Este post faz parte da série especial sobre nossa experiência em família na neve de PORTILLLO NO CHILE. Nesse artigo relato como são as pistas e escola de ski em Portillo , principalmente as para crianças. No final de 2015, Portillo recebeu o prêmio de melhor ski resort e o de melhor hotel de ski do Chile (World Ski Awards). Depois de visitar a estação, não fiquei espantada com tamanha distinção. Fazer parte desse mundo, mesmo que por apenas quatro dias durante uma miniweek em agosto, foi uma experiência marcante para toda a família. Você se despede já sonhando em voltar.
Portillo no Chile – como é esquiar e ter aulas nas pistas de Portillo
Afinal, como é esquiar em Portillo?
Bem, primeiramente preciso admitir que, afora o meu marido snowboarder, somos todos (eu e meu filho) iniciantes (ou quase intermediários) no esporte. Mas, modestamente, acho até que levamos jeito pra coisa. Não somos radicais, mas aventureiros moderados que curtem a natureza branquinha e a oportunidade de estarmos juntos fazendo um esporte.
>> PISTAS MAIS LIVRES
O hotel tem capacidade apenas para 450 hóspedes e, por isso, tudo fica ainda mais exclusivo . Mesmo nos dias mais cheios não há mais de 1000 esquiadores nas montanhas. E o número só aumenta de 450 para 1000 porque Portillo oferece pacotes de 1 dia de ski mas tem lotação máxima na montanha para garantir o conforto e tranquilidade dos visitantes. Ou seja, pistas mais livres para aprender sem atropelamentos (priceless!).
>> DO HOTEL DIRETO PARA A PISTA
Em Portillo, adoramos a facilidade de descer do quarto direto para as pistas. É tudo muito prático e com poucas filas no aluguel de equipamentos, aulas e guarda-volumes. O dia inicia em um maravilhoso café da manhã onde já descíamos praticamente prontos, levando casacos e tudo mais.
Do café, bastava descer as escadas do hotel até o subsolo onde a gente agendava as aulas e alugava os os skis e botas. Desse andar já saímos em uma portinha direto para as pistas ou para as placas onde estavam sinalizados os nomes dos professores. Se não me engano, as aulas iniciam pontualmente às 9h30 (e no turno da tarde, às 14h30).
>> DICAS
O ideal é já agendar a sua aula logo após o check in no hotel, assim como experimentar e alugar equipamento se for preciso. Nossa experiência com duas horas de aulas pela manhã funcionou muito bem deixando a tarde livre para ficarmos juntos.
Esqueceu ou precisando de algo? Ao lado da recepção há uma loja bem completa com roupas e equipamentos.
>> Ski em Portillo: A FAMA DA ESCOLA DE SKI E SNOWBOARD
Particularmente, para iniciantes e intermediários, recomendo não fazer economia nas aulas de ski. São elas que dão toda a segurança no aprendizado. A escola de Portillo tem fama e tradição internacional com instrutores extremamente qualificados e até premiados. E ainda: são mais de 60 anos de experiência em aulas na neve (os caras são muito profi!).
Aulas especiais
Vale destar as aulas especiais para portadores de deficiência (um trabalho belíssimo que vimos de perto pois durante nossa estada estava acontecendo a semana do programa Andes Mágico).
Sem dúvida, Portillo é um dos melhores lugares para iniciar o aprendizado na neve. Não só pelos excelentes professores como também pela facilidade das pistas. Existem pelo menos 3 áreas especiais para quem está tendo o primeiro contato com os skis ou snow.
Pista ao lado do hotel
A pista ao lado do hotel é a mais fácil de todas com esteira e sinalizações de bichinhos para a criançada, um amor. Perto dessa pista, há mais algumas verdes e azuis ( com teleférico) bem tranquilas. E ainda: a famosa pista que passa por um túnel simulando um trenzinho (faz até barulho de trem quando a gente passa por ela).
Gostamos também da pista do lado oposto do hotel com a poma lift (aquele transporte que puxa a gente sentado!). Essa área é ainda mais vazia do que a pista das crianças e tão fácil quanto.
