, eu fiquei num apto e indicaria muito a localização (quase ao lado da faculdade) e o prédio ótimo. Não tenho o link, somente o endereço :
na Via Capo di Lucca 1/B
Tomara que ajude
Abs
Alexandra

Aylor disse:

Sempre consulto o seu blog para dicas em geral. Você escreve muito bem, e tem conteúdo, sempre conseguindo passar a mensagem que o viajante busca.
Parabéns !

Adorei Aylor
Obrigada !! Sempre um bom incentivo receber elogio assim
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Pietra disse:

Adorei suas dicas . Estamos em Verona e amanhã seguimos a Bolonha. Iremos seguir suas sugestões. Pietra e Eduardo . Florianópolis SC

Bom passeio! Aproveitem Bolonha
abs
Alexandra

Celina Maria Luvizoto disse:

obrigada. Dicas ótimas. Leitura fácil e agradável.

error: Content is protected !!