Fui para a Europa de executiva da SWISS e voltei de econômica. Pude testar ambas. Neste post conto como foi voar com a Swiss International Air Lines (SWISS) de econômica . A companhia aérea suíça engloba 104 destinos em 48 países e faz parte do Grupo Lufthansa e é membro da Star Alliance. Dentro da Europa, a companhia tem conexões para mais de 50 destinos. Fui para a Suíça de executiva e voltei para o Brasil de classe econômica com a SWISS. A diferença de classe (na ida e na volta) fez parte da experiência no projeto que participei em 2014, como blog convidado, o SWISS Experience. A ação foi idealizada pela @SwissInternacionalAirlines com o apoio do Switzerland Toursim.
Então, já contei como foi voar na mordomia da business class. Agora, está na hora de saber como foi o meu retorno de classe econômica…
Como é voar da Europa para o Brasil pela SWISS na econômica?
Conexão: de Frankfurt para Zurique
Cheguei na Suíça por Zurique (cidade considerada porta de entrada para várias conexões em toda a Europa). Porém, meu retorno ao Brasil foi pela Alemanha onde peguei um voo da SWISS em FRANKFURT para ZURIQUE (e depois de Zurique para São Paulo). A conexão de Frankfurt para Zurique durou menos de uma hora. O avião era pequeno, mas foi um voo bem tranquilo onde serviram vinho e chocolates suíços (ah, os chocolates suíços… que saudades!). Ouve um atraso de 15 minutos para decolar (engarrafamento aéreo!).
Mas deu tudo certo. Em Zurique, o nosso voo para o Brasil nos aguardava. Demos uma corridinha para trocar de terminal no aeroporto (pega-se um trem para fazer a troca!). As malas embarcaram direto de Frankfurt para São Paulo. Único detalhe é que como não havia muita folga de horário entre a conexão de Frankfurt e o voo de Zurique para o Brasil, não consegui fazer compras no Free Shop do aeroporto de Zurique. Que pena, teria enchido as malas de chocolate. As lojas por lá são ótimas.
D e Zurique para São Paulo
Nosso voo partiu por volta das 22h40 rumo a São Paulo. É claro que senti a diferença entre a ida de executiva e a volta, de econômica. Principalmente, a inclinação da poltrona na hora de dormir. Mas a real é que não dá para comparar a classe econômica com a classe executiva (impossível). Se é para comparar, melhor que seja com as outras classes econômicas do mercado que a gente conhece. Eu achei a da SWISS confortável e com um padrão bom. Aos poucos fui me acomodando e curtindo tudo. Peguei umas revistas que estavam disponíveis e aguardei o meu jantar.
Bom saber que o menu da TV conta com várias opções de filmes, aliás, as mesmas que encontrei quando viajei na classe executiva. Para mim conta muito ter bons filmes e um bom equipamento no avião para gente se distrair (não acha?). Assim, o tempo passa mais rápido. Foi bom também conversar meus vizinhos de poltrona: um casal gaúcho muito simpático. Contamos sobre nossas viagens e experiências distintas na Suíça. Além da boa programação de entretenimento e o excelente serviço de bordo, destaco no voo da SWISS a refeição.
Tanto o jantar quanto o café da manhã têm produtos típicos suíços. A comida foi um jeito gostoso de me despedir de tudo que tanto adorei por lá: chocolate, vinhos, iogurte, queijo gruyère. No voo, deu para estender um pouco mais essas emoções gustativas da SWISS Experience.
O voo da SWISS chegou no horário pela manhã em São Paulo. Fiz uma viagem de 20 dias maravilhosos entre a Suíça e a Alemanha. Recomendo fortemente a companhia, só tive boas experiências. Mas fica a dica: mesmo na SWISS, nunca viaje na última fileira de bancos da econômica. O assento fica ao lado do banheiro.
Já estou sonhando com uma próxima visita à Europa. Quem sabe 2015 me aguarda com novas aventuras?
SAIBA MAIS
A experiência de viajar na classe executiva da SWISS e o Star Alliance Lounge no novo terminal 3 de Guarulhos SP. Leia aqui.
TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM
Genebra | Carouge | Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch | Zurique | Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey
Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines
Voando de executiva com a Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS
Emoções de um Verão na Suíça
Sobre a SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa
PESQUISE:
Aluguel de carro na Suíça : site que indica as melhores tarifas entre as empresas
Hotéis sugeridos na Suíça : fotos, avaliações, tarifas e reservas!
Site oficial de turismo da Suíça em português: www.myswitzerland.com
Página da @SwissInternacionalAirlines (SWISS) no facebook: facebook.com/flyswiss
SOBRE A SWISS EXPERIENCE
Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto SWISS Experience.
E VOCÊ, JÁ VIAJOU DE SWISS ?
ESCREVA SUA EXPERIÊNCIA NOS COMENTÁRIOS ABAIXO. COMPARTILHE SUA VIAGEM E DICAS COM A GENTE.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Alexandra,
Muito legal!
Fui para lá no projeto umas 2 semanas depois, mas a aeronave não era assim tão bonita. Era um A340 bem conservado, mas um pouco mais antigo. Em breve publico o meu review para compararmos.
Agora esta do pãozinho… Achei que eu era o “único” que fazia isto. Rsss.
Bem que as empresas poderia ao menos guardá-lo numa temperatura ambiente.
Abraço.
Oi, gostaria de saber qual o limite de bagagem na classe econômica… Vi no site da Swiss que é permitido apenas uma bagagem despachada e uma de mão, se for dessa forma, qual o valor do peso extra?
gostaria o tel para comprar passagem