De volta ao Rio com filhos, a vista ao Museu do Amanhã por dentro e por fora era um programa certeiro do nosso roteiro. E a atração acabou sendo nosso primeiro destino em família na Cidade Maravilhosa, paraíso da beleza e do caos. Desde a sua inauguração, em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã virou cartão postal do Rio de Janeiro. Imperdível tanto por dentro quanto por fora, é mais do que um museu. É uma obra arquitetônica impressionante, uma escultura em plena orla da efervescente Zona Portuária (Porto Maravilha).
Fica a dica: toda a área revitalizada ao redor do Museu do Amanhã e da orla da Zona Portuária merece também uma visita. Ou seja, programe o seu dia para visitar o Museu do Amanhã e, quem sabe, incluir no trajeto: Praça Mauá, MAR (Museu de Arte do Rio), CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), Candelária, Boulevard Olímpico, AquaRio, entre outros.
O Museu do Amanhã por fora
Do lado de fora do Museu do Amanhã, há vários locais para fotos lindas da família. Prepare a câmera. Em frente ao Museu do Amanhã, está a Praça Mauá com o letreiro do RIO TE AMO. E ainda: o prédio do MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro) que rende uma foto do alto do prédio onde há um restaurante e café.
Logo que inaugurou, o Museu do Amanhã formava filas gigantescas. Contudo, o movimento foi se tranquilizando e hoje, exceto em feriados e férias escolares, já está bem mais fácil comprar o ingresso na hora sem enfrentar longas esperas.
A construção é obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Trata-se de um marco na revitalização e mudança de paisagem do Porto Maravilha (Zona Portuária). Desde o Museu do Amanhã, toda essa área da Praça Mauá ganhou uma vida nova.
Em 2016, o Museu do Amanhã recebeu destaque internacional no Leading Culture Destinations Awards, prêmio britânico considerado o “Oscar dos Museus”. Ao meu ver, o grande impacto do Museu do Amanhã é o conjunto da obra: prédio + paisagem! O formato do prédio do museu aguça a imaginação e os olhares dos curiosos nos mais diversos ângulos. É show! O formato do prédio seria um peixe, um barco, um avião ou um pássaro? Uma nave espacial ou um robô Transformer? Conta aí o que você acha…
E o impacto visual vai se transformando conforme a luz do dia. E isso deixa tudo ainda mais interessante. Nós fomos pela manhã, perto do meio-dia. Mas fim de tarde tem outra luz, outra fotografia.
O Museu do Amanhã por dentro
O Museu do Amanhã por dentro apresenta espaço interativo e sensorial de ciências dedicado a explorar possibilidades de construção do futuro.
O percurso narrativo é norteado por cinco perguntas – “De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?”
Durante todo o circuito crianças e adultos são convidados a tocar, experimentar e mexer em tudo. O museu tem exposição permanente e atrações temporárias. É sempre bom conferir a programação no site para ver as novidades: www.museudoamanha.org.br/pt-br/programacao
A Sala Cosmos do Museu do Amanhã
A sala Cosmos bem no centro do museu e início da exposição é uma das atrações mais concorridas. Recomendo entrar no museu e seguir direto para a fila do Cosmos. A sala apresenta um vídeo de 360 graus sobre a história da humanidade. Aviso: crianças menores de 5 anos e pessoas acima dos 60 anos tem fila especial e prioritária.
Após o vídeo da sala Cosmos, fomos passando pelos ambientes sensórias e interativos com telas, painéis e esculturas.
Vista da Baía de Guanabara no Museu do Amanhã
Não deixe de caminhar até o fundo do museu onde há uma vista linda para a Baía de Guanabara. Observe a Ponte Rio-Niterói e a ilha de Treinamento da Marinha e admire o visual a perder de vista.
Loja, Restaurante e Café do Museu do Amanhã
Quem fica com fome ou sede pode recorrer ao restaurante e café orgânico do museu com ambiente bem agradável. E é quase impossível escapar de uma visita à loja do Museu do Amanhã que tem objetos de muito bom gosto, com design lindo.
