de carro em Cinque Terre

Chegando de carro em Cinque Terre na Liguria

Chegamos de carro a partir de Milão em Cinque Terre na Itália (em português, Cinco Terras). Trata-se de um pedacinho único e particular de terra na costa da Liguria, onde estão localizados cinco vilarejos praticamente suspensos entre o mar e as montanhas. Você jura que está em um cenário de filme.

Chegando de carro em Cinque Terre na Liguria

Indescritível. Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola são cinco vilarejos estonteantes de Cinque Terre. Afora ser uma das principais atrações turísticas da Liguria e da Itália, o local faz parte do Parque Nacional de Preservação (1999) e é Patrimônio Mundial da UNESCO (1997). Tá, mas e como chegar até lá de carro?? Explico a seguir…

Nem acredito que estou aqui... pé na água, respira fundo...
Nem acredito que estou aqui… pé na água, respira fundo…
Monterosso al mare map

Uma das minhas maiores preocupações na viagem para Liguria era: “como chegar de carro a Cinque Terre”. A maioria das informações na blogosfera apontava que o melhor era ir de trem. Os cinco vilarejos nas praias do mediterrâneo são minúsculos e em penhascos. Monterroso al Mare é o centro principal dos cinco vilarejos.  E é por lá que chegamos de carro.

estrada para Monterosso
estrada para Monterosso … olha o perigo, vá com calma!

-o seu hotel for em Monterosso Al Mare (o ideal é chegar por lá!);
-o seu carro for pequeno, afinal a estrada é estreita e cheia de curvas (vá devagar!);
-o hotel tiver estacionamento. Imprescindível, afinal, ele não vai sair de lá (explico abaixo);
-não for alta temporada, quando o trânsito pode ser caótico (como Florianópolis no ano novo, por exemplo!)

NOSSO ROTEIRO DE CARRO PARA CINQUE TERRE A PARTIR DE MILÃO


1. De Milão fomos até Rapallo (ao lado de Portofino). Dormimos uma noite por lá num hotel maravilho (ver aqui) e  curtimos a cidade.

2. No outro dia, fizemos check out, deixamos as malas na recepção do hotel e fomos conhecer, de carro, Portofino  – a 7 km de Rapallo.

3. Chovia tanto que resolvemos partir mais cedo para Cinque Terre. De Rapallo, foram 60 km de distância até Monterosso Al Mare. 60 km que fizemos em uma hora e meia pois uma parte da estrada (próximo a Monterosso) é repleta de curvas, estreita e montanhosa. Primeiro pegamos a estrada A12 em direção a Levanto. Logo após, o trajeto segue por montanhas e é preciso pegar a direção de “Monterosso – Fegina”. 

60 km de Rapallo a Monterosso que levam por volta de 1 hora e meia
60 km de Rapallo a Monterosso que levam por volta de 1 hora e meia
de carro em Cinque Terre
Monterosso Al Mare em Cinque Terre

Estrategicamente, pegamos um Bed & Breakfast com estacionamento e com uma localização fácil de chegar de carro:  no alto do morro, mas não muito distante da praia. Um achado, recomendo fortemente!

>> Veja neste link o post do Café Viagem sobre o B&B Il Parco. 

Nosso hotel, um B&B supercharmosinho!
Nosso hotel, um B&B supercharmosinho!
Nosso hotel (Il Parco) e o caminho (em vermelho) para a descida até a praia de Monterosso.
Nosso hotel (Il Parco) e o caminho (em vermelho) para a descida até a praia de Monterosso.

Dá só uma olhadinha no visual do lugar, um sonho…

Il Parco Monterosso (2)
visual das varandas dos quartos do Il Parco em Monterosso al mare
visual das varandas dos quartos do Il Parco em Monterosso al mare

Agora, a dica para quem chega de carro em Cinque Terre é não tirá-lo do estacionamento. Para passear pelos cinco vilarejos o mais indicado é pegar trem ou barco – tudo muuuuito fácil. Vai por mim. Nada de usar o carro por lá, deixe no estacionamento.

Leia também: o post índice com roteiro e dicas do trajeto LIGURIA (incluindo Cinque Terre)

Roteiro Cinque Terre 2 dias


SAIBA MAIS

PORTOFINO A MONTEROSSO DE CARRO – CINQUE TERRE, ITÁLIA
A12 em direção a Levanto e, logo após, a Monteresso Al Mare
Nossa dica de hotel: IL PARCO B&B – Preço médio: de 120 a 150 euros. 
Loc. Mesco 6 | Via Padre Semeria, 36, 19016 Monterosso al Mare, Itália



= > OFERTAS, AVALIAÇÕES E RESERVAS DE HOTEL NA REGIÃO, CONFIRA AQUI!

