A experiência nikkei do Pankoem Santigo do Chile

Atualizado 2024: este restaurante Panko de Santigo atualmente tem apenas delivery!
Em 2015, restaurantes chilenos se destacaram como um dos melhores da América Latina. A indicação foi conferida pela revista Restaurant que selecionou os 50 melhores restaurantes do continente latino. Os chilenos da lista foram: o aclamado Boragó (com o 2oº lugar!), o sempre elogiado Osaka no W Santiago  (em 25º), o Ambrosía (em 32º ) e  o 99 (em 46º). O Chile ainda ganhou destaque em outra publicação, a Saveour, que indicou Santiago do Chile como “The Next Great Food City”  . Temos uma lista de restaurantes para experimentar em Santiago do Chile aqui no Café Viagem.

Em breve, a lista será atualizada com a nossa última visita à capital em 2015. Me aguardem, famintos por viagem! Mas, enquanto essa lista não é atualizada, vamos a um dos destaques do Café Viagem em Santiago do Chile. Apresento o Panko!

Panko restaurante Santiago Chile

PANKO não aparece nas premiações internacionais. Contudo, tem um superdestaque na boca do povo pois é o número 1 no TripAdvisor (site colaborativo com avaliações dos viajantes) quando o assunto é “Onde comer em Santiago do Chile”. Fiquei tão curiosa com essa colocação que fui lá conferir o restaurante, situado a passos do excelente hotel onde estávamos hospedados no bairro boêmio e universitário de Lastarria.

A portinha minúscula do Panko e seu balcão
A portinha minúscula do Panko e seu balcão
A portinha minúscula do Panko e seu balcão

E foi assim que encontrei o querido PANKO:  tava lá, pesquisando na internet bons restaurantes situados próximos do hotel onde ficaríamos hospedados e ele surgiu na minha tela como o campeão do TripAdvisor. O número 1 entre todos os restaurantes avaliados. No mínimo curioso, certo? Ainda mais quando você descobre que o restaurante só tem 9 lugares – dois em uma mesa e 7 no balcão. E o local é realmente minúsculo e apertadinho. Passamos duas vezes pela rua José Victorino Lastarria e não encontramos a pequena porta da casa onde o Chef Danielle Rondanelli surpreende os seus comensais. Foi preciso pedir ajuda dos pedestres para encontrar o misterioso restaurante.

O Chef Danielle, sempre meticuloso no preparo dos pratos
O Chef Danielle, sempre meticuloso no preparo dos pratos atrás do balcão
tudo fresquinho,,,
iguarias fresquinhas…
Family pronta para a experiência...
Family pronta para a experiência…

A cozinha do Panko é nikkei, ou seja, uma fusão entre as culinárias peruana e japonesa. Diante do pequeno balcão, Danielle cozinha em seu “laboratório gourmet” enquanto conversa com os curiosos famintos. Seus pratos são preparados com técnicas e instrumentos diferentes do que estamos acostumados. Contemplamos toda a preparação dos pratos de boca aberta, tirando fotos do maçarico, do colorido múltiplo dos pratos, do pequeno show particular no laboratório do Chef. É uma brincadeira gostosa com a comida e que aguça também os sentidos já que os sabores e texturas são diferenciados. Não é um alimento comum, já vou avisando. É preciso ter a mente aberta para as aventuras gourmets, o que de uma certa forma me orgulho da minha família que tem este apetite voraz para experimentar coisas novas.

Panko Chile 2

Panko


Danielle fez um combinado com um pouco de cada uma de suas especialidades para que fosse possível compartilhar a sua variedade de rolinhos e sabores com a família. Minha filha de 12 anos se arriscou em provar as novidades da cozinha nikkei. Já o meu caçula, ficou no tradicional da culinária japonesa (o nigiri de salmão e o sashimi) que o assistente do Chef gentilmente preparou para ele.

Et voilà! A obra-prima
Et voilà! A obra-prima

A sugestão do chef foi uma taça de vinho Pinot Noir para harmonizar com os sabores. E foi perfeita.

E vale a pena ver de novo, em outro ângulo, nhamy
E vale a pena ver de novo, em outro ângulo, nhamy
Panko restaurante Santiago Chile (3)

Naquele fim de tarde, a refeição foi uma profusão de novos sabores, criatividade e sensações: defumados, picantes, espumantes, cores… “Muy rico” !

Provamos o Acebichado (atum com camarão, creme de queijo e abacate, leite de tigre e fios de batata-doce, humm), o Nigiri Gunkan Tuna, Panko Roll, entre outros.  O ideal é realmente pedir para provar a variedade de rolinhos.

Panko restaurante Santiago Chile (21)
Panko restaurante Santiago Chile (24)


Para finalizar, o Chef resolveu ousar e nos apresentou um sushi de carne e outro de um peixe, uma pena que não lembro o nome. O sabor era bem marcante, defumado e picante. Incrível.

isso foi um escândalo !! Já comeu sushi de carne?
isso foi um escândalo !! Viu o sushi de carne lá no fundo?

O preço é honesto pelo que se oferece de qualidade e sabor da cozinha nikkei. Arrisco-me a dar o palpite de que o restaurante é o número 1 no TripAdvisor por dois fatores: o atendimento personalizado do Chef (sente no balcão!) e o preço justo para provar a fusão da culinária peruana e japonesa.

Panko restaurante Santiago Chile (11)
Até a próxima, mestre do fogo do sushi!!!

Ah, importante: é preciso fazer reserva pois o restaurante tem pouquíssimos lugares!​ A média de preço para um casal é R$ 160 reais (por volta de 25 mil pesos). O perfil do público, pelo dia em que estive por lá, é formado por  jovens casais e universitários da região.

Panko restaurante Santiago Chile (36)

Por fim, uma dica! O proprietário do Panko também tem um restaurante amado por locais e delicioso, o Tambo, de comida peruana de qualidade e preço honestíssimo. Tem uma filial coladinha no Panko (em Lastarria) e outra no bairro Bellavista. Recomendo fortemente. Se estiver por Lastarria, prove os dois: Tambo e Panko. Nhamy.

unnamed-1



SAIBA
MAIS

RESTAURANTE PANKO

Jose Victorino Lastarria 53
Santiago do Chile | Chile
Tel.: (+56) 2 2664 8280
Site: www.panko.cl (o Panko também tem serviço delivery e catering)
Horários: todos os dias, das 13h às 23h (domingo somente até às 17h)

⇒  POST ÍNDICE SOBRE SANTIAGO DO CHILE NO CAFÉ VIAGEM: LEIA AQUI!
(com várias indicações de restaurantes na capital do Chile)

⇒  Hotéis indicados no blog:
The Aubrey – hotel boutique
com localização espetacular num casarão restaurado e cheio de charme.

Seguro viagem geral 468x60

 Hotel Cumbres  hotel boutique novo em Lastarria, bairro boêmio e universitário, próximo de várias atrações turísticas




Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!