Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

6 vinhos com nome bagual para brindar o 20 de Setembro no RS

6 vinhos com nome bagual para brindar o 20 de Setembro no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, 20 de setembro é um feriado. Dia do Gaúcho, da Revolução Farroupilha que deu origem a valorização dos costumes gaudérios. Celebra-se as tradições gaúchas nesta que é considerada a maior festa popular do estado. Aproveitei a data para indicar 6 vinhos gaúchos com nome bagual. Todos excelentes e para todos os gostos: tem vinho tinto, vinho branco, rosé e até espumante. Afinal, a qualidade do vinho gaúcho também já virou tradição não só do Rio Grande do Sul mas como no Brasil, concorda?

 

1. GURI

Expressão para garoto em gauchês. É um bom nome pra esse jovem Pinot Noir da @familiabebber de Flores da Cunha (RS). Fresco, delicado, dá um baile ! Notas de frutas vermelhas e um leve toque de menta. Tchê, perfeito para abrir teu finde ou as comemorações do 20 de setembro.

+ Roteiro de Enoturismo em Flores da Cunha e Nova Pádua RS

Roteiro Flores da Cunha e Nova Padua

2. BAH

A expressão pode significar muitas coisas: alegria, tristeza, espanto. Mas no caso deste vinho, também da @familaibebber, significa Bah, que vinho é esse !!! Capaz que tu ainda não provou ?  Dica: vai dar uma banda em Flores pra degustar este tinto elaborado com uvas tannat e touriga nacional. Ideal pro churras ou para impressionar os amigos.

3. GURIAZITA

Arrecém conheci este vinho da Vinicola @camposdecima de Itaqui RS. Uma fazenda situada na Campanha Gaúcha, fronteira com a Argentina – Brasil. Um rosé jovem, fresco, elegante, que encanta desde a aparência do rótulo inspirada nas gurias gaúchas (guriazitas). Elaborado com as uvas cabernet sauvignon, Merlot s Chardonnay. Guria, tu tem que provar! Triiiii bom!!

guriazita campos de cima4. APROCHEGO

Te aprochega, vivente. Te aproxima.  Prova este branco também da Campos de Cima elaborado com uvas Chardonnay e Viognier. Quando tiver atucanado, abre que vai passar

Aprochego, vinho branco. Foto Instagram @camposdecima

5. GARIBALDI 

Giuseppe Garibaldi é nome de rua, de praça, de sorveteria, de cidade e de vinhos (tanto no RS quanto na Itália). Conhecido por ser ‘herói de dois mundos’:  da unificação da Itália e da luta no Brasil na Revolução Farroupilha. 

No vinho, Garibaldi está presente na Capital Brasileira do espumante, Garibaldi. E uma das marcas mais tradicionais (tem até no super) é a da Cooperativa Vinícola Garibaldi que nasceu em 1931. São vários rótulos que merecem destaque e podiam desfilar nessa lista do 20 de setembro. No entanto, escolhi um dos mais premiados e tão populares quanto Seu Giuseppe Garibaldi: o espumante Chardonnay Brut, método Charmat. Cremoso, equilibrado e refrescante. Ideal para um brinde bem gaúcho da serra: com queijos e patês.  Por apenas R$ 30-40 dá um vareio em muito espumante caro. Pra se sentir gaúcho, prova com um xis!

espumante Garibaldi Chardonnay

6. CÃO PERDIGUEIRO

Não é trova, este é o nome do vinho. O motivo? O Rio Grande do Sul tem uma relação muito forte com os cães perdigueiros, cuscos usados antigamente na caça às perdizes. Aqui ele ganhou este nome devido as variedades “caçadas” pelo enólogo, um “farejador de uvas e vinhedos”. Este branco entrou na lista na última hora pois degustei ontem uma taça no almoço. É um vinho de autor, feito de forma mais artesanal. Leve e equilibrado. Envelhecido em barrica de caralho entre 6 e 8 meses. 

E você, qual a sua dica de vinho gaúcho para celebrar o 20 de Setembro? 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO