O texto abaixo foi retirado da coluna que escrevo mensalmente para o jornal Zero Hora. Fiquei com muita vontade de ilustrar o texto com as fotos da nossa experiência. E foi o que fiz, aqui, para os leitores e amigos do Café Viagem!!
Nas Nuvens, o clima das montanhas em família no Valle Nevado
Em algum momento da vida, o cupido da neve fisgou de jeito meu marido. Ele é fã do snowboard e sempre quis apresentar o mundo particular da estação de esqui aos filhos. Em setembro do ano passado, seu sonho se realizou. Juntos, fizemos uma espécie de “ensaio” para ver se a dupla se adaptaria bem no clima das pistas. O destino? Quatro dias no Valle Nevado, a maior estação de esqui do Chile, a 60 quilômetros de Santiago.
Sobre o Valle Nevado
O Valle Nevado é um complexo com três hotéis, restaurantes, spa, bares e poucos edifícios residenciais. Ou seja,um destino de imersão total na neve. Com a ajuda do “parceiro Dramin” , enfrentamos as 60 curvas da estrada que vai de Santiago ao Valle. Na mala, roupas para o frio, protetor solar, um bom seguro viagem, óculos de sol e a vontade de curtir cada segundo (veja aqui o post dos preparativos para a mala!).
Sabíamos que era preciso respeitar a montanha e deixar o corpo se acostumar lentamente com a altitude. Por isso, nada de sairmos afobados para esquiar já no primeiro dia. Pelo contrário, fizemos uma espécie de reconhecimento do local: agendamos aulas, nos alimentamos com calma, percorremos as áreas de lazer do hotel e reservamos roupas e equipamentos. E ainda: como nas cenas clássicas de filmes, fizemos guerra de bola de neve e nos jogamos no fofinho“tapete” branco.
O segundo e o terceiro dia foram de aulas. Testamos duas modalidades infantis: as particulares, em uma área reservada para iniciantes, e as do lúdico Burton Rigle Park – espaço dedicado aos baixinhos entre três e nove anos com decoração interativa. Para o orgulho do pai, nosso pequerrucho mandou bem no snowboard. E nossa filha impressionou com suas primeiras manobras no esqui. Crianças aprendem rápido. Porém, importante: não dá para dispensar a companhia dos instrutores e todos os cuidados necessários.
Alimentação no Valle Nevado
Após as pistas, meus atletas mirins seguiam uma mesma rotina: piscina ao ar livre, “apréss-ski” com chocolate quente, sala de cinema e jantar. Aliás, ojantar nos quatro restaurantes do Valle Nevado, assim como o café da manhã, está quase sempre incluso no pacotes. Nossos pratos favoritos foram os da culinária chilena no Sur (que serve a típica sopa patagônica) e os do bufê variado do Mirador del Plomo, que tem uma mesa de sobremesas para sair rolando nas pistas no dia seguinte. No bufê do Mirador, recomendo o ceviche, o chupe de jaiba (espécie de suflê de siri) e qualquer doce que contenha “três leches”em seu nome (leite, creme de leite e leite condensado!).
Après ski no Valle Nevado
Vale destacar o fim de tarde intitulado“après-ski”, uma das peculiaridades de resorts, como o do Valle, que ficam praticamente dentro da pista de esqui. A hora funciona como uma espécie de happy hour familiar que estimula a simples convivência. Os hóspedes se reúnem em um ambiente do hotel para comer um lanche quentinho, ler, apreciar um vinho, jogar cartas, conversar com os amigos e curtir, sem pressa, a vista e o pôr do sol das montanhas. Priceless. Todo mundo precisa de mais momentos “après-ski”em suas vidas.
Uma experiência que une a família
Apesar de já ter esquiado, foi a minha primeira vez com filhos. Se por um lado demorei para relaxar (a neve exige planejamento, atenção com as crianças e esforço físico!), por outro, a montanha me compensou com uma sensação de liberdade e bem-estar inexplicável. A paisagem é pura poesia visual e de um silêncio abençoado. Uma experiência que une a família e, de quebra, diverte estimulando a prática de esportes. Enfim, fomos todos flechados pelo tal cupido da neve e, dessa experiência a 3 mil metros de altitude, voltamos nas nuvens.
SAIBAMAIS
VALLE NEVADO | CHILE
Estação de esqui a 60 km de Santiago do Chile
Mais informações sobre Valle Nevado em:
vallenevado.com | Facebook | twitter | Esqui em Família no Valle
*A autora agradece ao Valle Nevado Ski Resort pela cortesia de hospedagem no Hotel Puerta del Sol .
Veja mais Dicas do Valle Nevado no Café Viagem
⇒NOVO: Valle Nevado com crianças – temporada 2018
⇒ 5 motivos para escolher o Valle Nevado na sua viagem de ski em família na América do Sul
⇒ TRANSFER SANTIAGO DO CHLE AO VALLE NEVADO
⇒ POST ÍNDICE VALLE NEVADO – todas as nossas dicas: hospedagem, alimentação, aulas
⇒ TEXTO DA MINHA COLUNA NO JORNAL ZERO HORA SOBRE VALLE NEVADO
⇒ Um dia no Valle Nevado
Post para quem deseja apenas passar o dia por lá, a partir de Santiago do Chile ou das estações próximas.
⇒ Vantagens de visitar o Valle fora da alta temporada (final de agosto/setembro)
⇒ Sobre hospedagem no Valle Nevado
Os hotéis e apartamentos
⇒ Hotel review Puerta del Sol
sobre a nossa experiência no hotel 4 estrelas do Valle
⇒ Sobre aulas de esqui e snowboard
Nossa experiência com crianças nas escolas do Valle
⇒ Sobre alimentação no Valle Nevado
Restaurantes, lanches, bares e comidinhas.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi, Alexandra! Tenho acompanhado sempre os seus posts… Eu e meu marido amamos viajar, e agora tenho mais 2 companhias: um filho de 3anos e uma filha de 1a. Sempre que leio os posts de viagem com criança, fico tentando organizar as minhas, claro que respeitando a idade das ccs tb. Dado isso, o que voce acha, e isso é apenas uma sugestão, claro, de colocar a idade dos seus filhos nos seus relatos? Acho q serviria de balizador para muita gente, como eu!!! :-)
Beijos,
JU
Oi Juliana
Obrigada pelo comentário e pela dica. Tens razão, preciso colocar as idades. Nessa viagem ao Valle Nevado meus filhos estavam com 6 (menino) e 10 anos (menina). Idade que considero ideal para os primeiros passos na neve. Antes dos 6 anos, somente se os pais forem fanáticos pela prática do espote. Mas isso é a minha opinião, ok? Cada um tem a sua experiência.
Beijos grandes e valeu mesmo pela dica construtiva, adorei! Não tinha me dado conta (na mania de preservar os filhotes, acabo esquecendo de detalhes que são importantes para os leitores)
Ale