Booking-banner300
Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
juliana disse:

Oi, Alexandra. Tudo bem? Posso te fazer uma pergunta sobre Cinque Terre? É um lugar que você “resolve” em apenas um dia? Pergunto isso, porque estava querendo ir para relaxar, passar alguns dias e explorar cada uma das terre num dia, por exemplo. Porém, tudo que leio diz que “você conhece as 5 cidadezinhas em 5 horas” ou algo do tipo. Você acha que vale a pena me fixar numa delas e preguiçosamente passear por elas? Ou não; não há tanto o que ver ou por onde passear a ponto de “gastar” um dia em cada?
Obrigada e um abraço.

Oi Juliana

Foi a mesma pergunta que fiz para uma amiga antes de partir. Você até resolve em um dia, mas recomendo 2 e pelo menos 1 noite por lá. Principalmente se estiver acompanhada. É um lugar para curtir sem pressa, apreciar o anoitecer, tomar um vinho, magic. E, quem sabe até, curtir uma praia em Monterosso.

Beijos
Alexandra do @cafeviagem

Vera barbosa disse:

Oi,
Estamos indo ao Sul da França em agosto.
É complicado ir de carro de Nice a Monterosso del Maré?

Oi Vera

Acho que seria melhor (e mais rápido) ir de trem. Até pq dentro de Cinque Terre não dá pra se movimentar de carro de um vilarejo para o outro (apenas de trem e barco).
Mas se fores de carro, procure entrar por Monterosso al Mare, como as instruções deste post.
Boa viagem

Marina Coelho disse:

Oi Alexandra,
vocês foram no começo ou final de maio? vi pelas fotos que você pegou um tempo friozinho e chuva.
estamos planejando ir no final de maio para junho, e não queríamos necessariamente calor, mas procuramos dias ensolarados.
você acha que conseguimos nesta época do ano?
de lá vamos para Bolonha também, florença e desceremos para Costa Amalfi.

Abraços,

Oi Marina

Tudo Bem? Fomos no início de maio. Pegamos um dia de chuva e frio e outro de sol e calor. Dava até para entrar no mar. Assim, acho que final de maio será perfeito. Desejo uma viagem maravilhosa para vocês.
Abraços
Alexandra

Marina Coelho disse:

No mais, parabéns pelo Blog! amamos todas as dicas e coments.

Alberto Porto disse:

Olá Alexandra,

Gostei muito da sua sugestão! Agora, qual a melhor maneira de se deslocar por Cinque Terre? Se for de barco, como funciona o transporte? Será do tipo que se compra um bilhete e se pode desembarcar em cada “Terre”?. Vou no final de junho, de carro, partindo da Provence. Obrigado.

Oi Alberto

Tudo bem? Para se deslocar pelas Terres você pode usar tanto o barco quanto o trem. Vai depender do seu interesse. A gente usou ambos (a visão do barco é mais bonita, mas o trem mais ágil), tudo muito fácil de encontrar.
No barco se compra um bilhete até uma das terres ou um bilhete válido para parar em todas (que recomendo). Bem, na verdade o barco não para em todas as terres. Para Corniglia, por exemplo, é só de trem.
Abraços
Alexandra

Lucas disse:

Otimas dicas! Chegar apenas ate portofino de carro de Mônaco tbm passa por estradas estreitas e cheias de curva ?

OI LUCAs

O trecho até Portofino é bem estreito sim, mas dá para chegar. Contudo, você vai precisar entrar em Rapallo (ou talvez em Santa Margherita (praias). E de lá pegar a estrada estreita até Portofino que é um vilarejo beeem pequeno.

Abs
Alexandra

Ricardo Tesseroli disse:

Alexandra gostei muito do texto e das informações. Estou pretendendo fazer esse percurso de carro, na primeira quinzena de Junho, você acha que por ser alta temporada vai complicar muito as coisas?

