Roteiro Lençóis Maranhenses – a emoção de lavar a alma
O roteiro Lençóis Maranhenses é uma viagem de pura emoção. A Expedia Brasil me convidou para compartilhar minha experiência nesse destino imperdível do Brasil com os leitores do Café Viagem. A atração é um dos três grandes destaques da Rota das Emoções no Nordeste. Essa obra de arte da natureza, um paraíso imensurável em sentimento, bem que poderia ser apresentado apenas com fotos por aqui (ou, ainda, com o meu pulo sem noção de felicidade logo abaixo!). Porém, acho que cada dica é valiosa para que a visita seja memorável. Abaixo, alguns detalhes da minha experiência para você anotar, pesquisar e sonhar com a próxima viagem a esse paraíso brasileiro.
SOBRE A ROTA DA EMOÇÕES
A Rota das Emoções foi criada em 2005, em parceria com o SEBRAE. Faz parte de um o roteiro que integra as principais atrações turísticas dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. No total, a rota abrange 14 municípios, mas seu grande destaque vai para 3 santuários ecológicos localizados na costa do nordeste brasileiro: o Parque Nacional de Jericoacora (Ceará), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão).
A viagem poder ser feita planejando todo o roteiro ou parte dele, depende do tempo que você terá disponível. Para fazer os Lençóis Maranhenses a partir do município de Barreirinhas sugiro no mínimo 3 dias cheios, pois além dos Lençóis você fará passeios incríveis pelo Rio Preguiças.
A ajuda de uma boa operadora local é fundamental para reservar transportes e passeios (abaixo indico algumas agências de confiança e cadastradas na Rota das Emoções).
Roteiro Lençóis Maranhenses
Se a rota promete emoções, o Parque Nacional Lençóis Maranhenses é um prato cheio. Sensibiliza o olhar e provoca sensações únicas. Além de ser Patrimônio Natural da Humanidade, é considerado o único deserto do mundo com inúmeras lagoas, formadas a partir do acúmulo das chuvas entre 155 mil hectares de dunas. Saiba que o banho por lá é abençoado, para sair renovado. Energia pura. A temperatura da água é extremamente agradável.
Como chegar aos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está situado no Maranhão, nos municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Paulino Neves, Barreirinhas e Santo Amaro. As principais portas de entrada para visitar o santuário ecológico são por Barreirinhas (considerada o “portal“ e coração dos Lençóis), Santo Amaro e Paulino Neves.
Ficamos hospedados em Barreirinhas (que tem boa estrutura hoteleira) e foi de lá que partimos às 8 da manhã para visitar os Lençóis. Primeiramente pegamos uma “jardineira”, depois uma balsa e, por fim, um veículo 4 x 4 (da agência São Paulo Ecoturismo ) que enfrentou uma estrada para um off road de respeito. Nem ouse ir por conta própria, pois além de precisar de um bom 4×4 será preciso autorização do ICMBio para entrar no Parque dos Lençóis. Todo o trajeto (do hotel até o parque) durou por volta de 40 minutos.
Já dava para sentir a aventura no caminho. Nosso carro pifou, coisas que acontecem quando se chega tão próximo da natureza. Mas em 15 minutos tudo estava resolvido. Foi até divertido…
Circuito Lagoa Azul – Lençóis Maranhenses
Não existe apenas um roteiro para visitar os Lençóis, que por sinal são imensos. Mas há , os principais. E um deles, foi o que visitei através de Barreirinhas, o CIRCUITO DA LAGOA AZUL. Foram 4h30 de tour com dois guias para um grupo de 12 pessoas. O guia é necessário pois é ele quem vai indicado o caminho da trilha pelas dunas e apresentando cada lagoa surreaaaalllll, minha gente!
As Lagoas do nosso roteiro Lençóis Maranhenses – Circuito Lagoa Azul
Fomos caminhando de uma lagoa para a outra: Lagoa da Preguiça, Lagoa Toyoteiros, Lagoa da Esmeralda, Lagoa Azul e, por fim, voltamos pelo outro lado da primeira lagoa que conhecemos, a da Preguiça. Os melhores banhos foram na Lagoa Esmeralda e na Azul. Incrivelmente o 3G do celular funcionava no deserto (como?).
É preciso estar preparado para caminhadas com dunas íngremes, ventos e muita areia por todos os cantos. Uma garrafinha de água é essencial na mochilinha. E é preciso, também, estar preparado para o impacto da paisagem que se descortina diante dos olhos. O coração se apaixona pela imensidão das dunas entre o verde e azul das lagoas que mais parecem uma miragem…
No fim do trajeto encontramos uma flor solitária na ponta da Lagoa da Preguiça (da família das vitórias régias). Mais um sinal da riqueza natural incrível desse ambiente único no planeta.
*Este post recebeu o incentivo da Expedia Brasil.
SAIBA MAIS
PARQUE DOS LENÇÓIS MARANHENSES
MARANHÃO | BRASIL
⇒ Veja aqui o post com todo o Roteiro da Rota das Emoções
⇒ Quando ir: para ver as lagoas cheias a data mais indicada é de maio a agosto. No quesito horário, fizemos o tour pela manhã (das 9h até as 13h) que tem movimento mais tranquilo. À tarde, com temperaturas mais agradáveis e a paisagem do pôr do sol, o movimento de turistas é mais intenso.
⇒ Quem leva: nosso passeio descrito acima (transporte e guias) foi feito com a agência SÃO PAULO ECOTURISMO. Outras empresas credenciadas pelo SEBRAE que também fazem o passeio são: Lençóis Ecoturismo | Ponto a Ponto Tur | NATUR | TROPICAL ADVENTURE
⇒ Não esqueça: vista roupas leves (é quente), leve um chapéu bem apertado na cabeça (para o vento não levar!), garrafinha de água e óculos escuros. Já vá com protetor solar no corpo. E proteção para a lente câmera já que a areia vem por todos os lados.
⇒ Hospedagem: ficamos hospedados na Pousada Murici em Barreirinhas, de frente para o Rio Preguiça – recomendo fortemente.
⇒ Viajaram comigo e também tem dicas dos Lençóis e da Rota das Emoções: Roberta do Territórios, Anderson do 3em3 , Maurício do Aventureiros e Luís do Blog Boa Viagem
*A autora viajou para a Rota das Emoções a convite do SEBRAE em parceria com empresários de turismo da Rota. Apesar do convite, as dicas e opiniões expressas no relato dessa experiência são totalmente pessoais e isentas.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Parabens pela descrição me ajudou bastante a montar meu roteiro.
Obrigada Cirisley!! Desejo uma viagem maravilhosa para você.
Abraços
Alexandra do Café Viagem
Olá boa noite, ano que vem estarei viajando pra la também em março. Muito obrigado pelas dicas vou me programar direitinho. um abraço