Este post faz parte de uma Série Especial do blog sobre a nossa experiência em família na neve em PORTILLO NO CHILE. Neste texto conto um pouco sobre a estrutura geral do resort Ski Portillo e da área esquiável. Foram férias memoráveis , aproveitamos cada segundo.
Chegando em Portillo no Chile
Após a viagem de 150 km de carro (fizemos e indicamos o transfer da Exploring Chile) a partir de Santiago do Chile, somos recebidos pelo gerente na porta do hotel. Essa chegada com cumprimentos simpáticos da equipe é algo que, pelo que soube, sempre acontece, uma marca registrada de Portillo e que faz toda a diferença. Nesse momento, somos apresentados também ao maître e ao garçom que atenderá o grupo ou a família todos os dias na mesma mesa.
Sobre o hotel Portillo no Chile
O maître anotará as suas preferências e, se houver, restrições alimentares. Enquanto o nosso quarto ficava pronto, aproveitamos para dar uma volta e conhecer a área, agendar nossas aulas e degustação no Wine Fest, além de experimentar os equipamentos que alugaríamos. Pegamos nossos crachás de ski lifts (é preciso usar sempre) e de equipamentos (do guarda-volumes). Na primeira noite foi oferecido a todos que chegavam um welcome drink e cupcakes em uma espécie de festa de boas-vindas na sala de convivência em frente ao salão do restaurante principal. Portillo faz parte do mesmo grupo da rede Tierra de hotéis que reúne algumas das mais exclusivas e charmosas hospedagens do mundo.
Escolas e pistas em Portillo no Chile
Portillo tem uma área esquiável de 500 hectares com 34 pistas e 14 teleféricos. Tem pistas para os mais radicais (com possibilidade de heliski) aos esquiadores de primeira viagem. As pistas mais fáceis (verdinhas) estão bem próximas do hotel. Existe uma facilidade de descer do quarto direto para as pistas que nos encantou muito. E o melhor: com pouca gente disputando espaço na neve ou na fila dos equipamentos. Como o hotel tem capacidade apenas para 450 hóspedes, tudo fica ainda mais exclusivo. Em grande parte dos dias não há mais de 1000 esquiadores na pistas (o hotel também oferece ingresso para visitantes de apenas 1 dia) o que facilita muito o aprendizado de iniciantes e intermediários como eu e meus filhos.
A escola de ski de Portillo tem reputação internacional com instrutores certificados, o que dá uma segurança incrível aos pais que, como eu, entregam os filhos aos professores por todo um turno. Há programas especiais para crianças e até para portadores de deficiência. Aliás, foi incrível ver muita gente vencendo seus desafios pessoais nas montanhas. Uma criança especial e sorridente levada em um carrinho com esquis por dois professores foi algo que me comoveu muito.
Como tínhamos apenas 4 dias, optamos pelas crianças fazerem aula particular pela manhã para acelerar o aprendizado. Pela manhã fazíamos aulas com atenciosos professores (as crianças com professor particular e eu ,em grupo). À tarde, nos divertíamos juntos nas pistas verdes e azuis próximas ao hotel. O aluguel e as aulas de ski também são pagos à parte do pacote.
Valores aulas e a nossa experiência em Portillo, veja em…
Tudo sobre aulas e pistas –> veja aqui o post do Café Viagem sobre aulas em Portillo
Preços –> neste link você confere preços de aulas e aluguel de equipamento
Enfermaria e primeiros socorros
Por segurança (mãe é sempre apavorada, certo?) fui conferir a área de atendimento médico em Portillo. Há sempre profissionais de plantão por lá (incluindo um traumatologista) e com bons equipamentos. Urgências são envidadas de helicóptero para Santiago. Ainda bem que não precisei usar nada, nem mesmo um band-aid, ufa. Fomos bem cautelosos nos esquis. Aliás, respeitando os seus limites e com uma boa condição física, tudo na neve é mais tranquilo.
As acomodações do hotel Portillo no Chile
Portillo oferece quatro opções de hospedagem: o hotel Portillo, os lodges Octagon (opção mais econômica) e Inca e chalés aconchegantes para quem quer ficar mais isolado. Ficamos hospedados no hotel, opção que considerei uma das melhores para famílias nos quesitos conforto e praticidade. Como estávamos em quatro (duas crianças e dois adultos) foi preciso duas suítes conjugadas. Ficamos no lado com vista para a Lagunda del Inca e com decoração nova que, por sinal, recomendo.
Meu marido já tinha ficado em outra viagem com amigos no lado que ainda não foi restaurado e comentou que o quarto novo é bem mais astral e confortável. E o visual na janela também compensa muito, é claro. Aviso: não há televisão nos quartos (e nem em nenhuma parte do hotel), algo que faz parte da filosofia de Portillo desde sempre para que o hóspede relaxe por completo. No início você estranha mas logo é compensado com o contato mais próximo da família (ou amigos) e com uma série de atividades muito mais divertidas do que a televisão. Wi-fi? Sim, tem free Wi-fi em quase toda a área do hotel.
