Bodegas Carrau da Fronteira Livramento-Rivera agora é Cerro Chapeu
ATUALIZADO em outubro de 2019 com novo nome da Bodegas Carrau na Fronteira. Alguns de nossos melhores momentos (e descobertas) na viagem pela Rota Farroupilha (RS) envolveram vinho e um querido “vizinho”. Foi chegando na Fronteira da Paz, entre as cidades de Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (Brasil), que o Uruguai entrou também para o nosso roteiro deixando marcas memoráveis. Em terras de vinhedos promissores do Pampa, região de vinhos tintos, fomos apresentadas a uma das vinícolas pioneiras do Uruguai, com mais de 260 anos de história, a BODEGAS CARRAU (atualmente Cerro Chapeu).
Cerro Chapeu: novo nome da antiga Bodegas Carrau na linha divisória Brasil e Uruguai
Fronteira Rivera-Santana do Livramento
Após a nossa visita à vinícola – e que descrevo a seguir neste post, a Bodegas Carrau passou a se chamar Cerro Chapeu. Os irmãos da família Carrau dividiram os bens e o enólogo Francisco Carrau ficou com a propriedade da Fronteira que passou a se chamar Bodega Cerro Chapeu. Minha grande dúvida era sobre o vinho ícone da Carrau, proveniente dos vinhedos dessa área, o famoso tannat Amat. Degustei os rótulos da Cerro Chapeu na Feira Wine South America 2019 e, segundo o filho do enólogo da bodega, atualmente o vinho que representa o Amat (mesmos vinhedos) é o Batovi Tannat.
O Batovi 2016 recebeu os seguintes prêmios:
93 pontos Wine Enthusiast edição Junho 2019.
93 pontos Descorchados 2019.
Rótulos atuais da Bodega Cerro Chapeu
Atualmente, fazem parte do portfólio da Bodega Cerro Chapéu os seguintes vinhos:
Ysern, 152, Castel Pujol, Sust, Cerro Chapeu e Batovi
Sobre visita à Cerro Chapeu quando ainda era Bodegas Carrau
Um prazer imenso conhecer essa vitivinícola familiar que tem fortes relações com o Brasil. Fundada por um imigrante catalão, Juan Carrau Farres, a vinícola já está em sua 10ª geração de bodegueiros e tem como uva ícone e admirada a Tannat, de origem francesa e muito popular no Uruguai. E é dos vinhedos entre o Brasil e o Uruguai que vem o vinho uruguaio indicado no livro “1001 vinhos para tomar antes de morrer”, o AMAT Tannat. Sentiu a força do terroir?
Bodegas Carrau – atualmente Cerro Chapeu na Fronteira
Quem nos apresentou a vinícola e abriu as portas de Rivera foi o querido IGNACIO CARRAU (atualmente na propriedade da Carrau em Canelones), um dos cinco irmãos que hoje comandam a empresa. Ignacio era, na época da nossa visita, responsável pelos vinhedos da fronteira entre Brasil e Uruguai. Viveu mais de dois anos em Rivera e fala bem o português. Também, pudera, morou grande parte de sua vida no Brasil comandando os negócios da família em solo brasileiro. É conhecido de muitos gaúchos do tempo em que a Carrau também fez história nos vinhedos da Serra Gaúcha. Em Caxias do Sul (RS), a família era proprietária do Château Lacave com vinhos que fizeram sucesso entre a década de 70 e 80 como o Lacave e Velho Museu.
Um dos irmãos de Ignacio ainda vive em Caixas do Sul, onde é professor da universidade e comando o Atelier Velho Museu Juan Carrau.
ONDE FICAR EM RIVERA OU SANTANA DO LIVRAMENTO
Enquanto a Carrau não abre sua pousada, sugerimos que você confira as ofertas do Booking em Rivera e Santana do Livramento , nosso parceiro, que oferece a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos. O Café Viagem indica primeiramente o Rivera Casino Resort . E também: o Hotel Verde Plaza, o Hotel Portal , o Hotel Jandaia e a Posada del Bosque
NOSSO ANFITRIÃO EM RIVERA, IGNACIO CARRAU
Ignacio contou tudo isso enquanto apresentava a Carrau ao nosso grupo de blogueiros e também a um seleto e renomado grupo de pequenos produtores de vinho uruguaios que visitavam a vinícola. Em uma manhã gelada de domingo e abençoada com um dia de sol, soubemos que as instalações de Cerro Chapeu em Rivera são uma das mais modernas da América Latina. E elas impressionam. Pergunto a Ignacio se qualquer turista pode visitar os vinhedos e ele prontamente me responde que sim, só é preciso agendar (no final deste post deixo os contatos).
