Dia de Iemanjá e Festa de São Brás em Trancoso é certamente uma data para incluir na lista de viagens, ainda mais se você for apaixonado por praia e Bahia. Iemanjá e a Festa de São Brás acontecem entre 2 e 3 de fevereiro todos os anos. Duas datas tradicionais, religiosas e muito festivas no vilarejo. Não planejei estar lá nesse período. Foi pura coincidência. Mas como perdi o melhor da festa (que acontece na noite do dia 2/02 e madrugada do dia 3/02), achei que deveria deixar anotado aqui no Café Viagem duas dicas essenciais para quem visita Trancoso (dicas que gostaria de ter recebido antes de ter planejado meu passeio a Trancoso em família).
Dica 1:
se um dia você for a Trancoso, planeje ficar pelo menos uma noite hospedado por lá. Não faça bate e volta. O anoitecer é lindo e animado no centrinho do Quadrado. Você vai querer curtir e a estrada para as praias nos arredores é repleta de buracos e não é legal voltar tarde da noite.
Dica 2:
se você puder planejar a sua ida a Trancoso entre os dias 2 e 3 de fevereiro vai presenciar uma celebração única e muito autêntica no Brasil : dia de Iemanjá e a Festa de São Brás. Eu não tinha ideia de que a festa fosse tudo isso e não me planejei para passar a noite em Trancoso (estava em Arraial). Uma pena. Só vimos e curtirmos os preparativos da Festa de São Brás, a decoração e o clima do entardecer.
–> Veja aqui o post sobre como chegar em Trancoso e o nosso roteiro completo de 1 dia
Sobre Iemanjá em Trancoso
Então anote: entre 2 e 3 de fevereiro acontece uma festa única e imperdível em Trancoso. Trata-se da Festa de São Brás. Todo o Quadrado de Trancoso se enfeita para o evento que resgata as raízes do vilarejo e une turistas e nativos, além de mesclar diversas religiões.
No dia de Iemanjá, você vai presenciar muita gente celebrando a Rainha dos Mares, fazendo pedido e agradecimentos com as famosas “oferendas” ao mar. Ainda no dia de Iemanjá, rola uma festa badalada na Pousada Estrela D’Água, mas é somente para hóspedes e convidados. O legal é ver na beira da praia algumas celebrações como a que registrei nestas fotos e achei linda. Fiquei hipnotizada pelo grupo que fazia a oferenda ao mar.
A Festa São Brás em Trancoso
A Festa de São Brás começa no dia 2 de fevereiro às 22h e vira a noite com muita cantoria e forró na praça do Quadrado. Normalmente, Elba Ramalho (a moradora mais famosa do povoado) está presente dando um show. Para quem não sabe, o Quadrado é centro da vila com uma linda igrejinha, campo de futebol e as casinhas coloridas que cercam a praça e onde funcionam os restaurantes, bares e lojinhas.
O grande ápice da festa de São Brás acontece por volta das 5h da madrugada do dia 3 de fevereiro quando é trocado os mastros e inicia um tradicional samba de couro. Todos que conversei foram unânimes em me falar que este samba vale ouro, é imperdível. Aliás, tão imperdível quanto a energia e empolgação do povo que contagia quem visita Trancoso nesse período. Adorei e doeu no coração partir nesta noite tão especial de Trancoso.
Veja + dicas da Bahia no blog:
Fizemos uma viagem em família pela Costa do Descobrimento na Bahia onde visitamos: Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santo André da Bahia e Santa Cruz de Cabrália. Abaixo, algumas dicas que escrevi sobre esta viagem:
TUDO SOBRE A VILA DE SANTO ANDRÉ NA BAHIA
ONDE COMER EM SANTO ANDRÉ NA BAHIA
DIA DE IEMANJÁ E FESTA DE SÃO BRÁS EM TRANCOSO
ROTEIRO 1 DIA EM TRANCOSO NA BAHIA
Como é se hospedar no Arraial D’Ajuda Eco Resort
Como é se hospedar no Campo Bahia – hotel da seleção alemã na Copa do Mundo
Onde ficar em Trancoso?
Clique aqui e consulte as tarifas promocionais do Booking.com em Trancoso
com a possibilidade de cancelamento gratuito da reserva em alguns quartos!
Trancoso tem pousadas em várias categorias. As mais bem localizadas no Quadrado e luxuosas são Uxuá Casa Hotel & Spa e El Gordo.
Um pouco mais distante do Quadrado, mas coladinha na praia, está um das pousadas mais famosas de Trancoso, a Estrela D’Água.
As mais bem avaliadas no TripAvisor pelos internautas são: Quarto Crescente,Enseada do Espelho, Jardim das Margaridas, Pousada do Bosque, Capim Santo, Hospedaria do Quadrado, Calypso e Big Bambu.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Olá!
Trancoso é um lugar maravilhoso e é incrível ver como você pode mergulhar na cultura local, deixando todos os preconceitos de lado! Parabéns.
Não deixe de conhecer e seguir o meu blog: meuguiamundo
Bjss
Obrigada, Kiki!
Abraços