As “dicas Valle Nevado com crianças” foram escritas pelo meu marido, Luciano Benetti,
apaixonado por snowboard
Final de junho e início de julho, viajei com o meu filho de 11 anos para esquiar no Valle Nevado no Chile. Na verdade, essa viagem começou a ser planejada há mais de 20 anos, quando eu sequer era casado, muito menos pensava em ter filhos. É que faz exatos 22 anos que esquiei pela primeira vez, por coincidência também no Valle Nevado. Naquela época, eu e um amigo recebemos a indicação de conhecer a neve para fazer snowboard, esporte que é similar ao surf, nosso esporte de praia preferencial em Garopaba, Santa Catarina. No inverno daquele ano, fez um frio gigantesco no sul do Brasil. E, frio por frio, resolvemos trocar a água gelada do mar pela neve.
Dicas Valle Nevado com criança: viagem pai e filho
Foi fissura à primeira vista. Me apaixonei pela montanha: o branco da neve, o cheiro dos Andes, o silêncio e a serenidade das alturas, a alegria de gente de todas idades, desde crianças até idosos, compartilhando o mesmo local para curtir em família. Tipo a praia que eu já conhecia tanto, só que em versão com neve. No retorno a Porto Alegre (RS), um amigo perguntou o que eu tinha achado da viagem ao Valle. Inesperadamente, desandei a falar, falar, falar… logo eu que não sou de muitas palavras. Enfim, ele me disse: acho que tu viciou. Bingo.
Estação de ski: paixão à primeira vista
O Valle Nevado marcou o início dessa paixão. Então, nesses mais de 20 anos, conheci outros centros de ski da América do Sul: Las Leñas, Bariloche, Ushuaia, Portillo, entre outros. Todavia – por conta da facilidade de planejar uma Mini Week sem perder muito tempo com longos voos e conexões e pelas excelentes pistas – o Valle Nevado foi a estação que mais repeti.
O sonho de viajar para neve com o filho
Bem, me casei, tive dois filhos, a vida vai seguindo seu rumo, mas a montanha nunca saiu da cabeça no momento de planejar férias, descanso e viagens. A vida fez com que minha esposa, a Alexandra, fosse muito mais fissurada do que eu no quesito viajar. Ela criou o blog Café Viagem e sai pelo mundo dando dicas do que fazer e como curtir locais bacanas. Aliás, foi ela, a Alexandra, quem planejou a viagem deste ano para o Valle Nevado. Mas, por uma coincidência de datas com compromissos de estudo, não teve como ir. Então perguntei para ela: posso ir sozinho com o guri?!
Nós já tínhamos viajado para a neve em família outras duas vezes (quando nosso caçula tinha 6 e 8 anos). Entretanto, já completava 3 anos que não tínhamos conseguido repetir a dose. Organizamos as malas, descolamos um voo para Santiago e a mini week de 4 dias de neve estava pronta.
Deu uma gostosa ansiedade chegar no aeroporto com todo o equipamento de snowboard (como nos velhos tempos). E, desta vez, com o guri ao meu lado, superdisposto e alegre com a primeira viagem sozinho com o pai. Deu uma vontade de berrar de alegria vendo o “novo” parceiro tão feliz e animado. Como “velhos” amigos se aprumando para a neve.
A caminho do Valle Nevado com crianças
O voo para Santiago do Chile foi tranquilo, com a Cordilheira dos Andes servindo de cartão postal para as boas vindas. Dormimos um noite na capital chilena (reservamos pelo Booking o hotel Atton Vitacura – excelente custo-benefício). No dia seguinte, às 8 da manhã em ponto, pegamos um transfer privado com a Exploring Chile para ir ao Valle Nevado. São 60 km de distância, 60 curvas estilo cotovelo e duas horas de viagem.
Mini Week no Valle Nevado no Hotel Puerta del Sol
Chegamos ao Valle Nevado perto do meio-dia. O Valle Nevado é um complexo com 3 hotéis, apartamentos, restaurantes e, é claro, muitas pistas de ski. Aliás, possui uma imensa área esquiável com pistas para todos os níveis. Não é por menos que é considerado a maior estação de ski da América Latina.
