O hotel Laje de Pedra é um empreendimento que faz parte da história de Canela e da Serra Gaúcha. E ainda: faz parte da infância, da lua de mel e da adolescência de muitos gaúchos. Aliás, o Laje (apelido carinhoso que recebe dos seus visitantes) foi bem famoso na década de 80, um hotel que inovou na região quando inaugurou em 1978 com 250 quartos, uma megaestrutura para a época e uma arquitetura que impressionava pelas formas arrojadas e pelo tamanho. Nesse período, Gramado e Canela nem faziam parte do grupo de destinos de viagem preferidos dos brasileiros, muito menos tinham todas as atrações turísticas que têm hoje.
O Laje de Pedra foi projetado por Edegar Graeff sobre alguns esboços de Oscar Niemeyer para o mesmo grupo imobiliário que depois construiu em Jurerê, Santa Catarina. Desde sempre, a área infantil, a insuperável reserva verde nativa e a vista do Vale do Quilombo que cerca o hotel foram os seus grandes destaques. Em seus arredores, o hotel também tem casas exuberantes pois faz parte de um condomínio em meio a um bosque tranquilo e seguro. A paisagem é tudo de bom!
Mas é claro que sendo mantido pelo mesmo grupo familiar até hoje, um hotel desse porte e tamanho ficou devendo no quesito renovações na decoração. Muita coisa já foi revitalizada, e ainda está sendo. Em minha última visita ao hotel, tive a chance de me hospedar nas suítes mais novas (ala das Camélias). São superconfortáveis,comportam uma família no mesmo quarto (casal e e filhos). Recomendo fortemente. Também fiquei em uma ala mais simples, econômica e renovada quando me hospedei no verão no hotel.
Além das lembranças de outros tempos com a família e filhos ainda pequenos, tive recentemente momentos muitos especiais no Laje de Pedra quando me hospedei por lá junto com um grupo de BLOGUEIRAS GAÚCHAS DE VIAGEM EM FAMÍLIA. Foi um imenso prazer receber o convite do hotel para esse encontro único com presença de tanta gente querida.
Foram 7 blogs reunidos em um mesmo fim de semana com bate-papo aberto ao público para falar sobre viagens com filhos, dicas e passeios pelo mundo e pela Serra Gaúcha. De quebra, aproveitamos o hotel e os passeios por Canela. Estavam lá: Café Viagem, As Passeadeiras, Felipe o Pequeno Viajante, Malas e Panelas, Vou Viajar, Viagens que Sonhamos e Viagem Simplesmente.
Enquanto a mulherada tagarelava pelos ambientes do hotel no fim de semana, a gurizada curtia o espaço kids com monitoras e jogos de fliperama. O local é chamado de Mundo Encantado do Capitão Quati. Sim, o Laje de Pedra tem como mascote o Quati que diverte até os adultos.
As crianças ainda se jogaram na piscina aquecida já que as piscinas ao ar livre são próprias para o verão.
Teve gente que saiu de bike (o hotel aluga bicicletas por um preço bem em conta) para curtir a área lago. A paisagem é uma das mais lindas para tirar foto da família (no outono é um escândalo!). Vale a pena incluir essa caminhada (ou passeio de bike) no seu roteiro.
Afora as piscinas, o hotel também tem quadras de esporte, sala fitness e spa (confesso que com tanta programação não deu tempo de ir lá dar uma conferida no spa ou no fitness).
Contudo, não há nada melhor no Laje de Pedra do que curtir a varanda debruçada sobre o VALE DO QUILOMBO. O visual é arrebatador. E inicia no CAFÉ DA MANHÃ que tem ambiente todo envidraçado para a paisagem do vale.
E o café da manhã é imenso em opções. O que mais me impressionou foi a variedade de frutas. Aliás, a salada de frutas é uma delícia.
Na mesa light, há opções diet e um saboroso suco verde. O café da manhã ainda conta com ovos mexidos, pães, cucas, bolos e a famosa cueca virada (receita típica da região com açúcar e canela).
Além do restaurante e coffee shop, o Laje de Pedra oferece uma FEIJOADA tradicional e completa nos sábados de inverno, para hóspedes e público em geral.
Dica esperta: não dispense as saladas que são ótimas. Os acompanhamentos, idem.
Ah, reserve um espaço para as sobremesas, o quindim e a ambrosia foram a minha perdição. A feijoada é uma pedida certeira para quem quer se esquentar e curtir a sala grande da lareira junto ao visual do Vale. O bufê é servido até as 15h. Para queimar as calorias, aproveite para dançar com a música ao vivo que fica animada quando o Quati aparece para animar as crianças durante a refeição !
Por fim, sempre fui ao Laje de Pedra com grupos de amigos. Acho que o hotel é ideal pra reunir amizades e a família. Ah, mais uma dica importante: é um hotel para quem está de carro já que, mesmo apesar da proximidade, é preciso dirigir até as atrações e áreas principais de Canela e Gramado. O estacionamento do hotel é gratuito.
Não deixe também de dar um pulo no Parque da Ferradura que tem parceria com o hotel (a vista do mirante é linda!).
E pra quem quiser se hospedar por lá mas procura quartos equipados com cozinha, vale a pena dar uma olhada nos flats do MOUNTAIN VILLAGE – um anexo que usa a estrutura de lazer do hotel Laje de Pedra.
SAIBA MAIS
LAJE DE PEDRA HOTEL & RESORT
Rua das Flores, 222, Canela – Rio Grande do Sul | Brasil
Site: www.lajedepedra.com.br
Reservas e informações: 54.3278-9000
TARIFAS
A partir de R$ 280. Confira no Booking : ofertas especiais com a opção de cancelamento grátis da reserva na maioria dos quartos
PS: nossa sugestão para famílias que querem mais conforto são os quartos do Super Luxo!
LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM SOBRE CANELA E GRAMADO
HOTÉIS COM CRIANÇAS EM GRAMADO E CANELA
10 PROGRAMAS COM CRIANÇAS EM GRAMADO E CANELA
POST ÍNDICE DE GRAMADO E CANELA NO CAFÉ VIAGEM –
dicas, roteiros, restaurantes e toda a programação completa
PESQUISE TAMBÉM: INGRESSOS, PACOTES E ALUGUEL DE CARRO
RENTALCARS: BUSCA MELHORES TARIFAS ALUGUEL DE CARRO SERRA GAÚCHA
A autora se hospedou no Laje de Pedra a convite do hotel para um evento de blogueiras de viagem. O Café Viagem agradece a gentileza e o carinho que recebeu tanto na hospedagem quanto na organização do evento. Uma alegria sem fim curtir a Serra Gaúcha com as famílias blogueiras. Na tag #TamoJuntonaSerraGaúcha você acompanha nossos melhores momentos por lá no instagram e facebook.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Boa tarde, Alexandra
Estive no hotel em julho do ano passado para um almoço e aproveitei para conhecer as instalações. Não cheguei a ver os quartos, mas achei que algumas áreas comuns estavam precisando de reformas, paredes precisando de pinturas, a área da piscina aquecida um pouco desgastada. Tudo isto é normal acontecer nos hotéis. É o desgaste natural do tempo.
O hotel passou por reformas neste último ano? Gostaria de dar uma outra chance e revisitá-lo.
Oi Adriane
Tudo bem? Sim, algumas áreas estão precisando de reformas. Há vários quartos sendo reformados nesse momento. E o que eu fiquei, que já era reformado, estava excelente. De qualquer forma, continua sendo uma boa opção para quem quer tranquilidade e lazer para as crianças em meio a uma vista sem igual.
Abraços
Alexandra