Quando estava programando esse roteiro, não encontrei conteúdo com boas dicas de onde comer em Cervinia no Vale da Aosta (Itália). Trata-se de um destino de inverno exclusivo e estação de esqui com um grande diferencial: a boa gastronomia italiana com influência dos vizinhos de fronteira, Suíça e França. Logo, se você é apaixoando por comer bem e neve, sugiro fortemente incluir Cervinia na sua lista de desejos. E aproveite para devorar este post feito por uma faminta por viagens, vinho e boa mesa.
Onde comer em Cervinia no Vale de Aosta Itália
Primeiramente, deixa eu te localizar: Cervinia, oficialmente conhecida como Breuil-Cervinia, está situada bem ao norte a Itália, na região do Vale de Aosta, nos Alpes italianos. A partir de Milão, são 180 km. É a menor região italiana, em meio aos Alpes e cercada por quatro das montanhas mais altas de toda a Itália e da Europa (Monte Bianco, Monte Cervino, Monte Rosa e Gran Paradiso).
Nós visitamos Cervinia durante o inverno, mas a região também oferece algumas atividades de verão.
+ Veja aqui o post sobre principais atrações em Cervinia Vale de Aosta Itália
+ Onde ficar: nossa dica de hotel em Cervinia na Itália
Gastronomia alpina com influência suíça e francesa
O vilarejo de Breuil-Cervinia está aos pés do imponente Monte Cervino (ou Matterhorn de 4478 metros) – montanha que inspirou o formato do chocolate Toblerone.
A gastronomia do Vale de Aosta tem influência suíça e francesa por conta da sua posição geográfica. Cervinia faz fronteira com Zermatt na Suíça. Já Courmayeur (também no Vale de Aosta) está localizada aos pés do Mont Blanc na fronteira com a França.
O que provar em Cervinia no Vale de Aosta
Antes de dar as dicas de onde comer em Cervinia no Vale da Aosta, vale a pena anotar algumas comidas típicas da gastronomia alpina da região. Por conta do frio rigoroso nas montanhas, os pratos são mais robustos e, quase sempre, levam queijo.
Alguns destaques culinários do Vale da Aosta na Itália são:
- Queijo Fontina DOP: símbolo gastronômico do Vale de Aosta na Itália. Feito a partir de leite de vaca. Sabor suave, com notas de nozes. É usado em muitos pratos tradicionais nos restaurantes de Cervinia, como por exemplo derretido na polenta (acompanhamento de carnes de caça).
- Fondue: normalmente feito com queijo fontina DOP do Vale d´ Aosta.
- Embutidos
- Tegole d’Aosta: biscoito de avelãs e amêndoas, típicos da região, servidos como sobremesa com com café ou grappa.
- Vinhos do Vale de Aosta: como o Torrette (blend da uva Petit Rouge com outras variedades locais) e o Fumin (um tinto mais robusto). Os vinhos DOC do Vale de Aosta são o resultado de um intenso trabalho dos produtores nessa região íngreme cercada por grandes montanhas.
- Sopa valpellinentze oy Zuppa Valdostana: sopa robusta e rústica, feita com pão e Fontina, tudo gratinado no forno. Uma delícia no inverno!
- Genepy: licor típico das montanhas desta região de Aosta. Feito com uma planta (o absinto ou artemísia). O Génépy tem Indicação Geográfica protegida (Génépy della Valle d’Aosta)
Dicas de onde comer em Cervinia Vale de Aosta: restaurante e bares
No centrinho da vila de Cervinia você encontra ótimas opções de bares e restaurantes em chalés alpinos, como o Snowflake e o Grivola. Para quem procura algo mais sofisticado, o Wood – cozinha contemporânea com estrela Michelin – é uma dica certeira.
Muitos hotéis também oferecem excelentes restaurantes abertos ao público (sob reserva), como o Principe della Nevi (Snowflake), o Saint Hubertus Restaurant (no Resort de mesmo nome) e o restaurante do VRetreats Cervino (hotel que nos hospedamos).
Na montanha, estão algumas das pérolas gastronômicas de Cervinia, como La Bricole e o Chalet Etoile, aberto desde 1974. O descolado Rocce Nere é um bistrô de montanha de fácil acesso mesmo para quem não esquia (mas é preciso pegar o teleférico).
Comer em Cervinia: bares e restaurantes no centro
1. Snowflake – o restaurante e bar do hotel Principe delle Nevi. O Après ski no bar do hotel é sempre bem animado com música e drinks.
2. Restaurante Grivola – na rua principal do centrinho da vila de Cervinia, adoramos. Sugiro para almoço ou jantar. Também serve pizzas e faz parte de um hotel, o Art Hotel Grivola. Média valores dos pratos: 18 a 26 euros.
3. Bar e restaurante Casa Montana – um gastropub, ideal para drinks no fim do dia.
4. Wood – restaurante com cozinha sueca e italiana, para quem procura gastronomia com estrela Michelin. Instagram @woodcervinia
5. Supermercado e Enoteca – para quem aluga apartamento ou quer fazer economia, tem um supermercado bem central. E ao lado, uma enoteca com produtos regionais.
Anote: Crai (Frazione Breuil Cervinia, 11028) e Cervinia Gourmet @cerviniagourmet
Comer em Cervinia: bares e restaurante na montanha
6. Cretaz – um lanche e chocolate quente no início da montanha no restaurante e café do Hotel Cretaz. Site www.hotelbaitacretaz.com/restaurant
7. La Bricole – comida maravilhosa e ambiente idem. Não deixe de pedir o chocolate quente. Site: www.ristorantebricolebricolette.com
8. Chalet Etoile – aberto desde 1974, é considerado um dos melhores da estação de Cervinia. Um chalé histórico. Instagram @chaletetoile
9. Rocce Nere – amplo restaurante e bar que serve tanto lanches quanto pratos mais elaborados. Desde pizzas a pratos com carnes e massas. Fica na Plain Mason, estação de teleférico com acesso para várias pistas. E ainda: conta com uma deliciosa área externa para sentar sob o sol.
Site: roccenerecervinia.com
10. Alpage – romântica cabana de montanha em uma posição mais isolada, a alguns quilômetros antes de Breuil-Cervinia. Oferece pratos tradicionais como polenta, fondues, raclette. Na Localidade Lago Blu 4, Breuil-Cervinia, Valtournenche
Site: alpage-cervinia.com
Dica de Hotéis em Cervinia Vale de Aosta
Nos hospedamos e adoramos o VRetreats Cervino. Veja aqui o post.
Abaixo, outras dicas:
+ GUIA Cervinia Vale de Aosta Itália: o que fazer, onde ficar, como chegar, quanto custa
SAIBA MAIS
Breuil-Cervinia Valle de Aosta /Valle d’Aosta
Itália
Site oficial de turismo Vale de Aosta: www.lovevda.it
Instagram @valledaosta
Informações e mapa montanha Cervino Ski P aradise: www.cervinia.it
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?