Ficamos hospedamos no Puerta del Sol, hotel 4 estrelas da estação do Valle Nevado. Nosso quarto ficava para o norte, traduzindo, com visual de todas as pistas. Emocionante. O Hotel Puerta del Sol funciona como um centro social do complexo. Ou seja, é o hotel mais central e onde se concentram eventos e atividades como piscina, aprés-ski, cinema, entre outros.
O nosso pacote no Valle Nevado era para uma Mini Week com meia pensão. E o que é a Mini Week ? Explico:
o que está incluso na Mini Week:
3 noites (às vezes até 4) no Valle Nevado;
skilift (passe de acesso às pistas de ski válido durante sua estada);
meia pensão (café da manhã, lanche no après-ski e jantar);
acesso a infraestrutura de lazer (sauna, piscina aquecida ao ar livre, pub, sala de jogos e atividades de recreação);
e acesso ao Jardim de Infância (para crianças entre 3 e 7 anos).
Em 2018, um pacote como este no Puerta del Sol para uma Mini Week custa aproximadamente US$ 621 dólares por pessoa. Consulte valores para crianças!
Equipamento de ski e aulas no Valle Nevado
Após o almoço, alugamos o equipamento do Matias para os 4 dias, prancha, botas e capacete. O valor deu ao redor de 150 dólares. As roupas de ski levamos de Porto Alegre e compramos o que faltava na Decathlon (que tem preço bom e boa qualidade). Porém, não se preocupe. Quem não pretende adquirir roupas para esquiar pode também alugar roupas na própria estação do Valle.
Após o aluguel do equipamento, o próximo passo foi agendar as aulas de snowboard do meu filho Matias. O Valle Nevado tem escola com professores que dão aula em grupo e particular. O aprendizado é fundamental para uma boa e segura diversão, pois o esporte na neve envolve muita técnica. Peguei 2 horas de aulas particular por dia para meu filho. Não é barato, custa por volta de 90 dólares por hora. Em contrapartida, as aulas particulares permitem uma evolução mais rápida e valem cada centavo. Como um amigo meu e especialista em neve comentou, as aulas de ski para os filhos são investimentos e não despesas (vai por mim!). Há também classes coletivas que saem bem mais em conta (ao redor de 30 dólares a hora).
O Valle Nevado tem muitas pistas, de todos os níveis de dificuldade. As pistas são organizadas por cores. As verdes são as mais fáceis e tranquilas. Já as pretas, as mais radicais.
Dica de professor de snowboard para crianças
O Matias foi acompanhado nas aulas por um professor chileno casado com um brasileira. O curioso é que o cara gosta de surfar em Santa Catarina. Vale a pena anotar o nome dele pois foi ótimo: Christian Garcia ([email protected]). Valeu pela paciência e parceria, Chris. Matias te adorou. Os professores do Valle Nevado falam espanhol, inglês e, muitos, até português ou um portunhol que todos entendem.
A neve no início da temporada do Valle Nevado
Tempo é sorte. Não dá para prever quantidade de neve, apenas alguns dias antes. Fomos no início da temporada do Valle Nevado e, por sorte, a neve estava ótima. Uma semana antes havia caído uma super nevasca, algo incomum no início do inverno. A temporada de ski no Valle Nevado de 2018 teve inicio no dia 22 de junho e a previsão é que se estenda até o fim de setembro.
No nosso primeiro dia no Valle, o tempo estava bem nublado. Porém, o segundo e o terceiro dia amanheceram com sol e fantásticos. Céu azul, clássico! Já no último dia de ski, começou a cair neve. De uma maneira em geral, a temperatura estava baixa ao redor do zero graus celsius. No entanto, como o frio é seco, utilizando as roupas adequadas, a temperatura estava bem agradável, nada tão congelante assim, acredite.
A nossa rotina pai e filho no Valle Nevado
1. aula e pistas
Nossa rotina era a seguinte: acordávamos às 8h30, tomávamos um café da manhã reforçado com muita panqueca e omelete. Logo depois, uns 15 minutos para colocação das roupas de ski (é uma trabalheira). Por volta das 10 horas em ponto estávamos na pista. O professor Chris aguardava o Matias em local sinalizado na pista.