Oi Ricardo

Obrigada! Sonho em voltar pra Itália. Acho que a primeira quinzena é um pouco complicada, mas tente apenas se você estiver com um carro pequeno, afinal a estada é bem estreira.
Abraços
Alexandra

ops… ESTREITA

Dolores Melo disse:

Oi Alexandra!!! Você já fez o percurso desta região de Cinque Terre a Florença?? Se fez, a ida até Florença vale a pena ir de carro?? Como são as estradas, perigosas, sinuosas….??? Pelo que você falou indo de carro deixa no estacionamento do hotel em Monterosse e de lá faz tudo de trem ou barco. Beleza! Mas minha dúvida agora seria saindo de lá para pegar até Florença, entende??
Fico grata desde já pela sua atenção!!!
Abs

Oi Dolores
Infelizmente Não fiz o percurso de Cinque Terre A Florença.
Abraços
Alexandra do Café Viagem

M Beatriz disse:

Olá Juliana. Leio que é melhor não ir de carro para conhecer Cinque Terre. Minha amiga e eu iremos na 2ª quinzena de junho próximo. Bem, já reservamos hotel em La Spezia com estacionamento do mesmo. Também fiquei sabendo que o passeio de trem não tem muita visibilidade dos lindos lugares, melhor de barco o que certamente faremos. Assim que pergunto, se fossemos de carro conhecendo uma por uma das terre seria muito complicado? teríamos onde estacionar nos locais e ficar passeando com mais liberdade de horário? Obrigada, adorei teu blog !!

Oi M Beatriz

Tudo bem? Sim, é quase impossível ir de carro de uma vila a outra em Cinque Terre. Você pode chegar de carro (foi o que fizemos) em Monterosso ou La Spezia. E, então seguir de trem e barco. Eu intercalei. Fui de barco de Monteresso até a última vila e voltei visitando todas as “terras” de trem. É o que recomendo

Ajudei?
Abraços
Alexandra

M Beatriz disse:

Deculpe Alexandra, o nome que coloquei “Juliana” é a minha colega de viagem…
Aguardo tua resposta. Um abraço.

Angela disse:

Ola bom dia… achei o blog super interessante. Estou a pensar ir ate cinque Terre com o marido e o meu filhote para descansar e apanhar um pouco de sol. Supostamente sairiamos da suiça de carro em direcçao a Monterosso ou La Spezia. Alugar hotel aí e depois ir conhecer as vilazinhas de barco ou de trem. Tendo um bebe pequeno de 1 ano o que me aconselha? fala-se apenas o italiano la??
Beijinho

Olá Angela

Obrigada pelo elogio ao blog! Bem, muita gente fala inglês também por lá. Eu aconselho não fazer a vila que tem que subir escadas (corniglia). O carrinho também não é muito funcional devido as subidas e pedras, seria melhor algo que o bebê ficasse nas costas .
Mais dicas de Cinque Terre em https://cafeviagem.com/roteiro-cinque-terre-italia/
Grande Abraço
Alexandra do Café Viagem

Deize disse:

Alexandra, teu blog e incrivelTem Dicas ótimas e unicas. Parabens!
Vamos conhecer Cinque terre em junho (dias 12 e 13) e nos hospedaremos em la Spezia. . Nosso plano e pegar o trem e descer nas cidades ate Monterosso. De la, voltar de barco ate la Spezia. Sabe dizer se é possível e qto tempo levaria a volta de barco ate La Spezia?
Abraços e obrigada

Obrigada Deize!!
É possível mas em apenas um dia é muuuito corrido (tiraria Corniglia se for em 1 dia).
Eu faria este roteiro em 2 dias
Abraços
Alexandra do
https://cafeviagem.com/

Deize disse:

Alexandra,

Esqueci de mencionar que tenho um pouco de medo de barcos e por essa razao queria fazer o contrario (deixar a tensao pro fim do passeio…rs).
Como voce menciona que a vista, a partir dos barcos, e magnifica – nao queria perder (especialmente se a volta de barco nao for muito demorada).
Um abraco, obrigada novamente.
Deize

Lia disse:

Olá Alexandra!
Parabéns pelo conteúdo do blog. Fantástico!
Me tira uma dúvida: estou indo para a Toscana com meu esposo em Outubro. Claro que por ser um destino de praia, não rolaria o “pacote completo” no sentido de aproveitar a praia em si. Mas você acha que para curtir um vinhozinho e as paisagens a dois seria interessante a época?
Beijos e obrigada!
Lia

Marta B Hoffman D Israel disse:

Oi Alexandra ,

Parabens pelo blog, me ajudou bastante a incluir o Cinque Terre no meu roteiro de vaigem pela toscana e Provence. Meu marido e eu esstamos indo em julho e pensei em chegar de Firenze em La Spezia , ficar por la e dai irmos de Trem PARA cINQUE tERRE, VC acha interesante comencarmos por Monterrosso al mare e irmos “subindo” ate riomaggiore e uma boa?, Tremos que sair de La spezia para nize no dia seguinte, ou ficamos em Monterroso e aproveitamos a tarde de praia do dia do check in por la a oa dia seguinte saimos de Moterosso para nICE?