Os professores de Portillo
Grande parte dos professores falam inglês e espanhol. Poucos hablam português (alguns se arriscam no portunhol!). Mas vai por mim, isso não é um empecilho para ter uma boa aula. Meu filho de 8 anos teve aulas de snowboard com um professor canadense que só falava inglês. E mesmo meu filhote entendendo apenas o básico da língua inglesa, se comunicaram muito bem, não me pergunte como. Acho esse lance até legal, pois além da aula as crianças acabam tendo contato com outra língua, concorda?
>> Ski em Portillo: AULAS PELA MANHÃ
Meus filhos fizeram 3 dias de aula particular pela manhã. Eu fiz duas aulas em grupo que, por sorte, acabaram sendo quase aulas particulares já que a turma foi dividida entre dois professores, conforme o nível. Após a divisão, fiquei sozinha com o meu professor (bravo!). Essa foi a segunda experiência com os skis e snows das crianças. A primeira vez nas pistas aconteceu em 2013 no Valle Nevado (veja aqui!).
Portillo: CURTIÇÃO EM FAMÍLIA À TARDE
Se a manhã era dedicada às aulas, à tarde era livre para gente curtir a montanha em família. Com as crianças, resolvemos não arriscar e ficamos pelas pistas fáceis treinando e filmando eles (veja no vídeo abaixo!). Volta e meia, eu ou o meu marido dávamos uma volta (cada um na sua vez) nas pistas com nível mais difícil (mas admito que não me arrisco nem morta nas pistas pretas e em muitas vermelhas!). Por volta das 17h devolvíamos o equipamento e íamos curtir a jacuzzi ou as atrações do resort como: oficina de padaria, sala de jogos e Wine Fest.
>> Veja aqui o vídeo que fizemos da viagem em Portillo no canal do Youtube do Café Viagem
ESQUIAR É COMO IR À PRAIA
Uma vez li uma expressão que curti: esquiar é como ir à praia e também vicia. Eu concordo. Exige esforço físico, aulas e uma megaorganização (botas, equipamentos, roupas). Mas por outro lado compensa muuuito pela paisagem e sensação única. É um exercício não só de equilíbrio mas também de relaxamento total. Único detalhe que nunca me canso de repetir é: vá com cautela e faça um bom seguro de viagem que contemple esportes (veja aqui), principalmente com crianças.
Assim como o mar na praia, as pistas na montanha também merecem respeito. Na dúvida, não arrisque. Portillo foi incrível. E esquiar em família (com segurança!) é uma das coisas mais prazerosas que já fizemos juntos.
TODA A SÉRIE PORTILLO NO CAFÉ VIAGEM:
⇒ A VIAGEM EM FAMÍLIA À PORTILLO | POST ÍNDICE E RESUMO DA EXPERIÊNCIA
⇒ A ESTRUTURA DO HOTEL DE PORTILLO PARA FAMÍLIAS (quartos, guarderia, programação, etc)
⇒ A GASTRONOMIA ÍMPAR DE PORTILLO
SAIBA MAIS
PORTILLO – ESTAÇÃO DE SKI E HOTEL
CHILE
Distância de Santiago (160 km) por volta de 2h30 de carro pela rodovia que liga Santiago do Chile à Mendoza, na Argentina.
Site: www.skiportillo.com
Valores: um pacote em Portillo custa em média de US$ 1400 (miniweek) a 2.200 (7 dias) por pessoa. Incluem hospedagem, 4 refeições diárias, estrutura do hotel e skilift. Consulte o site do hotel para mais informações sobre tarifas e valores.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Olá Alexandra!
Eu tinha interesse em ir a Portillo, mas olhando melhor achei poucas pistas e pouco acesso a terrain. Quero planejar uma viagem de 7 dias mas pelo que vi 7 dias em Portillo me pareceu que seria entediante. Pela sua experiência vocês gostariam de ter ficado mais dias?
Obrigada
Oi Kelly
Sim, a gente queria muito ter ficado 7 dias.
As pistas são incríveis, mas com as crianças acabamos ficando mais por baixo, nas pistas verdes e azuis.
Nada entendiante, pelo contrário: mágico!
Beijos
Alexandra
Alexandra, adoro seu site. Gostaria de saber se as aulas são pagas por fora ou estão inclusas no pacote do hotel. Obrigada
Oi Joana
Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog! Bem, as aulas não estão inclusas no valor da hospedagem, apenas alimentação.
As aulas podem ser particular ou em grupo (mais em conta). Você agenda as aulas quando chegar lá.
Abraços
Alexandra do Café Viagem