(post atualizado em 2021) O Acampamento Farroupilha inicia por volta de 7 de setembro e vai até 20 de setembro. Quem acompanha o Café Viagem sabe que temos uma série sobre a Rota Farroupilha no Rio Grande do Sul. Eu, que já gostava de ir atrás das dicas da Serra Gaúcha, percorri também outras bandas, caminhos do Estado que me surpreenderam: Campanha, Costa Doce e Fronteira. O ACAMPAMENTO FARROUPILHA é a maior festa popular no Rio Grande do Sul.
Acampamento Farroupilha em Porto Alegre
Te aprochega de garfo e faca, vivente!! Vou explicar um pouco o que acontece neste evento…
Como funciona a maior festa popular do Rio Grande do Sul
Ah, e não esquece o chimarrão!
PARA ENTENDER O ACAMPAMENTO FARROUPILHA
Entre 7 e 20 de setembro, todo o Rio Grande do Sul celebra a Semana Farroupilha (eu sei, é mais do que uma semana!). Esse é período máximo de festejos e culto às tradições gaúchas no RS, onde se comemora a Revolução Farroupilha. Cada cidade celebra a sua maneira com acampamentos, cavalgadas, desfiles, música, dança, shows, e, é claro, muito churrasco e comida campeira. Em Porto Alegre, acontece uma das maiores festas populares do Brasil: o Acampamento Farroupilha.
O Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia
Nessa época do ano, o Parque Harmonia (também chamado de Parque Maurício Sirotsky Sobrinho), no centro da capital, se transformar em uma minicidade com 65 hectares povoados por casas de madeira (piquetes) ambientadas no estilo galpão gaúcho (as casas são construídas em poucos dias para durar por volta de 20 dias ou menos), shopping gaudério, casa de carnes, mercado, banco, parque de diversões, PokéStops, entre outras atrações com muuuuita fumaça e churrasco.
E as pessoas acampam no Parque Harmonia ?
Como assim acampamento? Não, não é um monte de gente acampando no parque. No passado isso até acontecia. Hoje, não há cabanas com toldos de plástico como na década de 70 e 80. Muita gente ainda tem a lembrança desse período e nem se interessa em dar um pulo por lá para ver como tudo melhorou, principalmente depois da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, quando Porto Alegre foi cidade sede de jogos e antecipou a montagem do Acampamento Farroupilha para julho.
Aliás, durante a Copa, o nome da festa fez como que vários argentinos, que vieram torcer elo seu time em Porto Alegre acampassem de verdade no Parque Harmonia. E não houve jeito de tirar eles de lá (a prefeitura bem que tentou!). Eles alegaram que o nome “acampamento” justificava a hospedagem ao estilo camping.
E até no quesito segurança a coisa melhorou atualmente no Acampamento Farroupilha. O policiamento é visível (bem melhor do que no resto da cidade!).
PONTO DE REFERÊNCIA: TURISMO DE GALPÃO
Para quem for de fora do Rio Grande do Sul (ou mesmo para os gaúchos que nunca foram à festa), indico o que fiz na minha primeira vista desse ano ao Acampamento Farroupilha: procure o Turismo de Galpão, um espaço de hospitalidade da Prefeitura de Porto Alegre. O local oferece CAMINHADAS GUIADAS, mapas e oficinas como afiação de facas, como preparar chimarrão fazer um arroz de carreteiro, como encilhar um cavalo, lendas e histórias, jogos de bocha, entre outras curiosidades típicas.
O galpão ajuda o vivente (e o turista!) a se encontrar e a entender o que acontece por lá. Quem sabe até, encontrar a sua turma. O Turismo de Galpão está situado ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho e funciona até o dia 20 de setembro das 9h às 22h. Basta seguir as placas espalhadas pelo parque.
QUE TAL UMA REFEIÇÃO TÍPICA EM UM PIQUETE ?
Foi através do Turismo de Galpão que conheci o Piquete da médica Naira Jobim onde almocei com minha filha. Ela é a patroa ( nome que se dá às líderes de piquetes e centros de tradições gaúchas, os CTG) do Piquete Vento Sul e Alma Redomona.
