(post atualizado em setembro de 2016) Sempre morei em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul mas nunca tinha vivenciado o Acampamento Farroupilha. E olha que sou bem gaúcha: tomo chimarrão, como churrasco, pinhão, já fui a um Gre-Nal, chamo pão francês de cacetinho, me expresso usando termos como “guria” “capaz” “ tri” , adoro bergamota no sol no inverno… enfim, preencho muitos pré-quesitos para ser gaúcha com muito orgulho. Contudo, na semana dos festejos tradicionais Farroupilha fui questionada se tinha mesmo certeza de que eu era do Sul. “Tem certeza que tu é de Porto Alegre, guria?” Tudo porque demorei anos para conhecer o Acampamento Farroupilha e participar de um piquete.
Fiz tantas perguntas sobre tudo o que acontece por lá que o pessoal da festa achou que eu era uma turista. E com razão. Eu sabia muito pouco (ou quase nada) sobre Acampamento Farroupilha. Mas tudo bem, agora eu já sei. Todo o gaúcho precisa, pelo menos uma vez na vida, participar! É uma experiência ímpar. Legítima festa gaudéria dos Pampas.
O Acampamento Farroupilha nasceu junto com a criação do Parque da Harmonia em Porto Alegre por volta de 1981. Anualmente, entre 7 a 20 de setembro, o local se transforma em um palco gigante ao ar livre do maior evento referente à cultura gaúcha tradicionalista. É uma espécie de pequena cidade feita de galpões de madeira construídas especialmente para o período a fim de celebrar as tradições gaúchas. Uma das maiores festas folclóricas do Brasil.
Tem música e muita gastronomia típica, artesanato, oficinas, roupas de prenda e gaúcho e, é claro, muita bebida. Aliás, por conta da bebida e da falta de segurança, anos atrás o Acampamento Farroupilha foi quase extinto. Porém, hoje parece que a coisa está mais organizada e há até uma delegacia no centro do evento. Policiamento é o que não falta. Extintores de incêndio, idem!
Se falta alguma coisa por lá é lugar para estacionar o carro. Isso é complicado. Melhor ir de táxi para não se irritar, principalmente com os guardadores de carro que cobram 20 reais para arrumar uma vaguinha na calçada para você. Mas não deixe que isso impeça a sua visita.
Veja abaixo a lista de 4 motivos para não perder o próximo Acampamento Farroupilha em Porto Alegre
1. BAH, TEM MUITA GASTRONOMIA TÍPICA GAÚCHA!
Churrasco com gosto de fazenda, de campanha, feito segundo as tradições gaudérias? Tem sim, senhor. Tanto na praça de alimentação ao centro do evento quanto nos inúmeros piquetes (casas onde cada grupo celebra com orgulho as tradições). O costelão é a estrela do fogo na maioria dos locais. Também é possível encontrar outros pratos típicos como arroz de carreteiro, arroz com galinha, polenta, entre outras comidas campeiras ou típicas do Rio Grande do Sul, como o famoso Doce de Pelotas.
2. TRI BOM REUNIR OS AMIGOS EM UM PIQUETE
Os inúmeros piquetes (as casas de madeira que celebram as tradições gaúchas) servem de espaço para o encontro de grupos e amigos. Você pode juntar a sua turma e fazer um churras particular e muito autêntico. O piquete que participei (da agência Global) foi o Ventania. O bom é que ele era mais afastado do furdunço, da multidão. Os “donos” do piquete fizeram arroz com galinha, feijão e muito churrasco. Cobraram 20 reais por pessoa mais as bebidas consumidas e pagas na hora. Tem um certo ar de campo, de fazenda. O piquete do grupo ao lado tinha até cantor nativista. Nos mais animados, rola dança típica. Tem piquete para todos os gostos e estilos. Se quiser agendar um para o seu grupo, ligue para Tiago: (51) 9181 5106. Fica a dica!
3. GURIAS, TEM LOJINHAS! ARTESANATO, FACA E TRAJES TÍPICOS
As lojas são inúmeras. Nunca vi tanto produto típico gaúcho de uma vez só. Fui embora com vontade de ter uma saia de prenda para o próximo Acampamento. Ah, para quem esquece de levar algo para assar o churrasco, lá tem de tudo: carvão, açougue, cerveja e até caixa eletrônico.
4. CAPAZ QUE TU NÃO SABE FAZER UM CHIMARRÃO?
Como preparar um chimarrão, danças, música… o Acampamento valoriza as tradições e ensina o pessoal que passa por lá. Há inúmeras oficinas guadérias. O piquete do Grupo RBS oferece uma extensa programação diária assim como o piquete do Jornal Correio do Povo e de outras marcas que investem para atrair o público gaúcho.
****** Procurando hotel em Porto Alegre ? ******
SAIBA MAIS
ACAMPAMENTO FARROUPILHA
Porto Alegre | RS – BrasilEm 2016, o acampamento inicia no dia 3 de setembro.
Período Oficial: DE 7 A 20 DE SETEMBRO
Data de abertura: 7 de setembro com a chegada da Chama Criola
Onde: PARQUE DA HARMONIA (ou Parque Maurício Sirotsky Sobrinho)
Entre as avenidas Loureiro da Silva (Perimetral) e Augusto de Carvalho e
cortado pela Av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) no Bairro Cidade Baixa.
Comidas e programação de dia e à noite
⇒ Para conseguir/alugar um piquete para o seu grupo
e agendar uma refeição ou churrasco, ligue para : Tiago, fones (51) 981 5106 | 9507 7283⇒ Veja a programação completa em : www.semanafarroupilha.com.br
********* LEIA TAMBÉM SOBRE RIO GRANDE DO SUL E CIDADES DA ROTA FARROUPILHA NO BLOG:
Post índice com dicas e roteiros do Rio Grande do Sul
POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA
GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA
SÃO LOURENÇO DO SUL -5 MOTIVOS PARA VISITAR A CIDADE
RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR
PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL
FRONTEIRA – RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING
FRONTEIRA: BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI
FRONTEIRA : QUEJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL – A MELHOR COMPRA DE RIVERA
FRONTEIRA: PARRILLA DO GALPÓN EM RIVERA
FRONTEIRA: A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO EM SANTANA DO LIVRAMENTO
ROSÁRIO DO SUL: VISITA AO VINHO DA KOMBI E A VINÍCOLA ROUTHIER & DARRICARRÈRE
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Bueno que decir que a los que estamos fuera y no podemos disfrutar del juego de la Union de nuestros amores no podemos opinar del partido, pero si decir que da moral el haber ganado con solvencia, ya son 16 puntos al quinto clasificado, a ver si el proximo domingo le sacamos diez puntos al segundo. Jugar bien en 2b es complicado asi que lo que importa es ganar por encima de todo. Hala Union Siempre, saludos desde Madrid