Apesar de tantas atrações, o que mais achei impressionante foi mesmo a obra arquitetônica. Junto com a paisagem, ela é a grande estrela desse novo ícone carioca. Parabéns, Rio!
É uma zona segura?
Todas as fotos deste post foram tiradas no meu celular pois fiquei com medo de levar a câmera fotográfica. Ledo engano. Ao término do passeio achei a área mais segura e limpa do que muitas do Rio de Janeiro (inclusive em comparação à Zona Sul). Vi policiais e nenhuma confusão. Mas sabe como é o Rio, né? Melhor prevenir. Mas fica a dica para você não ter medo de explorar a área ou tirar fotos.
Dicas de Programas para incluir no Roteiro em família da Zona Portuária
-Subir o Mosteiro de São Bento pelo elevador, no final da Rua Dom Gerardo. Aos domingos, às 10h, tem missa em canto gregoriano
-Praça Mauá
-Museu de Arte do Rio (MAR) -com almoço no Restaurante Mauá que tem vista linda da Praça Mauá e do Museu do Amanhã
-Almoço no Cais do Oriente (próximo ao CCBB)
-Visita ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB)
-Igreja Nossa Senhora da Candelária
-Pira Olímpica
-Complexo Cultural da Marinha
-Boulevard Olímpico
– AquaRio
SAIBA MAIS
MUSEU DO AMANHÃ
Praça Mauá, 1 – Centro
Rio de Janeiro | RJ – Brasil
Site:www.museudoamanha.org.br
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h), inclusive feriados.
INGRESSOS
Entrada R$ 30 (inteira) e meia entrada R$ 15 (valor em julho 2022)
Entrada gratuita às terças-feiras
INGRESSOS ONLINE COM HORA MARCADA:
museudoamanha.org.br – principalmente em Alta temporada como o mês de julho, é bom garantir seu ingresso pelo site com hora marcada!
O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Máster. O projeto conta também apoio da Shell de do Governo do Estado. O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) é responsável pela gestão do museu.
PLANEJE SUA VIAGEM AO RIO COM FILHOS
Encontre o seu hotel no Rio de Janeiro no Booking.com
Alugue carro no Rio de Janeiro na Rentcars em até 12X
VEJA + Dicas do Rio no Café Viagem
COMO IR DE VAN OFICIAL PARA O CRISTO REDENTOR NO RIO
Visitando o AquaRio – o maior aquário da América do Sul
Veja como é o novo TOUR MARACANÃ – visita guiada ao templo do futebol brasileiro
ONDE COMER EM COPACABANA – ACHADOS GASTRONÔMICOS
6 CAFÉS PARA CURTIR EM COPACABANA, RIO
RIO COM CRIANÇAS – DICAS E MAIS DE 16 ATRAÇÕES
Caminhada pela Pista Claudio Coutinho – ao lado do Bondinho Pão de Açúcar
A NOSSA EXPERIÊNCIA NO HOTEL COPACABANA PALACE
CAFÉ DA MANHÃ NA ZONA SUL DO RIO – DICAS ESPECIAIS
FÉRIAS EM FAMÍLIA EM ARRAIAL DO CABO
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Estou participando do 19° Encontro USP Escola e citaram o museu fo amanhã. Acessei prlo meu celular e gostei muito. Gostaria de mais informações e mais fotos. Aguardo o contato. Desde já agradeço. Érica
O ingresso agora custa 30,00 e 15,00 meia entrada, terça gratuita porém com ingressos limitados, chegamos lá já haviam se esgotado.
Obrigada, já atualizei no post o valor dos ingressos do Museu do Amanhã
Abs
Alexandra do Café Viagem
Amei o Museu do Amanhã
Oi Paulo
Bom saber que segue um programa imperdível no Rio de Janeiro
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/