Oi Marta
Eu acho que vocês podem fazer o contrário, Riomaggiore até Monterosso. E depois voltar direto para La Spezia. O ideal mesmo era dormirem em MOnterosso e saírem de lá para Nice.
Abs
Alexandra do Café Viagem

Marta B Hoffman D Israel disse:

Obrigada, Vamos chegar em Momteroso por volta das 15:00. Gostaria de ir ate Portovenere , pelo mar, e voltar pelo mesmo caminho no horario da posta do sol.
Estive procurando os servicos de barco , porem nao encontrei saindo e voltando de monteroso.
Vc teria alguma dica?
Obrigada!!!

marcus disse:

Obrigado pelas dicas. Eu e minha esposa estamos iniciando a programação que desejamos fazer em maio deste ano. E tuas dicas são ótimas.

Obrigada Marcus, É uma viagem linda pela Italia
Abs
Alexandra do Café Viagem

Thais Jane Barsaglini Navega disse:

Boa noite, Alexandra! Vamoa para a Itália em Maio e pretendemos ir de carro, de Milão á Turin, Turin a Gênova e de Gênova a Porto Fino e Cinque terre. Estou gostando muito das suas dicas.

Obrigada Thais
AMO ITALIA!! Boa viagemmmm!
Alexandra do Café Viagem

DANIELLE disse:

Olá Alexandra, tudo bem? amei o blogg, primeiro post que encontro falando sobre ida de carro até uma das 5Terras.. estou mto em dúvida de onde me fixar para fazê-las.. sairei de Pisa de carro, chegarei na região ao fim do dia.. vc me sugere alguma Terra? vale a pena eu ir até MONTEROSSO, ou La Spezia seria o ideal? passarei 1 noite e 1 dia completo na região.. se vc puder me sugerir algo, fico agradecida.
Quanto a estadia nas terras, é facil chegar nas estações delas para fazer as passagens? meus dias por lá serão em setembro, 09 a 11 e queria aproveitar a noite do dia 09 já nas Terras.

Olá Danielle
Sim, muito fácil pegar barco ou trem para as Cinque Terres e ir fazendo parada em cada uma delas.
Sobre chegar de carro, é mais fácil de Pisa ir a La Spezia. Talvez deixar o carro por lá e fazer os passeios no modo bate e volta.
Eu fui de carro até Monterosso Al Mare. E adorei me hospedar por lá. No entanto, não tiramos o carro da garagem. Apenas para dirigir até Portofino.
abs
Alexandra do Café Viagem

Nicole disse:

Ola!! Tudo bem?
Estou indo em Novembro fazer um roteiro de carro pela região da Toscana e depois seguir para França. Você acha que vale a pena seguir de Pisa até Nice de carro? Passando por Cinque Terre? Ou melhor pegar um trem de Pisa direto para Nice?
Obrigada! Parabéns pelo conteúdo!!

Oi Nicole
Tudo bem? Se vc tiver tempo, acho que vale sim. Caso contrário, correria. Lembrando que como é frio nessa época, tentaria mais ir para CinqueTerre. Pegando trem até La Spezia. De lá, há barcos pra visitar Cinque Terre.
abs
Alexandra do Café Viagem

Cris Garcia disse:

Amei seu roteiro da Ligúria até Cinque Terre.
Você cria roteiros pela Itália?

Olá Cris
Tudo bem? Eu faço sim alguns roteiro personalizados pela Itália. Para consultas, peço para entrar em contato pelo email [email protected]
Abs
Alexandra

Juliana Castro disse:

Olá ! Amei suas dicas !! Estamos indo da Toscana pra cinque terre, dizem que é melhor ficar num hotel na Spezia , o que achas ?Desde já agradeço muito se puder responder 🙏🏾

Olá Juliana
Sim, muita gente se hospeda em La Spezia para visitar CInque Terre. A cidade é maior e a oferta de hotéis e aluguel de temporada é bem mais ampla.
Eu me hospedei em Monterosso Al mare e adorei. Pois no fim do dia maioria dos turistas vão embora e Cinque Terre fica masi tranquila
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

ANA KARINA disse:

Boa noite Alexandra! Estamos programando um bate e volta de Portofino a Cinque Terre. Ha estacionamento em Monterosso?

att

Oi ANA
O estacionamento por lá é complicado. Tem um pequeno perto da praia. A gente deixou o carro sempre estacionado na nossa pousada e fez os outros vilarejos de trem e barco
Abraços
Ale

error: Content is protected !!