Um passeio em Guaíba, cidade berço da Revolução Farroupilha

*Série especial Rota Farroupilha (RS)  – o que fazer em Guaíba

A viagem de 10 dias no projeto Rota Farroupilha (RS)  partiu de Porto Alegre, mas começou de verdade em Guaíba, cidade ao lado da capital gaúcha e conhecida como o “Berço da Revolução Farroupilha”. E como fica do outro lado do lago, com o mesmo nome (Lago Guaíba, que foi chamado por muitos anos de Rio Guaíba), a ideia era fazer a travessia de Catamarã bem cedo ( 9h ). O transporte por água foi inaugurado há poucos anos e se transformou num programa de fim de semana interessante para ver a capital sobre outro ângulo, passear pelo calçadão e almoçar nos restaurantes à beira da orla, como o Caisinho.

Nesse roteiro, descobri que, além de lazer, o programa pode servir também como uma aula de história. Com vocês, o post de largada da viagem pela Rota Farroupilha.

rota farroupilha

O que fazer em Guaíba – principais atrações


1. TRAVESSIA DO CATAMARÃ:
PORTO ALEGRE A GUAÍBA

O ponto de embarque do Catamarã no Cais do Porto seria o local de encontro das blogueiras no início da viagem. Contudo, tivemos um atrapalhado desencontro que acabou sendo o grande perrengue da viagem. As gurias chegaram atrasadas (dorminhocas) e eu parti sozinha em uma manhã cinzenta, repleta de neblina, sem enxergar um palmo na janelinha. Ainda bem que, como num passe de mágica, o dia que prometia ser escuro foi se abrindo, generoso em cores e céu azul.

Ficou ainda mais perfeito quando ganhou a companhia da turma, que acabou chegando atrasada por terra em Guaíba. Por sorte,  tenho fotos de outros passeios de Catamarã para mostrar como a travessia pode ser um programa agradável num dia claro. Ela dura 20 minutos.


Para saber mais sobre este passeio, bilhetes e valores visite o site: www.travessiapoaguaiba.com.br
O embarque em Porto Alegre pode ser feito em 2 locais :
Cais Mauá (Centro) e no Píer do Barra Shopping Sul 

O ponto de partida a Rota Farroupilha (roubei foto de outro passeio que fiz já que o dia começou bem feio)

O ponto de partida a Rota Farroupilha (roubei foto de outro passeio que fiz já que o dia começou bem feio)

catamara-(28)
passeio catamara


2. CHEGANDO EM GUAÍBA
E EMBARCANDO NA JARDINEIRA

O encontro do grupo acabou acontecendo na Jardineira  – ônibus antigo e bem preservado que faz city tour.  O ponto de partida e compra de bilhete do city tour está localizado próximo ao desembarque do Catamarã. O passeio de Jardineira (que dura por volta de 50 minutos) faz uma bela introdução sobre a cidade e sua história. A guia Janaina, vestida a rigor, é pura simpatia. O tour faz a visitação nos seguintes locais importantes:

Casa de Gomes Jardim (dentro do considerado sitio histórico da cidade),
Cipreste Farroupilha,
Vitrine Cultural (onde é mantida a Chama do Milênio),
Mirante e  Escadaria 14 de Outubro.


A Linha Turismo opera de fim de semana e feriados.
Durante a semana, somente mediante a agendamento.
Sábado : 10h45, 11h45, 13h, 14h, 15h, 16h15
Domingos e feriados: 
10h45, 12h, 13h30, 14h30, 15h30
O ponto de partida e de chegada é a Hidroviária de Guaíba.
Valor do passeio: R$ 9 

Tel.: (51 )  3219 4450| 99870330  –   [email protected]

A querida Janaina, guia da Jardineira

A querida Janaina, guia da Jardineira

O dia de inverno começou cinza e foi se abrindo

O dia de inverno começou cinza e foi se abrindo – não dá pra desanimar com o tempo ruim!

A Vitrine Cultural, o Mirante, a Escadaria e a Casa Gomes Jardim, tudo muito próximo

A Vitrine Cultural, o Mirante, a Escadaria e a Casa Gomes Jardim, tudo muito próximo

No espaço Vitrine Cultural com a prenda mirim e o pessoal do turismo de Guaíba

No espaço Vitrine Cultural com a prenda mirim e o pessoal do turismo de Guaíba


3. O QUE APRENDEMOS SOBRE GUAÍBA 

Guaíba foi a primeira cidade da Costa Doce do Rio Grande do Sul. Cidade de Renato Borghetti (mais conhecido como Borghettinho), um dos mais populares tradicionalistas e famoso acordeonista. Recebeu o maior investimento privado do Estado (a partir de 2012): a Celulose Riograndense. José Lutzenberger, ambientalista gaúcho considerado o “pai da ecologia ”, também é importante para a região já que tem um parque de preservação com o seu nome em Guaíba: o Parque Natural Municipal Morro José Lutzenberger (Morro da Hidráulica).

É claro que celulose e preservação não combinam e há uma grande preocupação ambiental com o entorno do município bem como impactos negativos (os mais visíveis são o forte odor dos processos químicos e barulho da Celulose).

passeio em guaiba Rota Farroupilha (12)

4. O CIPRESTE, A CASA GOMES JARDIM E O SÍTIO HISTÓRICO

Nosso foco da viagem por Guaíba, além do turístico, era o fato de deter o título de “Berço da Revolução Farroupilha”. Assim, logo descobrimos que foi à sombra de um famoso cipreste, com mais de 200 anos, que os líderes da revolução se reuniam para planejar suas estratégias para a tomada de Porto Alegre em 1835. A árvore fica bem em frente à casa de Gomes Jardim, um dos grandes líderes da revolução.

Hoje começa a viagem pela #RotaFarroupilha RS. E na sombra deste cipreste de 200 (onde ocorreu o planejamento para o ataque à Capital dando inicio a Revolução Farroupilha), que iniciamos nossa viagem histórica na companhia de amigas guerreiras, ops, blogueiras! #GuaibaRS #RioGrandedoSul

A photo posted by Café Viagem (@cafeviagem) on


E é no entorno da Casa Gomes Jardim, aberta para visitação, que está situado o espaço denominado “sitio histórico” – tombado pelo patrimônio histórico do Estado. Parte do Morro José Lutzenberger também faz parte do sitio histórico.

 

Na Casa Gomes Jardim com Íris Leão e desfilando de prenda

Na Casa Gomes Jardim com Íris Leão e desfilando de prenda

A visita teve o momento "desfilando de prenda"- o tour da Jardineira vai começar a oferecer a oportunidade de se vestir a rigor para fotos

Mais uma do grupo, a Gardênia, curtindo seu momento prenda. Aliás, o tour da Jardineira vai começar a oferecer a oportunidade de se vestir a rigor para este registro. Fica a dica!!!!

A visita à casa, coração do sitio histórico, conta com a simpatia de um casal de anfitriões que herdou a propriedade de seus familiares (família do médico Dr. Gastão Leão).  A dupla afinada apresenta com entusiasmo os momentos marcantes da casa nos capítulos da Guerra dos Farrapos. Quando o passeio é previamente agendado, a senhora Íris Leão recebe carinhosamente os visitantes com cafezinho e bolinhos de chuva.
passeio em guaiba Rota Farroupilha
Na minha opinião, a atração da casa vale mais pela apresentação do casal do que pelos objetos expostos. Representa a identidade e preservação da história e da arquitetura gaúcha. Dona Íris ressalta a importância de José Gomes de Vasconcelos Jardim – maçom, médico e militar que foi presidente da República Rio-Grandense quando Bento Gonçalves foi preso. A propriedade serviu de QG aos revolucionários e só foi tombada em 1994.

Casa Gome Jardim Iris Leao

Enfim, foi curioso descobrir que, de uma forma simbólica, a casa representa o início e o fim da Revolução Farroupilha. O motivo? Bem, foram nessas paredes que os líderes se reuniam para planejar a revolução, certo? Mas também foi por lá que faleceram dois protagonistas dessa história: Gomes Jardim e Bento Gonçalves. Literalmente do início ao fim.

CASA GOMES JARDIM

Aberto fins de semana e feriado das 10h30 às 17h
Durante a semana a visita precisa ser agendada.
Taxa de visitação: R$ 3
Tel.: (51) 24801159 e 99717796

O quarto onde faleceu Gomes Jardim e Bento Gonçalves

O quarto onde faleceu Gomes Jardim e Bento Gonçalves

Até a próxima, Dona Íris. Obrigada por tudo

Até a próxima, Dona Íris. Obrigada por tudo

5. DICA DE ALMOÇO EM GUAÍBA 

Para o programa ficar completo e gostoso (pelo menos pra mim) tem que ter prato típico ou famoso da região. No caso de Guaíba, recebemos três ótimas indicações: o Clow Café (para doces, lanches e cafés especiais), o almoço campeiro do CTG (que precisa ser agendado para grupos) e o delicioso restaurante Caisinho que tem a vista mais linda de Porto Alegre pela Lago Guaíba (dá pra ver até o Beira-Rio e a Arena do Grêmio!).

No Caisinho, comemos uma deliciosa salada de entrada e pratos de peixe com camarão que estavam ótimos e bem servidos.  Além dos peixes, o cardápio oferece filés e massas. Mas recomendo fortemente o peixe!

Restaurante Caisinho

Abre todos os dias para almoço e jantar de segunda a sábado.
Avenida João Pessoa, 1240 – Centro
Tel.: : (51) 3055-6222

Site: www.caisinho.com.br

curtindo a vista incrível do restaurante Caisinho

curtindo a vista incrível do restaurante Caisinho

Começamos bem a viagem, certo?

Começamos bem a viagem, certo?

Tudo isso aconteceu em uma surpreendente manhã que começou nublada e cinza e terminou à mesa em um céu azul para que a gente seguisse nosso caminho da Rota Farroupilha. O dia ainda incluiu visita às cidades de Camaquã e São Lourenço do Sul (onde dormimos).

passeio em guaiba Rota Farroupilha (22)

Pegamos o carro no estacionamento em frente à orla e seguimos nosso destino

Pegamos o carro no estacionamento em frente à orla e seguimos nosso destino

 

 

SAIBA MAIS

GUAÍBA – CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
RIO GRANDE DO SUL | BRASIL
A cidade de Guaíba foi o primeiro destino do nosso roteiro pela Rota Farroupilha no RS. Ainda no primeiro dia de viagem, fizemos as cidades de Camaquã (à tarde) e dormimos em São Lourenço do Sul. onde jantamos no Tropicalis e nos hospedamos no Hotel Três Figueiras.

Roteiro resumido da manhã em Guaíba:
Passeio de Catamarã POA / Guaíba
City Tour Jardineira
Almoço Caisinho

 

ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE ROTA FARROUPILHA RS 

 

POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA

GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA

SÃO LOURENÇO DO SUL  -5 MOTIVOS PARA VISITAR  A CIDADE

RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR

PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL 

FRONTEIRA – RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING

FRONTEIRA: BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI

FRONTEIRA : QUEJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL  – A MELHOR COMPRA DE RIVERA

FRONTEIRA: PARRILLA DO GALPÓN EM RIVERA

FRONTEIRA: A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO EM SANTANA DO LIVRAMENTO

ROSÁRIO DO SUL:  visita ao vinho da Kombi e a vinícola Routhier & Darricarrère 

SÃO GABRIEL E  AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS 


A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o  Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS  e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.
Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
monica disse:

Gostaria muito de fazer este programa! mas só tenho durante a semana, como faço?

É possível fazer este programa durante a semana, sem problemas.

ALBERTO MACAGNAN disse:

gostaria de fazer esse programa completo.

DIOJANIA CHIARADIA disse:

bom dia!! O restaurante caisinho ainda funciona? vamos hoje fazer o passeio de catamarÃ, QUAL O VALOR POR PESSOA NA JARDINEIRA?

Infelizmente acho que o restaurante Caisinho fechou ou foi vendido durante a pandemia.
Se fores, por favor me conte
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

DIOJANIA CHIARADIA disse:

TERIA MAIS OPÇÕES DE RESTAURANTES?

error: Content is protected !!