O roteiro em São Francisco Califórnia deste post é ideal para quem visita a cidade pela primeira vez. Demorei muito para escrever sobre minha curta – e intensa – passada por 24 horas em São Francisco. Apesar da cidade ser linda, tive o azar de conhecê-la com chuva, muito frio (mesmo em agosto, no auge do verão) e completamente lotada de turistas. Ou seja, fila para tudo. “Não deixei meu coração em São Francisco” como cantou Frank Sinatra a letra de Tony Bennett. De qualquer maneira, prometi a mim mesma que voltarei com mais tempo para curtir a cidade e, principalmente, seus arredores: bicicleta em Sausalito e vinhos em Napa Valley.
Mesmo com pouco tempo fiz um roteiro com excelentes dicas de gente que mora em Los Angeles e visita regularmente São Francisco.
Visitei a cidade em companhia da minha irmã que está morando em Los Angeles há 5 anos. E, abaixo, o nosso roteiro de 24 horas .
DIA 1 – ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: HOTEL E CHINATOWN
Partimos de Solvang pela manhã bem cedo de carro e chegamos às onze em São Francisco. Largamos o carro na garagem e as malas no nosso simpático hotel (veja aqui!) muito bem localizado na região de Union Square . Do hotel, fomos caminhando até Chinatown (que falam ser a maior fora da Ásia e a mais antiga dos EUA ). Percorremos algumas ruelas com pressa. Infelizmente, não tivemos tempo de provar as comidas, visitar templos, feiras ou comprar bugigangas. Tentamos, sem sucesso, seguir a dica de uma amiga que indicou a fábrica de biscoitos da fortuna como um dos locais imperdíveis de Chinatown. É um segredinho da área: GOLDEN GATE FORTUNE COOKIE (56 Ross Alley, entre as ruas Jackson Street e Washington Street ).
DIA 1 – ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: UNION SQUARE E BONDINHO
De Chinatown descemos (são muitas subidas e descidas em SF) até a Union Square onde estão localizadas as lojas famosas, teatros e shoppings. Os grandes eventos acontecem por lá. Nosso principal objetivo era pegar o famoso bondinho, o Cable Car, que parte da esquina da Market com a Powell Street. Há um quiosque na esquina que vende as passagens. Aviso: em agosto as filas para pegar o bondinho podem demorar até uma hora de espera.
DIA 1 – ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: LOMBARD STREET
Nossa primeira voltinha de cable car foi divertida. Mesmo lotado, rimos muito. Mas paramos de rir quando percebemos que tínhamos pegado a linha errada. Tivemos que trocar de bondinho para seguir até o nosso caminho para carimbar um ponto turístico da cidade: Lombard Street – uma das ruas mais famosas de São Francisco, que já serviu de cenários para filmes. Descemos ladeira abaixo conferindo o visual e seguimos nosso trajeto.
DIA 1 – ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: FISHERMAN’S WARF E PIER 39
(e dica de restaurante!)
Da Lombar Street, caminhamos muuuuito até uma parada do bondinho (cable car stop) próxima para seguir até o famoso Fisherman’s Warf (visitfishermanswharf.com) e comércio do Píer 39 (www.pier39.com). A região é uma delícia para passear, apreciar a vista, ver os leões marinhos, comer nos inúmeros restaurantes e conferir as diversas atrações. Não deixe de visitar os deliciosos chocolates Ghirardelli (com sorvetes e café) que nasceram em São Francisco e tem uma quadra inteira (900 North Point, Ghirardelli Square).
Se você nunca provou, entregue-se. O chocolate com caramelo é de outro mundo. Tínhamos uma dica de restaurante na área e fomos conferir: o famoso e popular CRAB’S HOUSE. A especialidade do restaurante é frutos do mar na chapa. Experimentamos um dos carros chefes: “Dangerous Killer Crabs” com molho secreto de alho. A experiência mereceu duas taças de vinho branco para brindar a vista espetacular do pier, mesmo em dia nublado e com chuva. A dica é fazer reserva em uma mesa coladinha da janela, vai por mim! (tel. 415-434-2722 crabhouse39.com ).
DIA 1 – ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: LIMOSINE
Demos mais uma voltinha (eu e minha irmã) pelo Pier e nem lembro onde fomos parar. Só sei que, cansadas e exaustas, sem conseguir um táxi, dividimos a corrida em uma limousine até o nosso hotel com uma gurizada de turistas europeus. Foi divertido. E, compartilhada, custou por volta de 10 dólares por cabeça. Valeu a pena!
DIA 1 – ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: JANTAR NO ANCHOR & HOPE
Outra dica quente de uma amiga da minha irmã. O Anchor & Hope (83 Minna street -(415) 501-9100 – anchorandhopesf.com) é um restaurante transado de frutos do mar com preços nada exorbidantes. Tem um prato que é considerado campeão por chefes de cozinha, o “Warm sea urchin with mashed potato and dangerous crab”. Outros recomendados são: “black cod with crispy pork belly” e o “Ahi Tuna with Lemongrass”. O vinho da noite foi um maravilhoso Scarpetta Pinot Grigio.
DIA 2 – ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: GOLDEN GATE E SAUSALITO
Acordamos cedo, dia de chuva, e após um delicioso café da manhã em nosso hotel, fizemos check out e pegamos o carro e fomos conferir a famosa Golden Gate. Infelizmente, vimos ela sobre neblina forte. Logo ao cruzar a ponte, há um espaço para estacionar o carro e admirar o visual da cidade. De lá, percorremos as ruas da charmosa Sausalito (superastral). A dica era atravessar a Golden Gate de bicicleta e passear por Sausalito, mas com chuva foi difícil.
DIA 2 – ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: CASTRO E JARDIM JAPONÊS
Ainda abaixo de chuva, passamos de carro por Castro, o bairro gay mais famoso do mundo e cheio de lojinhas. E já que a chuva não dava trégua nos mandamos para um museu. Tomamos um café na área gigante do Young Fine Arts Museum no Golden Gate Park e visitamos o Jardim Japonês (alias, deveríamos ter tomado um chá lá dentro, lindo!)
DIA 2 – ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: HIGHWAY 1 RUMO A CARMEL
O tempo feio nos fez partir mais cedo de SF. Seguimos a viagem pela incrível costa do Pacífico até Los Angeles, com paradas em Carmel, Big Sur, San Simeon e Hearst Castle. Por sorte (e põe sorte nisso!) o tempo virou e o sol reapareceu em plena forma para iluminar nosso roteiro pelo mar. Incrível. Veja mais detalhes em cafeviagem.com/los-angeles-sao-francisco-de-carro
OUTROS LUGARES QUE NÃO VISITAMOS MAS DEIXEI ANOTADO PARA A PRÓXIMA VIAGEM:
ALCATRAZ, MOMA, HAIGHT-ASHBURY, LITTLE ITALY E FERRY BUILDING MARKET PLACE .
Onde ficar em São Francisco : DICA DE HOTEL
Muitos amigos enviaram seus indicações. Acabei descobrindo o “meu cantinho”. Um simpático e econômico bed and breakfast próximo da Union Square (boa localização): Golden Gate Hotel, leia sobre nossa experiência neste link: cafeviagem.com/golden-gate-hotel-san-franciso
Outras indicações:
The Westin San Francisco Market Street– localização ótima (perto de todo o comércio, lojas, museu de arte moderna, etc). Tem um starbucks na frente
Park Hyatt Union Square
The Chancellor na Union Square
MAIS SOBRE A CALIFÓRNIA NO CAFÉ VIAGEM, LEIA AQUI!
Curta a página do Café Viagem no Facebook e acompanhe mais dicas de viagem, clique aqui.
Tem alguma dica lega de São Francisco? Conte para gente deixando o seu comentário neste post.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Gostei muito dos seus comentários.
Gostaria de saber mais sobre FERRY BUILDING MARKET PLACE.
Oi Mauro
Obrigada!! Infelizmente não consegui conhecer o Ferry Building (1 dia foi pouco para SF). Mas dá uma olhadinha no link deste blogueiro : http://mauoscar.com/2011/02/03/ferry-building-marketplace-em-san-francisco-uma-verdadeira-celebracao-gastronomica/
Abraços
Alexandra
@cafeviagem
Oi Alexandra!
Muito bacana o post… estou indo para SF agora em agosto e já estou anotando as dicas!
Vou aproveitar para ler os posts sobre o Big Sur e a HW1.
Beijos