Em frente à casa, há um cavalo biônico que faz a alegria das prendas e gaúchos mirins. Vale alguns cliques (e likes nas suas redes sociais)! Minha foto bombou no IG e teve muita gente que achou que eu realmente estava montada em um cavalo de verdade. Aliás, andar a cavalo pelo Acampamento já foi permitido no passado, mas nos dias de hoje os animais não podem mais circular entre os piquetes. Há um espaço reservado para a bicharada.
Almoçando no Piquete Vento Sul e Alma Redomona
E a gastronomia? Bem, para comer em um piquete, o ideal é agendar ou negociar com o patrão ou a patroa. Dica: não vá sozinho. Leve o pessoal da firma ou os amigos e feche o piquete (ou uma mesa) para o seu grupo. Não esqueça de agendar previamente a sua refeição. Os piquetes servem churrasco e comida campeira feita na panela de ferro e fogão à lenha. Muitos também têm sobremesa típica. Em média, cobram entre R$ 30 a R$ 50 (valores em 2017) por pessoa mais as bebidas consumidas.
O que são Piquetes?
Os piquetes têm essa função de unir o pessoal (e baguais!) ao redor do fogo. De congregar junto à tradição. Alguns piquetes são fechados, pertencem a associações ou empresas. Mas há muitos espaços que são abertos e permitem que a turma de fora participe. Consulte no Turismo de Galpão para saber quais são esses piquetes. Anotei alguns que merecem a sua visita: o Alma Redomona (ou Vento Sul), o Laços de Sangue e o Fazendinha (este último, bom com crianças).
Alimentação no Acampamento Farroupilha
No Acampamento existe também várias barracas de comida com churrasco, Xis e tudo mais. Mas indico, por ser mais original e típico, a gastronomia nos piquetes.
TURISMO DE GALPÃO
Em 2016, o Festival Comida de Galpão foi uma novidade do espaço Turismo de Galpão. Foi idealizado por Clarice Chwartzmann (conhecida nacionalmente como A Churrasqueira) junto à prefeitura municipal de Porto Alegre (e Secretaria de Turismo). O projeto convidou chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul e fez um resgate da gastronomia campeira com muita criatividade. Os eventos foram fechados para convidados.
Aviso: este evento teve apenas uma edição e não se repetiu!
COMIDA DE GALPÃO COM CHEFS
O Café Viagem teve a honra de participar de um dos eventos do Turismo de Galpão com Chefs em 2016. Um absurdo de criatividade na gastronomia de raiz do RS. Um banquete gaudério com Carice Chwartzmann (A Churrasqueira), Carlos Kristensen (restaurante Hashi) e Rodrigo Bellora (do Valle Rústico do Vale dos Vinhedos).
Os Chefs destacaram a valorização dos ingredientes locais, celebrando o que é nosso. O fogo, a brasa, a carne, a produção orgânica, o queijo serrano. Na mesa dos acompanhamentos, uma salada incrível e linda de PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Comi amor perfeito, roseta, folha amoreira, enfim, uma salada de árvores. Havia ainda couve crua com vinagrete, batata doce e outros legumes feitos na perfeição. Aliás, os Chefs colocaram os acompanhamentos no patamar de protagonistas do churrasco.
Entre os pratos servidos, destaco também a linguiça de Alegrete com mostarda de butia e o respeitável arroz com carne de costela e azeite defumado (pornográfico!).
BORA CHURRASCAR NO ACAMPAMENTO FARROUPILHA?
A festa vai até o dia 20 de setembro!
Não deixe de conferir também a nossa série turistando pelas cidades que fizeram parte da Revolução Farroupilha.
SAIBA MAIS
ACAMPAMENTO FARROUPILHA
PORTO ALEGRE | RS – BRASIL
Entre 7 a 20 DE SETEMBRO – Acampamento Farroupilha
ONDE: PARQUE DA HARMONIA (ou PARQUE MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO)
Entre as avenidas Loureiro da Silva (Perimetral) e Augusto de Carvalho e
cortado pela Av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) no Bairro Cidade Baixa.
⇒ PARA AGENDAR UM PIQUETE PARA O SEU GRUPO
Procure o Tursimo de Galpão ou entre em contato com o PQT Alma Redomona pelo fone (51) 9696 9671 ou 9696 9668. Email: [email protected]
⇒ VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM: WWW.SEMANAFARROUPILHA.COM.BR
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?