No horário das aulas do meu filho, eu conseguia dar uma escapada e andar sozinho pela montanha ou com alguns amigos que também estavam na estação com a equipe da Point da Neve de Porto Alegre. No primeiro dia de aula, o Matias pegou leve e começou devagar. Mas nos outros dias, já mostrou evolução e mais segurança. O instrutor Chris inclusive comentou que o Matias tinha habilidade para o snowboard ( e o pai babão aqui, adorou!)
Depois das duas horas de aula do filho, dávamos mais umas voltas pelas pistas sem o professor. Era o nosso momento juntos!
2. Almoço leve no Valle Nevado
Para que fosse possível voltar à pista, o nosso almoço era uma refeição mais leve. Às vezes, o Matias cansava após o meio-dia e eu seguia sozinho à tarde. Enquanto eu esquiava, ele ficava no hotel na sala de jogos ou cinema.
3. Piscina e après-ski
Normalmente, por volta das 16 horas, o cansaço batia e era hora de parar. Um bom alongamento e um banho na piscina super aquecida faziam o corpo relaxar. A dica para entrar na piscina no meio da neve é entrar e sair rápido. Nas piscina, durante os fins de semana, tem DJ embalando o clima com boa música. Ver o pôr do sol dentro da água com a neve em volta faz parte da tradição do Valle. Visual incrível.
Após a piscina, as opções para as crianças eram o cinema (com filmes diversos ) e o espaço kids. Para os adultos, tomar um cerveja, vinho ou um pisco no bar Valle Lounge, dentro do Hotel Puerta do Sol junto à lareira.
4. Jantar no Valle Nevado
Jantávamos por volta oito da noite. Há uma grande variedade de restaurantes no complexo (comida internacional, italiana, francesa, chilena). É preciso fazer reserva nos restaurantes logo no check in, pois o sistema de meia a pensão faz o jantar ser bem concorrido.
Nosso restaurante preferido no Valle Nevado (pai e filho) foi o restaurante internacional dentro do hotel Puerta del Sol que tem um bufê com grande variedade de saladas, pratos quentes e grelhados. Matias se esbaldou nos filés e salmão. Eu fixei no congrio nacional. Comida ótima.
Após o jantar, era hora de conversar com amigos na lareira ou no animado pub do Hotel Tres Puntas. O pub tem parceria com o Hard Rock Cafe de Santiago.
Almoço no La Leñera e Bajo Zero
Nosso primeiro almoço, logo na chegada ao Valle Nevado, foi no prático restaurante que fica em frente às pistas, chamado de La Leñera. O restaurante foi restaurado em 2014 e tem menu com hambúrgueres e carnes grelhadas. Funciona também como um bom local para curtir o happy hour, com pôr do sol nas montanhas acompanhado de boa música e DJ.
Outro local ideal para um almoço é o Bajo Zero que fica no meio das pistas, na saída da gôndola. Serve fast food, piscou sour, combos e churrasco. Mas o destaque por aqui é mesmo a vista da Cordilheira dos Andes. Aviso: o Bajo Zero é o único restaurante que permanece aberto no Valle Nevado fora da temporada de inverno.
Sushi lover…
Quando meu filho descobriu que havia um Sushi Bar dentro do hotel Puerta del Sol quase pirou. É alucinado por comida japonesa. Então, fazia um lanche no fim do dia com sushi.
Valle Nevado pai e filho – Valeu a parceria Matias!
Os tombos, os erros de direção, e o cansaço fazem parte do programa. É muito importante termos a noção de que, antes de mais nada, o esporte é uma diversão e não uma obrigação. Cansou ? Então é hora de parar e recarregar as baterias para o dia seguinte. Lembre que a estação fica a 3.200 metros do mar, altitude que os “normais” não estão acostumados.
Nas horas de folgas, pai e filho conversaram. Assistimos alguns jogos de Copa do Mundo, dividindo espaço com torcedores de varias nacionalidades. Tudo com muita alegria e respeito. No nosso último dia de Valle Nevado, esfriou bastante e começou a nevar. Mesmo assim, conseguimos esquiar até o meio-dia e nos despedimos da montanha. Matias brincava com o neve e falava: que irado!! Então, perguntei se ele tinha curtido essa viagem pai e filho. A resposta foi curta e objetiva: Muito. A gente pode voltar ano que vem??!! Ai bateu uma felicidade sem tamanho em mim: o guri entendeu que a montanha, a neve e o snowboard são um baita programa. Ainda por cima com um pai coruja e babão!!
Ganhei um baita parceiro de neve !!! Ebaaaaaa
IMPORTANTE: NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM NA NEVE!
FAÇA AQUI A SUA COTAÇÃO NA SEGUROS PROMO
site que faz uma busca entre as melhores seguradoras e preços.
Dicas Valle Nevado com crianças
Acima de tudo, é muito importante respeitar o “timing” do aprendizado e do cansaço do seu filho. Não force a barra para que ele não se machuque ou desanime.
Tive uma ótima conversa com o gerente de operações do Valle Nevado. Ele me deu excelentes dicas a respeito do hotel e da montanha. Procure por ele se precisar, cara bem gentil e simpático: Rodrigo Cortes Saarás.
Beba muita água nos dois primeiros dias na montanha. A hidratação do corpo ajudara a amenizar os efeitos da altitude.
No quarto do hotel tem calefação e faz bastante calor. Leve também roupas leves.
Utilize o umidificador, (fornecido pelo próprio hotel) que auxiliará a tornar o ambiente do quarto mais agradável.
Não sabe esquiar? Faça aulas, muitas aulas.
Após esquiar, faça alongamentos na piscina quente.
Não esqueça do protetor solar pois a neve queima mais que o sol da praia.
Beba um pisco sauer ou vinho nacional, pero no mucho, pois a altitude potencializa os efeitos do álcool.
Se tiver que esquiar somente em um turno, prefira a tarde, a neve estará mais fofa.
Confira o resumo em vídeo desta trip no Canal do Café Viagem no Youtube:
*Agradecemos ao Valle Nevado Resort pela cortesia de hospedagem.
Despesas da viagem como transporte aéreo, despesas em Santiago do Chile, aulas de ski e aluguel de equipamento foram pagos pelo blog.
SAIBA MAIS
VALLE NEVADO SKI E RESORT | CHILE
ESTAÇÃO DE ESQUI A 60 KM DE SANTIAGO DO CHILE
Sobre o Valle Nevado – Localizado a cerca de 60km de Santiago a partir do aeroporto, a estação possui três hotéis – Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado -, respectivamente divididos em três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, seis bares e pubs, mais de 40 pistas para esqui ou snowboard, 16 teleféricos, lojas e apartamentos residenciais.
VALLENEVADO.COM | INSTAGRAM
Reservas:
Telefone: 0800 892 1047 | E-mail: [email protected] Site: www.vallenevado.com/pt
Veja mais dicas do VALLE NEVADO no blog:
POST ÍNDICE GUIA VALLE NEVADO – TODAS AS NOSSAS DICAS: HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, AULAS
6 PROGRAMAS EM FAMÍLIA EM SANTIAGO DO CHILE
5 motivos para escolher o Valle Nevado na Viagem de Ski em família na América do Sul
VANTAGENS DE VISITAR O VALLE FORA DA ALTA TEMPORADA (final de agosto/setembro)
TRANSPORTE DE HELICÓPTERO PARA O VALLE NEVADO
AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM NO VALLE NEVADO
NOSSA EXPERIÊNCIA NO HOTEL PUERTA DEL SOL NO VALLE NEVADO
TEXTO DA MINHA COLUNA NO JORNAL ZERO HORA SOBRE VALLE NEVADO
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Que post fantástico! Que experiência bacana!
Curti daqui a sua viagem pai e filho…
Espero tb poder fazer um dia (meu filho é da idade do Matias ;)
Obrigada, Eliane!
Grande abraço
Alexandra do http://www.cafeviagem.com
Meu Deus ! Estou me sentindo de um jeito q so quem Esta ha uma semana de ir para o valle nevado e aVida por informacoes pode estar … nas nuvens e muito agradecida por todas as dicas e exolicaCoes tao completas !! Parabens
Amei !!
Oi Martine
Obrigada. Sorte a sua que está indo pro Valle Nevado. Parece que a neve foi generosa este ano por lá.
beijos e boa viagem
Alexandra do Café Viagem
Parabéns pelo post rico em detalhes!
Belíssima história
Obrigada Luana!!
abraços
Alexandra do Café Viagem
https://cafeviagem.com/