Acabo de voltar de uma visita à vinícola Alamadén que inaugurou uma nova era no entourismo da Campanha Gaúcha. Localizada na Fronteira entre Santana do Livramento (RS) e Rivera no Uruguai, a Almadén faz parte da Ferradura dos Vinhedos e tem a indicação de Procedência da Campanha Gaúcha. Uma região conhecida pelas compras em free shops, parrillas uruguaias e cada vez mais pelos vinhos.
Vinícola Almadén: novo roteiro enoturístico e Wine Free Shop
Desde setembro de 2022, a Vinícola Almadén abriu oficialmente suas portas para um novo roteiro enoturístico e uma super novidade: o primeiro Free Shop de vinhos no Brasil em uma vinícola. Ou seja, vinhos brasileiros sem impostos. No caso da Almadén, que faz parte do Grupo Miolo, a loja Wine Free Shop tem mais de 100 rótulos.
A origem da Vinícola Almadén: da Califórnia para a Campanha Gaúcha
Não é de hoje que os vinhos da Fronteira da Paz (Santana do Livramento e Rivera) estão se destacando cada vez mais. E um dos motivos é que estamos em pleno Paralelo 31, área com condições ideais de solo e clima para cultivo de uvas de qualidade. A região vitivinícola é reconhecida como uma das mais promissoras do Hemisfério Sul. Sabia que a Almadén já estudava sobre isso na década de 70? Sim, foi através de muita pequisa da universidade da Califórnia (UC DAVIS) e do Brasil que a empresa californiana chegou ao Brasil por volta de 1973.
Assim, a marca, originalmente americana, aterrissou em solo brasileiro para conquistar novos terroirs do Novo Mundo. E foi justo em uma época em que os vinhos fora do Velho Mundo começavam a despontar (período do Julgamento de Paris).
Novo complexo Enoturístico Almadén em Santana do Livramento
Desde 2009, a Almadén faz parte do Grupo Miolo. Toda a trajetória da Almadén é, agora, contada passo a passo no Museu Semente, inaugurado no novo complexo enoturístico da Vinícola na Campanha Gaúcha. Além do Museu, o visitante também pode apreciar os vinhedos do deck panorâmico com vista para o Cerro de Palomas (cartão-postal de Santana do Livramento), os tanques gigantes de inox e, por fim, degustar 4 rótulos da Almadén.
A visita tem custo de R$ 25 reais e inclui taça cortesia (valor em 2022).
Recomendamos provar (ou comprar): o Riesling Almadén (o mais clássico da vinícola, da uva mais plantada ), o Single Vineyard Riesling Johannisberg, o Tannat Vinhas Velhas Miolo (do vinhedo da Almadén mais antigo da vinícola e do Brasil no sistema espaldeira)
Wine Free Shop: Free Shop de vinhos brasileiros na Fronteira
Afora o lançamento do roteiro de enoturismo, a Vinícola Almadén inaugurou também uma nova era para os vinhos brasileiros. Abriu um WINE FREE SHOP, loja Franca de vinhos, sendo o primeiro Free Shop de vinhos no Brasil em uma vinícola. Na loja você encontra mais de 100 rótulos do Grupo Miolo (Almadén, Miolo, Terranova), além de produtos da Casa Albornoz, vizinha da vinícola que produz azeites, nozes e mel. No Wine Free Shop Almadén, os vinhos ficam em média 30% mais em conta sem os impostos.
Em breve: Trem dos Pampas pela Ferradura dos Vinhedos
Em breve, um outro projeto promete sair da gaveta se a brurocracia brasileira permitir: o Trem dos Pampas. Uma novidade que vai deixar o passeio pela vinícola Almadén e por Santana do Livramento ainda mais atrativo. O trem será administrado pela Giordani Turismo, mesma empresa que opera o Trem Maria Fumaça na Serra Gaúcha. O percurso será de 16 km saíndo do centro de Santana do Livramento, percorrendo a Ferradura dos Vinhedos até a estação Palomas, em frente à vinícola Miolo.
A festa da nova era da Vinícola Almadén
Estive na festa que comemorou o novo roteiro enoturístico e a abertura do Wine Free Shop. Um evento lindo, ao ar livre, com a vibe da Campanha Gaúcha: música gaudéria, parrilla impecável com cordeiro e várias iguarias, além de um excelente carreteiro e pratos campeiros. Estavam presentes autoridades locais, jornalistas, colaboradores, proprietários de outras vinícolas da Campanha Gaúcha, técnicos da Embrapa e influenciadores. Uma festa inesquecível onde visitamos o vinhedo mais antigo em espaldeira do Brasil e a Guarita (local da propriedade com vista 360 graus dos vinhedos). Dia ensolarado, com boa música, vinhos e gastronomia regional de primeira. Adorei participar !!
