No Centro de Santiago você vai carimbar os pontos turísticos clássicos da cidade como Plaza de Armas (marco zero da cidade), Mercado Central, Ahumada (principal rua de comércio do centro onde é imprescindível conferir os famosos “Cafés com Pernas”), Museu de Arte Precolombino, Palácio de La Moneda (sede da presidência) e, por fim, não pode deixar de tomar um café na segunda confeitaria mais antiga da América Latina (a primeira é o Café Tortoni de Buenos Aires – e a terceira a Colombo do Rio – fonte: Folha de São Paulo): a CONFITERÍA TORRES.
Para que você se programe, é bom saber que a atração turística mais próxima da Confitería é o Palácio de La Moneda. Uma caminhada por volta de 10 minutinhos de um ponto ao outro. Outro detalhe que é bom estar preparado: quem conhece a Colombo do Rio ou a Tortoni de Buenos Aires fica um pouco decepcionado ao entrar na Confitería Torres. Ela não é tão grandiosa, com salões imensos como suas “irmãs latinas”. O espaço é enxuto, mas tudo muito bem preservado e cheio de charme, inclusive na iluminação e nas cores. Há um palco para shows, além das mesas no balcão.
Por esse salão já passaram escritores consagrados, políticos, poetas e intelectuais. Aliás, algumas personalidades acabaram virando nome de pratos da casa. Esse é o caso do Barros Luco que foi presidente do Chile e curtia um simples pão prensado com queijo e carne. Pedia com tanta frequencia o tal pãozinho na Confiteria Torres que o proprietário acabou colocando o sanduíche no cardápio. E assim nasceu um dos mais populares lanches de Santiago, o Barros Luco. Uma delícia.
Fui com amigos e, já que estávamos num ambiente histórico, partíamos para experiências bem regionais como um jugo de chirimoya e uma cerveja nacional Escudo e Austral. Provamos ainda o famoso sorvete de farinha tostada, muy típico e uma marquese de chocolate – ambos bons mas podiam ser bem mais doces para o meu gosto.
Falam muito bem do almoço da Confiteria Torres e de seus pratos regionais. Se puder, experimente por mim e deixe seu comentário por aqui. Vou adorar. Fiquei com vontade de voltar.
CONFITERIA TORRES
Alameda, 1.570 (Avenida Libertador General Bernardo O’Higgins – Av Liber Bernardo O`Higgins 3117)
Tel.: 00/xx/56/2/ 688-0751
Santiago | Chile
www.confiteriatorres.cl
Localização no Mapa
Mais sobre pratos muy típicos leia aqui .
PS: Além desse endereço, a Confiteria Torres está presente em dois outros pontos de Santiago: na Isidora Goyenechea (próximo ao restaurante Coquinaria) e dentro do Centro Cultural de La Moneda. Contudo, o ponto onde tudo começou é disparado o mais lindo.
POST ÍNDICE SOBRE CHILE NO CAFÉ VIAGEM, LEIA AQUI!
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi Alexandra, ótimas dicas, tudo anotado! Conhece a Confeitaria Cavé no Rio de Janeiro? É de 1860, não seria ela a mais antiga? Abraço
https://www.google.com/search?q=confeitaria+cave&newwindow=1&safe=off&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=iR9_UebcMejB0gH-6IGICg&ved=0CAoQ_AUoAQ&biw=1280&bih=601
Oi Hilton. Nao conheço. Mas já está anotado, obrigada. Fiquei sabendo que a Confitería Torres pegou fogo no mês passado e passou alguns dias fechadas. Pelo que li não houve muito estrago.
Abs
Alexandra
O endereço no site da confiteria esta errado e a indicação de caminh tb. o número da casa na avenida o hings é 1000 e alguma coisa, e a estação de metro é a lá moenda mesmo. Eles indicam a republica, mas vc anda feito louco e se seguir a direção do mapa ainda vai para o lado errado. No mais, acho que a comparação com a Tortoni esta mto bem colocada, pois qdo encontramos, nao quisemos ficar, só entramos e saímos. Nao havia uma única mesa ocupada, queríamos tomar um café, mas estava um ambiente mto depre!