Na Bodegas Carrau de Rivera (atual Bodega Cerro Chapeu) é possível fazer a visita para conhecer os vinhedos e produção do vinho, além de fazer uma degustação. E ainda, admirar a paisagem espetacular na tranquilidade imensurável do terroir situado no Paralelo 31, região onde o solo e clima são extremamente favoráveis à vitivinicultura.
QUEM SABE UM FUTURO WINE LODGE CARRAU…
Tivemos a honra de nos hospedarmos na propriedade da família Carrau de Rivera. Contudo, a ideia de uma pousada ou wine lodge na bodega ainda é só um plano promissor para o futuro. Juro que se um dia o plano se concretizar serei uma das primeiras da fila a querer me hospedar novamente por lá, é lindo! Por enquanto, Ignacio hospeda apenas amigos e jornalistas. Nosso grupo de blogueiros se sentiu extremamente lisonjeado de ser recebido com tamanho carinho e atenção. Ignacio não foi só um anfitrião de primeira, foi também amigo e parceiro do nosso projeto.
Uma acolhida tão fantástica em nosso roteiro da Rota Farroupilha que quase desviei o caminho para seguir viagem pelo Uruguai. É certo que foi preciso foco para continuar o nosso objetivo. Desviamos levemente dos fatos históricos da Guerra dos Farrapos para mergulharmos nos aspectos turísticos e gastronômicos da região que, apesar de não ter sido palco de batalhas, foi ponto estratégico para que as tropas se instalassem nos s cerros (colinas) da fronteira.
OS VINHEDOS DA BODEGAS CARRAU ANTES
VINHEDOS CANELONES
Antigamente, as uvas da Bodegas Carrau eram provenientes de duas regiões. A área mais tradicional e conhecida por todos está localizada em Las Violetas, no coração de Canelones (próximo à Montevidéu), onde estão 80% dos vinhedos do Uruguai e a grande maioria das vinícolas do país. Próximo dos vinhedos de Canelones está a Bodega Colón (em Montevidéu) onde acontecem visitas sensoriais, eventos e degustações oferecidas aos turistas e amantes do vinho.
VINHEDOS EM RIVERA E SANTANA DO LIVRAMENTO
Contudo, poucos sabem, mas a Carrau também tem vinhedos na divisa com o Brasil e Uruguai, tanto em Rivera como em Santana do Livramento. Desde 1997, a a Carrau produz vinhos em Cerro Chapeu, região de Rivera. É desse terroir de morros chatos que vem um dos vinhos mais emblemáticos da bodega (considerado por muitos especialistas um dos melhores vinhos da bodega) , o Amat Tannat. Em 2007, o Amat foi eleito pela revista Wine Spectator o melhor tannat do mundo.
A nova formatação: Bodega Carrau e Bodega Cerro Chapeu
Desde a separação dos vinhedos entre os 5 irmãos da família Carrau, parte ficou com a Bodegas Carrau em Montevidéu e, outra parte, com os vinhedos da Fronteira trocando o nome da vinícola para Cerro Chapeu. Agora, são duas empresas e vinícolas diferentes, mas com a história da família por trás.
Bodega Cerro Chapeu: vinhedos na linha divisória do Brasil e Uruguai
Na mesma área de Cerrro Chapeu (que atualmente dá nome a bodega), atravessamos a “porteira” que faz a divisa entre os países e conhecemos o lado brasileiro e mais novo da vinícola em Cerro Trindade (Santana do Livramento RS). Por lá há um novo empreendimento, ainda em fase final de construção, com um visual esplêndido da paisagem dos vinhedos. O prédio terá centro de vinificação, cave, salas de degustação e possivelmente um restaurante. É uma pequena e moderna bodega boutique.
ADEGA DA FAMÍLIA CARRAU EM RIVERA
Antes de ir embora, tivemos outra surpresa: fomos conhecer a adega particular da família, no subsolo da casa rosada da propriedade.
ONDE COMPRAR VINHOS EM RIVERA
Quando visitei a vitivinícola de Cerro Chapeu não era possível adquirir os vinhos da bodega (não sei como funciona atualmente . Mas é muito fácil encontrar os bons rótulos da bodega em Rivera nos restaurantes e lojas. Indico fortemente dois pontos essenciais para fazer a sua compra: na loja Le Carroussel Free Shop e Queijaria ( Agraciada 374. Rivera ) e a adega do Shopping Siñeriz. Na Le Carroussel, procure pelo sommelier Jesus que entende bem de vinhos da Carrau e Cerro Chapeu.
Tanto a Bodegas Carrau quanto a Cerro Chapeu têm bons rótulos de entrada com preços mais econômicos e os vinhos ícones para uma grande ocasião.
Eis alguns vinhos para provar ou levar na mala
AMAT
É o tinto premium da bodega Carrau, elaborado apenas com as melhores parcelas da uva emblemática tannat. Já foi eleito o melhor tannat do mundo. Reserve para uma ocasião especial.
VILASAR
Outro vinho premium da casa, potente, para ocasiões muito especiais assim como o Amat. Tem um valor no Brasil por volta de R$ 399
CASTEL PUJOL
Tem quatro variantes. Branco ou tinto
JUAN CARRAU
Excelente custo-benefício e é oferecido na maioria dos restaurantes de Rivera (Prove o sauvignon blanc e o tannat)
YSERN – TANNAT
No final de nossa visita à região da Fronteira da Paz, conversamos com a historiadora Vera do Prado Lima Albornoz sobre a Revolução Farroupilha e sobre a história de Santana do Livramento. A cidade, na época da guerra (1835 – 1845) pertencia a Alegrete, terceira capital farroupilha. Destaco, especificamente neste post, um comentário de Vera que salientou muitas vezes que tudo em Santana do Livramento se misturou. A pradaria da campanha gaúcha continua pelo Uruguai.
A FRONTEIRA RIVERA E SANTANA DO LIVRAMENTO, BRASIL URUGUAI
Muita coisa se fundiu na fronteira: cultura e costumes, língua (criando o portunhol), gastronomia, famílias e fatos históricos. Pois então, Vera, em nossa passagem pela Fronteira da Paz descubro que aqui o vinho também se misturou. A Carrau é uruguaia, mas também tem muito do Brasil: na hospitalidade de Ignacio, no Velho Mundo da Serra Gaúcha ou nos novos vinhedos novos da bodega em Santana do Livramento. Obrigada, Ignacio Carrau por essa experiência fantástica e por nos receber de portas abertas em Rivera.
-TEM MAIS DICAS DE RIVERA NO BLOG:
Post Índice com todas as dicas, roteiros e compras em Rivera | Uruguai
SAIBA MAIS
BODEGA CERRO CHAPEU
RIVERA | URUGUAI
Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (RS Brasil)
Site: www.cerrochapeu.com
Visitas: somente com reserva prévia
Contato: [email protected] e [email protected]
BODEGA CARRAU
CANELONES | URUGUAI
Av Cesar Mayo Gutierrez 2556, Montevideo
Site: www.bodegascarrau.com
ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE #ROTAFARROUPILHA RS
FRONTEIRA RS URUGUAI :
RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING
BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI
QUEJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL – A MELHOR COMPRA DE RIVERA
RIO GRANDE DO SUL
POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA
GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA
SÃO LOURENÇO DO SUL -5 MOTIVOS PARA VISITAR A CIDADE
RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR
PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL
A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO EM SANTANA DO LIVRAMENTO
ROSÁRIO DO SUL: VISITA AO VINHO DA KOMBI E A VINÍCOLA ROUTHIER & DARRICARRÈRE
SÃO GABRIEL E AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
ACOMPANHEI DESDE O CULTIVO DAS VIDEIRAS DOS AFAMADOS VINHOS CARRAU NA DECADA DE 70.
PRODUTO QUE ENCHE DE ORGULHO AO SEU FABRICANTE POR SUA ALTA QUALIDADE POR EXELENCIA.
DE IGUAL MANERA VI O NACIMENTO DOS VINHOS ALMADEN NO “CERRO”DE PALOMAS EM 1975 NAS ANTIGAS TERRAS QUE PERTANCERAM A FAMILIA ABDALLA.
Desejo adquirir caixas de tannat para oferecer aos meus clientes é possível a compra e como faço?
Oi Harlei
Acho que você precisa ligar para o local (Bodegas Carrau) e fazer esta consulta. Mas acredito que é possível sim.
Abraços
Alexandra do Café Viagem
Muito bons os seus posts, estou amando! Queria apenas comentar que a Bodega já não é mais Carrau, agora se chama Bodega Cerro Chapeu – caso queira atualizar seu post! ;)
Trabalhei lá por quase 6 meses, fomentando a parte de enoturismo. É mesmo um espetaculo de lugar!!
Obrigada, Claudia. Vou atualizar. Só me diga, a Bodega não pertence mais a família Carrau?
Abraços
Alexandra
A família ainda é Carrau, mas houve uma separação dos negócios. Parte da família cuida da Bodegas Carrau em MVD e parte da Bodega Cerro Chapeu em Rivera. São empresas diferentes agora. :)