Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Cozinha tailandesa e vinho – como harmonizar

Cozinha tailandesa e vinho – como harmonizar

Pensando em como harmonizar cozinha tailandesa e vinho? Pois sabia que sou fã da culinária Thai do restaurante Koh Pee Pee de Porto Alegre (RS). Logo, muitas vezes me vi testando melhores harmonizações para esses pratos saborosos e picantes que adoro. Afinal, durante a pandemia usamos muito o delivery do Koh Pee Pee e pude avaliar algumas combinações em casa. A seguir, algumas dicas para sua harmonização. Depois me conta suas preferências no comentário deste post!

Cozinha tailandesa e vinho

camarão no abacaxi do Koh Pee Pee Delivery

Vinhos que combinam com comida asiática e restaurante Koh Pee Pee 

Vamos lá… a culinária Thai normalmente tem frituras (arroz frito, por exemplo). Assim sendo, vinhos com boa acidez ajudam a cortar essa oleosidade. Definitivamente, o espumante é sempre um boa opção, bebida que tem a acidez como protagonista. Sem falar de sua refrescância, dando leveza a refeição. Certamente, após cada gole, a acidez do espumante limpa e refresca a boca. E você, se prepara para uma nova garfada. Em resumo, espumante não tem erro, gente! Vai bem com cozinha tailandesa, com sushi, com feijoada e sobremesa.  

Leia também:
+ receita fácil de camarão Thai no IGTV @cafeviagem

receita camarão Thai

esta é a minha receita de camarão Thai com abacaxi que está passo a passo no meu IGTV @cafeviagem

Lembrando que a serra gaúcha produz excelentes rótulos que valem a pena provar. Iniciando pelos econômicos e premiados da Cooperativa Vinícola Garibaldi até os espumantes método tradicional da vinícola boutique Geisse. Enfim, tem para todos os gostos e bolsos. A saber, neste post você encontra uma lista de vários rótulos premiados no Concurso de Espumantes. 

+ Roteiros de enoturismo na vinícola Garibaldi

espumante premiado e com excelente custo-benefício da Garibaldi, FotoCrédito Daniella Radavelli

Cozinha tailandesa e vinho: prato mais delicado ou mais picante

Normalmente, a cozinha Thai tem pratos mais condimentos, com especiarias, quase sempre picantes. Curry, pimenta, tamarindo, leite de coco, amendoim, coentro, molho de ostras são alguns ingredientes utilizados na cozinha tailandesa. Em geral, os pratos levam carnes variadas, porco, peixe, camarão e frango.

Afora o espumante, os vinhos brancos aromáticos também são outra boa pedida certeira para testar nessa harmonização. Experimente cozinha tailandesa com vinho Sauvignon Blanc, Riesling, Torrontés ou Gewürztraminer. Ideal são brancos de notas frutadas, acidez acentuada. Podem ser levemente doces, para amenizar a picância da pimenta

ç

No caso de pratos mais delicados, harmonize com espumantes brut ou nature. Caso a preferência seja por vinhos brancos, a sugestão é o Sauvignon Blanc, Riesling ou Torrontés. Pode testar também um vinho rosé, sempre um bom coringa na harmonização.

No entanto, se o prato for mais picante ou muito condimentado, escolha um espumante sur lie ou um vinho branco mais encorpado, como o Riesling alemão.

Delivery restaurante Koh Pee Pee em Porto Alegre

Os pratos que gostamos de pedir no Koh Pee Pee tem camarão e são normalmente levemente picantes. De entrada, amamos o camarão com alho e gengibre. E prato principal o Khao Pad Ton (arroz frito com camarão, cogumelo e alho poró). No caso desses pratos, gostamos de harmonizar com espumante ou um vinho branco Torrontés (nacional, da Don Guerino ou argentino da Susana Balbo).

delivery Koh Pee Pee Porto Alegre

Para quem gosta de pimenta, o campeão de pedidos do Koh Pee Pee é o camarão com abacaxi e moranga (no delivery ele não vem dentro do abacaxi 😉). Desse modo, escolheria um bom espumante nessa harmonização.

A propósito, o menu do delivery do Koh Pee Pee está no site em www.kohpeepeedelivery.com.br. Ou acesse pelo Instagram @restaurantekohpeepeeoficial

 

Koh Pee Pee em casa

E você, tem dica tem harmonização de cozinha tailandesa com vinho? Dica de delivery de comida tailandesa? 

 

Onde ficar em Porto Alegre:
clique aqui para ver melhores dicas de hotéis por bairros

+ Dicas de delivery em Porto Alegre: do café da manhã a sobremesa

 


Alugue um carro para conhecer as atrações da Serra Gaúcha!
Compare várias locadoras ao mesmo tempo no site da  RentCars e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve!



>>Para ler todos os posts com dicas de Porto Alegre do Café Viagem, basta clicar aqui. 
>>Todas as dicas de destinos do Rio Grande do Sul no Café Viagem, clique aqui

Veja mais dicas de Vinho e Enoturismo no Café Viagem

10 vinícolas da serra gaúcha que você precisa conhecer

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO