O Bocanáriz em Santiago do Chile foi um superachado em nossa viagem a capital chilena. Descobrimos o local pesquisando lugares bem próximos do hotel em que nos hospedamos em Lastarria (veja aqui o hotel). Certamente, é o endereço certo para quem gosta de vinho. O Bocanáriz é simplesmente imperdível para degustar vinhos chilenos em taças ou em garrafas. Um must go de Santiago do Chile!
Bocanáriz: para degustar os vinhos chilenos em Santiago
O Bocanáriz é um wine bar em Santiago do Chile no bairro Lastarria. É também loja de vinhos e delivery. Situado em uma antiga casa restaurada com 3 salas distintas e bem decoradas. A casa abre tanto de dia quanto à noite e fecha aos domingos. E é um dos locais campeões nas avaliações do TripAdvisor de Santiago do Chile. Uma pequena jóia cravada na minúscula e charmosa rua José Victorino Lastarria.
A parede repleta de abridores de vinhos chama a atenção dos pedestres que passam pela casa e conseguem ver pela janela envidraçada o seu ambiente.
Leia também no Café Viagem:
Vinícolas perto de Santiago do Chile
Onde ficar em Santiago do Chile
A gastronomia no Bocanáriz em Santiago do Chile
Apesar de oferecer uma gastronomia chilena criativa, com uma apresentação bem contemporânea, o Bocanáriz é, na verdade, muito mais do que um restaurante. É um bar e um destino para conhecer e apreciar o vinho chileno. Há uma carta de vinhos premiados do país que situa o turista por região. São por volta de 400 rótulos.
Os pratos são elaborados para potencializar o sabor do vinho.
Loja e degustações guiadas por enólogos, mediante reserva
Há vários vinhos em taças, degustações sugeridas e harmonizadas com pratos e petiscos do menu e até degustações guiadas por enólogos (mediante a reserva antecipada). Ah, e se você gostar do vinho que experimentou, é possível comprá-lo já que há também uma loja dentro do estabelecimento. Adorei.
A taça vem com um papel (espécie de colinha!) que especifica o nome da vinícola, a localidade e o tipo de uva. Todos os garçons são jovens sommeliers.
Gostamos tanto do local que fomos duas vezes: ao meio-dia e à noite.
Nossos pedidos no Bocanáriz: ceviche e tábua de carnes
De dia, a sugestão foi um branco e um tinto. Com ceviche, harmonizamos um sauvignon blanc 2013 da vinícola orgânica da Cordilheira, Miguel Torres. Vinho fresco, levemente frutado. Não gosto muito, mas a maioria dos vinhos brancos chilenos de qualidade tem notas frutadas com maracujá. De qualquer forma, a combinação com o ceviche foi muita boa.
Vinho que pedimos: Acróbat
E para acompanhar uma tábua de carnes com sabores picantes e cortes muy esquisitos , o eleito foi o elegante Acróbata que mescla de uvas cabernet sauvignon, carménere e syrah. Segundo os entusiastas, um grande vinho. É brilhante e equilibrado, elaborado na região de Entre Cordilheiras, uma das zonas vitivinícolas mais antigas do Chile, que tem a mesma distância entre o mar e a cordilheira, o que leva o sabor de ambos ao vinho. Se não me engano, é de um produtor independente (sou amante do vinho, mas nada expert no assunto, ok? )
À noite fizemos apenas uma curta visita ao local e provamos empanadas e mais algumas taças de vinho chileno. Se você gosta de tomar vinho, esse é o lugar para incluir no seu roteiro por Santiago do Chile. Sem dúvida, uma vitrine do vinho chileno.
.
SAIBA MAIS
BOCANARIZ VINOBAR
José Victorino Lastarria, 276
Lastarria, Santiago do Chile | Chile
Instagram @bocanariz_lastarria
Site: www.bocanariz.cl
Vinhos chilenos degustados e indicados neste post : Acróbata 2012 e Miguel Torres
+ DICAS DE SANTIAGO DO CHILE NO CAFÉ VIAGEM
Onde comer em Santiago do Chile: 15 Lugares para comer bem em Santiago
ROTEIRO: 6 atrações imperdíveis em Santiago do Chile
NOVO: 6 Vinícolas para visitar no Vale de Colchagua no Chile
Duas vinícolas para visitar perto de Santiago do Chile
Onde ficar em Santiago do Chile
Degustando o Chile na taça – vinhos e vinícolas no Chile
Visitando vinícolas do Vale de Casablanca: tour em 2 vinícolas no Vale de Casablanca: Matetic e Casa Marin
Post índice: dicas e roteiro de Portillo em família
Post índice : dicas do Valle Nevado
Restaurante Mestizo – um restaurante dentro de um parque lindo. Melhor pisco sour da viagem.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?