*Série Especial Rota Farroupilha RS – Alegrete
A cidade de Alegrete fica a 488 km de distância da capital gaúcha, Porto Alegre. Localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. É o maior município em extensão territorial do Estado. Todo o gaúcho que se preza sabe cantar pelo menos o Canto Alegretense , espécie de hino sentimental do Rio Grande do Sul. E a música começa com a seguinte letra “Não me perguntes onde fica o Alegrete…” Pois então, acho que não é a toa que o famoso canto alegretense começa desse jeito. A verdade é que a cidade é um pouco distante de tudo, mas vale a visita para quem procura tradições gaúchas. Aliás, sabia que Alegrete tem o título de “A mais gaúcha das cidades do Rio Grande” ?
O 20 de setembro (data em que se comemora a Revolução Farroupilha e os costumes gaúchos) é celebrado intensamente em Alegrete com o maior desfile de cavalarianos, além da festa com piquetes e CTGs (Centros de Tradição Gaúcha). É a terra do poeta Mario Quintana, Oswaldo Aranha e da família Os Fagundes ( músicos nativistas).
Alegrete entrou na nossa viagem da Rota Farroupilha logo após a nossa passagem em Santana do Livramento na fronteira com o Uruguai. De Livramento a Alegrete foram por volta de 200 km (é isso, Paula Brum?). Chegamos ao entardecer e nos deslocamos à praça central da cidade (Getúlio Vargas) onde encontramos dois grandes anfitriões da cidade considerada a Terceira Capital Farroupilha: Eliane Silveira e João Fontoura (que fez toda a cavalgada Farroupilha no rastro dos heróis de 1935). Foram eles que nos apresentaram algumas peculiaridades de Alegre.
MUSEU OSWALDO ARANHA
Visitamos inicialmente o MUSEU OSWALDO ARANHA, com acervo sobre a vida do diplomata que foi uma das grandes lideranças brasileiras. O casarão antigo é bem interessante assim como as memórias que ele preserva.
PRAÇA GETÚLIO VARGAS
Ao redor da PRAÇA GETÚLIO VARGAS, visitamos as construções históricas como a Igreja Matriz de estilo gótico (1919), o Palácio Ruy Ramos e as fachadas das belas casas antigas particulares.
NOITE E JANTAR NA PASTELARIA PRIMEIRA OPÇÃO
Após um tour pelo centro da praça, fomos jantar na pastelaria PRIMEIRA OPÇÃO. Para uma segunda-feira, a cada estava bem animada: boa música ao vivo e um número considerável de fregueses para o início da semana. A lareira ao lado da nossa mesa deu um aconchego especial. Deu para perceber que é um point gostoso da cidade. Mas eu voltaria lá pelo pastel que já mora na minha memória gustativa: o de carne de ovelha. Im-per-dí-vel! Massa e recheio na perfeição (e olha que nem sou tão fã de pastel). No cardápio, nos divertimos com alguns nomes criativos dos pastéis: pastel à moda miguelão e o pastel vento minuano. Ah, a casa também tem pastel doces de sobremesa.
HOTEL ALEGRETE
Exaustas, fomos descansar no nosso hotel eleito na cidade, o Hotel Alegrete. Por fora o hotel parece simples, mas o quarto tinha tudo que a gente precisava para dormir bem em pleno inverno: ar condicionado, televisão, frigobar, banho quentinho, cobertas e limpeza no capricho. Gostei bastante. O estacionamento é gratuito e o café da manhã, servido no restaurante do hotel (Bistrô Alegrete), é bem gostosinho.
MUSEU DO GAÚCHO
Antes de seguir viagem até Rosário do Sul, ainda visitamos dois locais bem próximos um do outro: o MUSEU DO GAÚCHO (e Memorial de Alegrete) e o impagável ATELIER DO ARTISTA CHAPÉU PRETO. No museu, vimos objetos típicos da cultura gaúcha. A escultura do gaúcho em frente ao museu vale uma foto, obra do artista Chapéu Preto. Gostamos tanto que fomos visitar o seu atelier perto do museu.
ATELIER CHAPÉU PRETO
A fachada do atelier do artista nos encantou. Adoramos. Uma pena que estava fechado (não agendamos a visita!!). Ficamos bem curiosas para ver por dentro e conhecer o artista. Fica a dica. Lugar realmente imperdível. O cara é bem criativo.