Entretenimento em Portillo no Chile
Afora as facilidades da guarderia para quem tem filhos pequenos (ver abaixo), o resort oferece um pub com shows noturnos animados (peça o pisco sauer e curta!), academia, piscinas aquecidas, quadras de esporte e uma ampla sala de jogos. Sempre após as refeições curtíamos muito a varanda onde fícavamos tomando sol de dia e até tirando uma soneca com a vista da Laguna del Inca. Outro lugar muito especial de entretenimento de Portillo é a sala da lareira, ou sala de convivência.
É lá que acontecem os eventos e encontros dos grupos e famílias. Um local especial onde todos conversam, jogam cartas, brindam, tomam café e se divertem de um jeitinho que lembra os velhos tempos. Eis um dos grandes diferenciais e clima único de Portillo que você logo vai sentir e se apaixonar.
Todo o dia você recebe a programação do hotel para se programar e até agendar, em alguns casos, a atividade na recepção do hotel.
Semanas Especiais Portillo no Chile
O centro de ski também oferece um programa a cada nova temporada com semanas especiais. A gente participou da semana do Wine Fest, que particularmente recomendo fortemente. Todo o fim de tarde, há degustação com enólogo de uma vinícola chilena. As Family Weeks (que normalmente acontecem em julho) oferecem tanto atividades específicas para família toda curtir juntinha.
Guarderia e o espaço kids em Portillo no Chile
Meus filhos já não tem mais idade para ficar no espaço infantil (guarderia). Mas de qualquer jeito fui lá dar uma olhada na sala e adorei, tudo muito organizado. É como se fosse uma creche com serviço de babá, profissionais qualificadas e uma intensa agenda de programação. A entrada é livre e sem custo para crianças de 3 a 7 anos. Crianças menores de 3 anos que necessitam de maiores cuidados é cobrada uma taxa (para uso da sala e acompanhamento). Neste link você confere preços atualizados para utilizar serviços de babá em Portillo
Acompanhei uma das atividades direcionadas as crianças (que estava na agenda do mural) com meu filho menor: a visita a padaria do hotel. Todos ganharam aventais, tocas e colocaram a mão na massa, uma fofura.
A Gastronomia em Portillo no Chile
Tão importante quanto as pistas e a famosa escola de ski Portillo é a gastronomia em Portillo. Cada refeição é um banquete, um deleite visual, uma explosão de sabores e de suspiros incontáveis. O Chef Rafael Figueroa surpreende os comensais nas 4 refeições diárias inclusas no pacote (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar). Temos um post específico no Café Viagem que conta todos os detalhes sobre os restaurantes e culinária de Portillo. LEIA AQUI!
SEGURO DE VIAGEM NEVE
Não esqueça de incluir um bom seguro na sua viagem em família. Faça aqui a sua cotação !
Por fim, difícil destacar o que gostamos mais em Portillo: pistas, gastronomia, hospitalidade ímpar ou o clima especial do hotel que no final de 2015 recebeu o prêmio de melhor ski resort e o de melhor hotel de ski do Chile (World Ski Awards). Não é a toda que a experiência rendeu mais do que apenas um post, rendeu uma série! É um lugar que reserva emoções muito particulares, especialmente para quem leva a família.
TODA A SÉRIE DE SKI PORTILLO NO BLOG:
⇒ A VIAGEM EM FAMÍLIA A PORTILLO, POST ÍNDICE E RESUMO DA EXPERIÊNCIA
⇒A ESTRUTURA DO HOTEL DE PORTILLO PARA FAMÍLIAS (quartos, guarderia, programação, etc)
⇒ A GASTRONOMIA ÍMPAR DE PORTILLO
⇒A ESCOLA E AS PISTAS DE PORTILLO
⇒ A ESTRADA E A VIAGEM DE SANTIAGO À PORTILLO
⇒ PROMOÇÕES ESPECIAIS DE INVERNO 2016
SAIBA MAIS
PORTILLO – ESTAÇÃO DE SKI E HOTEL
CHILE
Distância de Santiago (160 km) por volta de 2h30 de carro pela rodovia que liga Santiago do Chile à Mendoza, na Argentina.
Site: www.skiportillo.com
Valores: um pacote em Portillo custa em média de US$ 1400 (miniweek) a 2.200 (7 dias) por pessoa. Inclue hospedagem, 4 refeições diárias, estrutura do hotel e skilift. Consulte o site do hotel para promoções e mais informações sobre tarifas.
*Agradecemos o convite do hotel Portillo que oportunizou a nossa hospedagem durante uma miniweek no hotel.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?