Tudo começou com um convite inusitado feito pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) em parceria com o SEBRAE/PR: “desbravar um Paraná que você ainda não conhece”. Os convidados, blogueiros e jornalistas locais e de outros estados do Brasil, partiram de Curitiba para uma aventura intensa de cinco dias pela estrada, sem que fosse preciso se afastar muito da capital. Eu aceitei o convite e participei desta aventura. Este post faz parte da série de um roteiro que percorreu Lapa, União da Vitória, Prudentópolis, Carambeí, Castrolanda e Witmarsum.
Partimos no final da tarde de Curitiba e passamos à noite na Lapa, cidade a 70 km de distância de Curitiba. Apesar do pouco tempo na cidade, as atividades foram diversas. Aprendemos um pouco sobre o tropeirismo e a história do episódio militar denominado “O Cerco da Lapa”, ocorrido em 1894 durante a Revolução Federalista . Participamos de uma serenata pelas ruas do centro preservado e fomos agraciados com um inesquecível espetáculo do Paraná Jazz Meeting no histórico Teatro São João.
A história do tropeirismo está presente no patrimônio arquitetônico da Lapa e na cozinha dos restaurantes locais. As casinhas antigas são um charme. E, à noite, ganham uma iluminação especial.
Jantamos no Hotel Tropeiro da Lapa onde “me entreguei” ao bufê de comida tropeira. O ambiente é rústico e simples, mas os pratos são caprichadíssimos. Do cordeiro na brasa ao esplêndido feijão com ovo frito, tudo foi digno de aplausos. Fui apresentada à quirera com costelinha de porco – uma espécie de polenta mole de outro mundo. E ainda, ao torresmo, ao frango ensopado, ao arroz com carne seca e às sobremesas. Aliás, a dica é reservar um espaço para o pudim de leite sem ex-pli-ca-ção!
Dormimos no Pousada Tropeira (do mesmo proprietário do Hotel Tropeiro). Um hotel simples, quartos sem frescura (os banheiros poderiam ser melhores!), mas acolhedor. Pela manhã, um café da manhã bem farto com geleias e pães caseiros e algumas especialidades locais.
Pena que nossa “excursão” partiu cedo para o próximo destino. A vontade era ficar curtindo a rua principal da cidade, em frente ao hotel. Antigamente, esta rua arborizada era o antigo Caminho das Tropas.
SAIBAMAIS
LAPA | PARANÁ
Lapa, cidade por volta de 70 km de distância de Curitiba.
POUSADA TROPEIRA : www.pousadatropeira.com.br
HOTEL TROPEIRO DA LAPA : Rodovia do Xisto (BR 476) Km 60, Lapa, telefones (41) 3622-7476 / 3622-2453. Refeições sob agendamento para grupos. Site: www.tropeirodalapa.com.br
OUTROS LOCAIS PARA COMIDA TÍPICA: Restaurante Lipski (av. Dr. Manoel Pedro, 1855) , Espaço Único (Praça gen. Carneiro, 326) e Casarão (alameda David Carneiro, 307).
Outros post do Roteiro Interior do Paraná:
Witmarsum
Prudentópolis
Carambeí
União da Vitória (em breve)
Castrolanda (em breve)
*Alexandra Aranovich, autora do blog, viajou para o interior do Paraná a convite da Cooperativa de Turismo do Paraná- Cooptur em parceria com o SEBRAE/PR.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Lapa é bem legal, o bom é passar por lá e relembrar toda a história dos Maragatos e Picapaus, da luta de Curitiba contra os Gaúchos muito bom, principalmente eu que sou Gaucha mas moro em Curitiba haha é engraçado mas bem legal sabe… as comidas tipicas são uma maravilha, adoro a comida do Sul
Obrigada pelos acréscimos históricos Priscila. Também adorei as comidas típicas de lá. Quais as suas favoritas? Tem algum lugar ou prato para indicar por aqui?
Abraços
Alexandra
http://www.cafeviagem.com
Eu amei a Lapa. Visitei recentemente. O post saiu essa semana no http://www.comendochucruteesalsicha.com.br
Ainda me pergunto como levei a vida toda pat visitar essa cidade tão fofinha! Abraço.