CURIOSIDADES E EVENTOS DE ALEGRE
-Fato marcante da cidade aconteceu na Ponte Borges de Medeiros. Por lá, deu-se o Combate da Ponte do Ibiraputiã, a mais sangrenta batalha entre chimangos e maragatos durante a Revolução de 1923.
-Turismo Rural : algumas fazendas (estâncias típicas e históricas) oferecem passeio e almoço
-Alegrete tem o “Festival Alegretense da Canção”
– Em setembro, no CTG Farroupilha, durante os festejos da data, acontece o Canto Farroupilha – um dos maiores festivais nativistas do Rio Grande do Sul. Paralelo ao evento acontece também a versão infantil: o Cantinho Farroupilha.
-Exposição Agropecuária: maior feira de rústicos e segunda maior expofeira do RS (atrás apenas da Expointer)
-Feira do Livro em junho
-Campearada – evento que acontece em janeiro com provas campeiras e artísticas com mais de 30 mil espectadores.
SAIBA MAIS
ALEGRETE
RIO GRANDE DO SUL | BRASIL
Cidade considerada uma das mais gaúchas do RS
488 km de distância de Porto Alegre
******** O QUE FAZER ********
MUSEU OSVALDO ARANHA
De segunda a sexta das 9h às 16h com visitas monitoradas nas terças e quintas.
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 585.
Para agendamentos (55) 3961 1132 ou [email protected].MUSEU DO GAÚCHO
De segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h na Av. República Rio-Grandense, 216. Contato [email protected].ATELIER CHAPÉU PRETO
Avenida Espinilho, 82, no bairro Capão do Angico.
Site: www.chapeupreto.com.br
******** ONDE COMER ********
PASTELARIA PRIMEIRA OPÇÃO
De quarta a domingo das 19h às 23h na rua Visconde de Tamandaré, 549.
Site: www.primeiraopcaopastelaria.com.br
******** ONDE FICAR ********
HOTEL ALEGRETE – clique no link e confira as tarifas especias do Booking, sem taxas de reservas e com cancelamento gratuito para a maioria dos quartos
******* ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE #ROTAFARROUPILHA RS
POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA
GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA
SÃO LOURENÇO DO SUL -5 MOTIVOS PARA VISITAR A CIDADE
RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR
PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL
SÃO JOSÉ DO NORTE – A TRAVESSIA DE BALSA, PASSEIO E DICA DE RESTAURANTE
DOM PEDRITO E A GUATAMBU – ESTÂNCIA DO VINHO
LIVRAMENTO-RIVERA: RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING
LIVRAMENTO-RIVERA: BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI
LIVRAMENTO-RIVERA: QUEIJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL
LIVRAMENTO-RIVERA: PARRILLA DO GALPÓN
LIVRAMENTO-RIVERA: A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO
ROSÁRIO DO SUL: VISITA AO VINHO DA KOMBI E A VINÍCOLA ROUTHIER & DARRICARRÈRE
SÃO GABRIEL E AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS
ALEGRETE: ATRAÇÕES, PASTEL DE OVELHA E DICA DE HOTEL
CAÇAPAVA DO SUL: PÔR DO SOL NO FORTE E CAFÉ NO CAMINITO
CAÇAPAVA DO SUL: ONDE COMER BEM
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Gostei do Blog bem simples e interessante
dESDE bLANES ESPANHA
ferran cameranesi
Valeu Ferran. Tá vindo para o Alegrete ou Rio Grande do Sul?
Alexandra do Café Viagem
https://cafeviagem.com/
Oi Alexandra tudo bem .
Meu nome é Patrícia Silva dos Santos tenho uma foto antiga e gostaria de saber onde e um lugar em Alegrete .
Não conheço, mas minha mãe morou ainda adolescente e dois irmãos que ainda residem lá .
Gostaria de saber ONDE fica para quem sabe saber se consigo logalizar esses dois irmãos dela que já faz mais de 40 anos que não se vêem .
Obrigada .
Oi Patrícia
Queres enviar a foto, isso? Pode mandar para [email protected] ou pelas nossas redes sociais.
Grande Abraço
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Minha vó Véio pro Rio de janeiro muito nova , veio com sua madrinha para trabalhar aqui .mas tem uma história nessa Cidade pois seus pais irmãos ficou ! Passou anos nunca NINGUÉM e ela mesmo nao soube de sua família de alegrete Rio grande do sul.
boa tarde. Você tem alguma informação sobre o museu mario quintana, em alegrete? os telefones que encontro na internet são de uma universidade que não está mais administrando o museu. estarei em poa dia 21/3 em viagem para alegrete.
obrigado