Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dia do Malbec com Brasil x Argentina na taça

Dia 17 de abril é dia do Malbec. Já preparou a taça? A uva é francesa mas ganhou notoriedade na Argentina. Em torno de 75% da produção mundial dos vinhos desta casta estão na Argentina, onde ela encontrou sua expressividade.

Sobre o Dia do Malbec

O Malbec World Day foi criado pela organização Wines of Argentina. O intuito é celebrar o desenvolvimento da uva mais emblemática da Argentina, protagonista na transformação da vitinicultura do país.  Somente em 2020, a importação de vinhos da uva Malbec no Brasil cresceu 42% em relação a 2019. A Argentina, principal exportadora deste tipo de uva no mundo, foi responsável por quase 90% das importações de Malbec no país, segundo dados divulgados recentemente pela Ideal Consulting. Já entre os vinhos tintos, o Malbec é o segundo preferido entre os brasileiros, atrás apenas do Cabernet Sauvignon, de acordo com a Wine Intelligence.

 Indiscutivelmente, los hermanos produzem vinhos com esta uva de respeito. Mas o Brasil já se arrisca com bons rótulos. Por isso, selecionei 4 rótulos argentinos e 4 brasileiros para vocês leitores. Aliás, as dicas de vocês são bem-vindas nos comentários.

>> DA ARGENTINA

 

1. Bramare da Cobos

Sempre que bebo este vinho fico surpresa. Um dos meus preferidos da lista. Rico e intenso. Da renomada bodega Cobos.


2. El Enemigo 

Outro Malbec de respeito do Papa do vinho na argentina, ALEJANDRO VIGIL. Além do projeto da El Enemigo, Alejandro é enólogo da Catena Zapata.

3. Republica del Malbec

Matias Riccitelli é um enólogo que aposta em vinhos de altitude. Eleito enólogo do ano da Argentina no Guia Descorchados 2021. Hey Malbec é um dos seus vinhos mais famosos no Brasil, com excelente custo-benefício. No entanto, ao meu ver, um dos seus vinhos Malbec tops é o Republica del Malbec – amo!

4. Cordero Con Piel de Lobo Mosquita Muerta

Vinho fácil de encontrar e com bom custo-benefício assim como o Crios da Susana Balbo. Virei fã dos vinhos da vinícola Mosquita Muerta nesta pandemia.

+ GUIA MENDOZA: veja aqui todas as dicas e roteiros do blog  sobre Mendoza Argentina

Mosquita Muerta (Cordero Con Piel de Lobo )

 

>>  DO BRASIL

 

6. Malbec Vaccaro Colllina D’Ouro

Bom custo-benefício. Envelhecimento de 4 meses em barrica de carvalho. Se tiver disponível, prove também o rosé Malbec Vaccaro.

Vaccaro Vinhos

Vinhos Vaccaro

 

7. Malbec Lídio Carraro

Outro bom custo-benefício, Vem dos vinhedos de Encruzilhada do Sul (RS). Taninos macios, retrogosto frutado, longo e saboroso.

+ Leia também:

10 vinícolas da serra gaúcha que você precisa conhecer

Região da Uva e do Vinho na serra gaúcha

 

8. Malbec Rosé Sinais Don Guerino

Adoro rosés, então não podia faltar um nesta lista. Vale a pena provar também o espumante Malbec Rosé método charmat  da Don Guerino

Malbec Brasil9. Malbec Orgalindo Bettú

Provei em 2020 o Malbec Orgalindo Bettú (sem rótulo) e me apaixonei. Tem post no blog Café Viagem bem completo sobre a nossa visita e degustação na Orgalindo Bettú. É o brasileiro mais caro da lista, mas tem uma qualidade indescritível.

Orgalindo Bettu


Alugue um carro para conhecer as atrações da Serra Gaúcha!
Compare várias locadoras ao mesmo tempo e encontre o melhor preço!
Faça aqui sua cotação no nosso parceiro e reserve!

E você, qual a sua dica Brasil e Argentina para o dia do Malbec ??

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO