Onde comer em Berlim (Alemanha) é um post para famintos por aventuras gastronômicas. Gosta de comer bem e em lugares descolados? O bairro de Kreuzberg é o paraíso dos foodies em Berlim. Kreuzberg é uma área vibrante, jovem e alternativa. Desde 1989 o bairro se transformou no queridinho dos imigrantes e dos jovens criativos. Mercados, street food e cozinhas com temperos do mundo inteiro são uma das características fortes de Kreuzberg, um prato cheio para provar em Berlim.
Onde comer em Berlim: Kreuzberg, epicentro gourmet e hipster
Dois motivos são essenciais para uma aventura gastronômica em Kreuzberg:
1. é super em conta!
2. une vários saobres deliciosos do mundo inteiro em uma só área, a rua Bergmannstrasse (ou Bergmannstraße) e arredores.
A dica de onde comer em Berlim deste post do Café Viagem foi dada pela guia brasileira em Berlim que fizemos o tour na cidade (veja aqui o tour). Pedi para ela uma recomendação de um lugar astral para jantar em Berlim e a Fátima me indicou a rua Bergmannstrasse e seus arredores em Kreuzberg. Bravo! Dica certeira. Amei.
Onde comer em Berlim: restaurantes em Kreuzberg
Chamada “Bergmannkiez”, a região é uma área vibrante com muitos restaurantes, lojas, cafés e lojinhas em torno da agitada rua Bergmannstrasse. Abaixo, selecionei endereços que provei em uma só noite, dividindo pratos e lanches com meu marido.
Como chegar à Bergmannstrasse em Kreuzberg
No fim de tarde, pegamos o metrô e descemos na estação U-Bhf Mehringdamm. Caminhamos duas quadras longas até a rua Bergmannstrasse. Outra opção é descer na estação Bhf Gneisenaustrasse (perto do mercado citado abaixo).
Onde comer em Berlim na área de Kreuzberg
1. Knofi
No início da caminhada pela rua Bergmannstrasse , a delicatessen turca Knofi me chamou a atenção. Um colorido lindo nos produtos da parede e nas comidinhas prontas com antepastos que pareciam divinos. Vale a pena conferir a atmosfera incrível desse templo gourmet considerado um dos melhores locais de café e deli em Berlim.
Deli Knofi
Bermannstrasse 11, Kreuzberg
www.knofi.de
2. Pagode Thai Kitchen
O Pagode é um restaurante tailandês muuuuito simples e sem frescuras na rua Bergmannstrasse. Foi dica da Fátima que adora o local. Você escolhe o prato e ele é elaborado na sua frente. Apenas um balcão divide a cozinha do cliente. Eu e meu marido provamos juntos um prato tailandês com uma cerveja e pagamos 10 euros.
Bergmannstrasse 88, Kreuzberg
www.pagode-thaifood.de
3. Umami
Restaurante vietnamita. Saímos do Pagode e nos sentamos na calçada em uma mesinha simpática desse restaurante movimentado e bem decorado. Por lá, nos arriscamos em mais uma experiência gourmet. Pedimos apenas um prato (o menos apimentado do cardápio). Mojo tomou uma cerveja e eu pedi um cálice de vinho pinot grigio. Perfeito, mas aviso: mesmo o prato menos apimentado da casa é bem forte, viu?
A conta deu 19 euros com a gorjeta da atendente.
Umami
Bergmannstrasse 97, Kreuzberg
www.umami-restaurant.de
4. Marheineke Markthalle (mercado)
Depois de encontrar vários restaurantes ótimos, ainda topamos com esse mercado lindo, também situado na Bergmannstrasse. Flores, cafés, frutas, pães e outras comidinhas locais, orientais e orgânicas. Há uma área gastronômica com lanches e restaurantes. Super astrallll!
Nos fins de semana, próximo do Marheineke Markthalle tem um feira de antiguidades.
Marheineke Markthalle
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados das 8h às 18hs.
Marheinekeplatz 15 (estação de metrô mais próxima: Gneisenaustrasse, da linha U7).
meine-markthalle.de
Em Kreuzberg há outro mercado gourmet imperdível para um almoço, o Markthalle Neun !
5. Curry 36
Em pleno mês de maio, começou a escurecer às nove da noite. Nesse horário, a Bergmannstrasse estava ainda mais movimentada e alegre. Seguimos nossas provas pela rua e deu tempo de passar em um supermercado por ali para comprar uma garrafa de água. Quando achamos que já era hora de partir, no caminho para a estação de metrô de Mehringdamm, encontramos duas filas grandes de dois ícones do fast food de Berlim, um em frente ao outro. Claro que provamos os dois: Curry 36 e Mustafa.
O primeiro que provamos foi o Curry 36, clássico do currywurst, a salsicha alemã com o molho famoso com curry e ketchup. Um lanche lendário. E a mais de 30 anos, o Curry 36 é um dos locais principais de Berlim para provar este ícone gourmet. Vai por mim. De lamber os dedos. Preço de lanche, nem lembro o valor. Mas é em conta.
Curry 36
Mehringdamm 36 Berlim
Site curry36.de/de
6. Mustafa’s Gemüse Kebap
O segundo ponto para provar um dos lanches mais famosos de Berlim é o Mustafa’s Gemüse Kebap. Prepare-se pois a fila é imensa. Aliás, Kebab é um dos pratos clássicos de Berlim, tradição alemã assim como a currywurst ou o chucrute. E o Kebab do Mustafa supera todas as expectativas. Não é por menos que é super bem avaliado por internautas como um dos melhores kebab de Berlim. Desde 2017, abriu filial em Munique.
Mustafa’s Gemüse Kebap
Mehringdamm 32
Por fim, diria para ir com fome de aventuras gourmets étnicas por essa região de Kreuzerberg. É um prato cheio.
E você, tem alguma dica dessa região para compartilhar e deixar nos comentários deste post?
Mapa com onde comer em Kreuzberg
Resolva fácil sua viagem para Berlim
—– HOTEL EM BERLIM : reserve aqui com a facilidade de cancelamento gratuito em algumas acomodações
—– SEGURO VIAGEM COM CUPOM DE DESCONTO: compare aqui planos e valores para melhor seguro viagem
—– ALUGUEL DE CARRO NA ALEMANHA: faça aqui a busca entre as melhores locadoras de veículos com melhor preço
—– TOURS E INGRESSOS BERLIM : pacotes, transporte e ingressos
—– VIAJE CONECTADO: compre aqui seu chip de celular Europa e tenha internet livre saindo do Brasil
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?