SAIBA MAIS
Visita Vinícola Almadén
Estrada Municipal Livramento – Passo da Cruz
Santana do Livramento, Rio Grande do Sul
Brasil
Horário de visitação: diariamente, de hora em hora, das 9h às 12h30min e das 13h30min às 15h30min
Horário do free shop: de segunda a sábado, das 8h30min às 17h. Domingos, das 10h às 16h45min
Valor: R$ 25 (taça cortesia)
Reservas: (55) 9 9687.2978 | 9 9708.2461 ou [email protected]
Onde ficar em Santana do Livramento e Rivera | dicas de hotéis
Os hotéis que recomendo pesquisar nessa região são: RIVERA CASINO RESORT , CONFORT FRONTEIRA HOTEL, HOTEL VERDE PLAZA, HOTEL JANDAIA, EMIRATES
Mais sobre a vinícola e vinhos da Almadén
A Almadén foi fundada no Brasil em 1973. Em 2023, completa 50 anos em terrritório nacional. Pertence ao Grupo Miolo desde 2009. Dos 1.200 hectares da propriedade, 450 são de vinhedos próprios em espaldeira. Cultiva 25 castas que elaboram 13 vinhos (sete tintos, cinco brancos e um rosé). Também são do terroir da Almadén os rótulos Single Vineyard Cabernet Franc e o Single Vineyard Riesling Johannisberg, ambos com IP Campanha Gaúcha, e o Miolo Vinhas Velhas Tannat, vinho ícone da Miolo e da Almadén.
Atualmente, a capacidade de processamento da vinícola é de 6 milhões de quilos de uvas por ano e uma armazenagem de 8,3 milhões de litros, sendo uma das mais modernas e automatizadas da América Latina. Aliás, a vinícola foi pioneira na tecnologia de aço inox e controle de temperatura na fermentação. O projeto do novo complexo enoturístico é da reconhecida arquiteta Vanja Hertcert, especializada em arquitetura do vinho.
Mais dicas da Fronteira e Campanha Gaúcha no Café Viagem
Sobre os Vinhos da Campanha Gaúcha e Indicação Geográfica
Guia Rivera e Santana do Livramento: post índice
Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento
O que fazer em Livramento e Rivera: roteiro sem fronteiras
Onde Comer na Fronteira Rivera-Livramento | seleção de melhores restaurantes e outras gostosuras na cidade
La Perdiz | restaurante clássico de Montevidéu, agora no Siñeriz Shopping
Le Carroussel | um paraíso gourmet da fronteira e loja de vinhos
Roteiro Rivera | Muito Além das Muambas: compras, comidas e outros passeios
Vinhos da Fronteira Brasil-Uruguai : 4 experiências imperdíveis
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
amdey comprand mais de 10 caxas dos Almaden safra 2020. foi mt bom.
Oie,
Sempre compro vinhos,suco quando vou a Rivera,ou seja uma vez por mês.
Pertenço confraria da Dionisías de Santa Maria que tem 17 anos.
Estou ligando já fazem 02 dias ninguém atende .
Conheço a Vivi,passei WhatsApp ,mas não tive retorno.
Nossa confraria quer ir conhecer. Você pode me fornecer tel fixo ?
Att
Vera
Bom dia quero agendar uma visitação para 3 pessoas a Almadem e free shoping. Hoje pela manha de preferencia.
muito boa a reportagem. já visitei esta região, mas na tive oportunidade de conhecer a Almadén. sou pesquisador em viticultura e trabalho na Epagri- Estação Experimental de São Joaquim – SC
Olá Emilio
Obrigada, agradeço elogio e comentário. Parabéns pelo trabalho
Abs
Alexandra do Café Viagem
Deseamos hacer el paseo por la Vinícola Almaden este domingo. Como lo agendamos?
Sugiro entrar em contato pelo site da Almadén ou Instagram
Abs
Alexandra
Alexandra- meu nome é FlavioMPinto, sou de Livramento, mas moro em João Pessoa. Já degustei todos os vinhos da Almadén desde que se instalou na cidade. A minha pergunta é p[orque os vinhos da Almadén não ostentam o selo da Indicação de Procedência.FlavioMPinto
Alexandra- esses vinhos ainda sÀo produzidos?/Users/demo/Desktop/Vinicola-Almaden-Visita-25.jpg.webp