O lado gourmet da Rua Coberta de Gramado

A Rua Coberta de Gramado é famosa entre os turistas, um dos pontos mais visitados da cidade. Mas afinal, o que será que atrai tanta gente nessa rua tão pequena ?

evento do Gastronômade durante o Festival de Gastronomia em Gramado
evento do Gastronômade Brasil  durante o Festival de Gastronomia em Gramado

Uma das primeiras atrações da rua é o endereço: está no centro e em frente ao Palácio dos Festivais , atravessando a rua principal de Gramado. Serve, inclusive, de refúgio para os turistas da chuva e do mau tempo.

Faça chuva, faça sol, a Rua Coberta é sempre um bom refúgio
Faça chuva, faça sol, a Rua Coberta é sempre um bom refúgio

Em segundo lugar, sempre bem decorada com flores, a rua se enfeita conforme a estação ou data festiva da cidade.  É palco de muitas atividades que acontecem na Serra como a Páscoa, o Natal Luz, o Festival de Gastronomia, entre outros. Ou seja, um ponto de encontro. Passear por ela é a garantia de saber o que acontece pela cidade e, quem sabe, acompanhar shows gratuitos.

Palco de festas: Páscoa, Natal, Gastronomia
Palco de festas: Páscoa, Natal, Gastronomia

Por fim, quando não é palco de festas, a Rua Coberta atrai mesmo os turistas é com a boa mesa. Saiba que a rua é feita principalmente de restaurantes com suas mesas ao ar livre, pelegos de ovelha e cobertores nas cadeiras, aquecedores, bandas e shows ao vivo. Ao meu ver, é esse o clima especial que encanta os visitantes: sentar entre os pelegos, tomar um café ou fazer uma refeição. Afora os restaurantes, há algumas lojas como as de chocolate (Caracol), artesanato, malharias e livrarias. No entorno da Rua Coberta também é possível encontrar bons endereços gourmets, como a tradicional Casa da Velha Bruxa, o Divino e o Atelier do Café.

Mesas ao ar livre na Rua Coberta - um ponto gourmet na cidade
Mesas ao ar livre na Rua Coberta – um ponto gourmet na cidade que virou o queridinho dos turistas

5  pontos gourmets na Rua Coberta e arredores

O Café Viagem selecionou 5 endereços para quem quer fazer uma paradinha e se aquecer com os sabores da Rua Coberta e seus arredores. Confira abaixo a nossa lista:

Rua Coberta Gramado (8)

1. Bistrot Brillat – fechou!!

Pratos bem servidos, bom atendimento. O restaurante é dos mesmos proprietários do Divino e Pastaciutta, dois clássicos de Gramado. A gente provou o confit de pato e recomenda com louvor, uma delícia. Leva molho de ervas, purê de maça (que adoro) e cenoura baby glaceada. Ouvi falar muito bem do bacalhau. Há também opções de petiscos e da sopa no pão.
Rua Madre Veronica (Rua Coberta ), Gramado
Almoço e Jantar

Tel:(54) 3286-6900
Site:  www.bistrotgramado.com.br

Rua Coberta Gramado (4)
o pato delicioso do Bistrot
o pato delicioso do Bistrot

2. Caracol Rua Coberta

Existem outros pontos do Chocolate Caracol, mas este é um dos mais tradicionais. Perfeito para o café ou a sobremesa. Não deixe de provar o chocolate quente, os sorvetes artesanais e ou o waffle com sorvete e calda de chocolate. A casa também serve refeições, mas nunca experimentei. Sempre curti sentar por lá para adoçar o passeio.
Rua Madre Veronica, 30 – (Rua Coberta), Gramado

Rua Coberta Gramado (10)
Caracol Chocolate (8)

3. Divino

O Divino fica quase em frente à Rua Coberta e ao lado da Igreja de Gramado. Tem um ambiente mais moderno com mesas na área interna e externa. Aliás, se o tempo estiver bom, as mesas ao ar livre são uma excelente pedida para curtir o astral do centro e coração de Gramado. Seu menu tem pratos mais elaborados com massas, frutos do mar, filés e risotos. E ainda: hambúrguer e saladas.

A dica é não dispensar o antepasto com produtos de excelente qualidade (adoro os patês!). Como prato principal, o Stracotto de Cordeiro é de comer ajoelhado. Trata-se de uma paleta de cordeiro de respeito que se desmancha, cozida em baixa temperatura por horas, um molho acompanhado de risoto de açafrão.  O prato é divino, merecedor do nome do restaurante. Ah, não deixe de pedir um vinho tinto, o prato merece! Durante o almoço, oferece também a opção do prato executivo, com preços mais em conta. Para os turistas que sonham com fondue, a casa também tem esta opção (carne, queijo e chocolate). Assim como o Bistrot , o restaurante é dos mesmos proprietários do famoso Pastasciutta.


Av. Borges de Medeiros, 2659 – Gramado
Aberto do almoço ao jantar
Site: www.divinogramado.com.br

Atrás do relógio e em frente à Rua Coberta está o Divino
Atrás do relógio e em frente à Rua Coberta está o Divino
O escandaloso cordeiro do Divino
O escandaloso prato de cordeiro do Divino

4. Casa da Velha Bruxa

O clássico dos clássicos da Prawer, coladinho na entrada da Rua Coberta. Um dos pontos mais tradicionais da cidade. Quando eu era pequena essa casa já era o point de encontro em Gramado. O local sofreu reformas e atualmente o ambiente mudou bastante em relação ao antigo, mas os lanches continuam exatamente os mesmos. A torrada completa, o waffle e o cascão de chocolate são famosos e imperdíveis. São poucas mesas e, por isso, o local vive lotado.
Av. Borges de Medeiros, 772 Gramado
Site: www.prawer.com.br/bruxa

Casa Velha Bruxa (4)
Casa Velha Bruxa (3)
Casa Velha Bruxa (2)
Casa Velha Bruxa

5. Atelier do Café

A passos da Rua Coberta, um ponto para apreciar um simples café entre uma caminhada e a outra pela cidade. O Atelier me conquistou pelo bom cafezinho. Excelente local para relaxar em frente à praça Major Nicoletti, ao lado da Rua Coberta e próximo ao ponto de informações turísticas de Gramado.
Av. Borges de Medeiros, 2656 Gramado

Atelier Cafe
Atelier Cafe Gramado


No mapa abaixo, confira a localização de alguns pontos citados neste post e outras indicações do Café Viagem no entorno da Rua Coberta.

unnamed


SAIBA MAIS


RUA COBERTA DE GRAMADO

A Rua Coberta liga a Av. Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi, e fica próximo ao Palácio dos Festivais. Está situada no centro de Gramado, rodeada de comércio e pontos gastronômicos

LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM

⇒  Post índice completo com dicas de Gramado e Canela | Serra Gaúcha

roteiro-gramado
Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.