Em Orlando, muita gente sonha em ficar em hotéis dentro da Disney com a intenção de estender a magia dos parques por todo o dia. Pois é mais ou menos esta a sensação que tive ao me hospedar no Hotel das Cataratas com minha filha. A localização não podia ser melhor: dentro do Parque Nacional do Iguaçu de Foz no Paraná e de frente para o espetáculo: as 275 quedas. Da nossa janela, era possível avistar as cataratas. Ao amanhecer, tive esta surpresa.
Nossa viagem a Foz teve um motivo simples: milhas com dias contados para expirar. Como eram poucas, o destino eleito foi Foz (que está a 800 km da minha cidade, Porto Alegre!). Como já havia viajado para o destino duas vezes no último ano, queria fazer uma Foz diferente. E consegui. O Hotel das Cataratas, só ele, vale a viagem!
Acordamos com o visual das águas na janela do quarto, tomamos café da manhã (veja post do café da manhã aqui!) na piscina cercada pela Mata Atlântica e por borboletas de várias espécies e cores. À tarde, caminhamos pela trilha das Cataratas dando bom dia para os quatis, boa tarde para os tucanos e boa noite para as onças que habitam o parque das 7 Maravilhas da Natureza (calma, é muito difícil ver uma onça ao vivo!). Visitamos o Parque das Aves, fizemos o passeio do Macuco Safári, o voo de helicóptero, compras na Argentina e um tour pela Itaipu Binacional. Dias inesquecíveis. Só me arrependo de não ter ficado mais tempo de pernas pro ar na piscina do hotel. Nossa, como me arrependo. Um espetáculo à parte.
> O HOTEL E QUARTOS
Recentemente, o hotel foi todo reformado por um ícone do turismo de luxo, o grupo Orient Express. Ganhou conforto e requinte sem perder a sua autenticidade, tudo em perfeita harmonia com a natureza da área. O toque brasileiro está presente no design dos móveis antigos em madeira, nos azulejos coloniais, nos produtos no banheiro da Granado, nos tecidos tropicais e em outros detalhes cheios de charme. Nosso quarto era para 3 pessoas.
> PISCINA E GASTRONOMIA
Assim como a decoração, a cozinha dos restaurantes e bares do hotel também realça o Brasil através dos temperos e ingredientes dos pratos. Nas mãos do chef Fábio Del Antonio Taveira (que gentilmente veio nos dar um oi na nossa mesa!) um simples queijo coalho – ao mel do engenho, cachaça velha e tamarindo – acompanhado de caipirinha de cachaça orgânica vira banquete. Provei essa delícia na piscina num fim de tarde espetacular. Aliás, a área da piscina – com seus drinks e petiscos – é um dos pontos altos do hotel.
Confira outros pontos gourmets para se deliciar:
1. BAR TAROBÁ : em frente ao hotel, um dos pontos gourmets mais visitados por quem não está hospedado. Serve drinks e petiscos. Não deixe de provar uma das 18 opções artesanais de cachaça. Peça ajuda ao sommelier ou faça a degustação das cachaças. Toda a bebida vem acompanhada de amendoim e azeitonas gigantes. Vida boa, te quero de volta!
2. RESTAURANTE IPÊ GRILL à beira da piscina: serve buffets deliciosos e pratos à la carte. As saladas são maravilhosas (e as sobremesas, uma perdição!). Nos finais de semana, para impressionar os gringos que são a maioria no hotel, o restaurante serve uma completíssima feijoada ao meio-dia e à noite um churras de respeito com vários pratos quentes.
3.RESTAURANTE ITAIPU : abre somente à noite com pratos mais elaborados e sofisticados. É preciso reservar com antecedência (aceita reservas de quem não está hospedado no hotel), principalmente se você quiser uma mesa ao ar livre com o barulhinho das quedas que estarão ao seu lado. Pratos que recomendo fortemente: creme de milho com azeite de trufa branca de entrada e javali aos 13 aromas e couve mineira. Ah, para os corajosos, a entrada de carne de jacaré!
> O HOTEL DAS CATARATAS COM CRIANÇAS
Apesar de contar com piscina infantil e menu kids variado e delicioso, o hotel não tem estrutura de recreação ou playground. Entrento, para quem tem filhos acima dos 7 anos de idade, acredito que nem faz falta. Afinal, toda essa estrutura é dispensável no momento em que você tem uma agenda cheia de atividades ao seu redor: natureza, trilhas, passarela, Parque das Aves, passeio de helicóptero, passeio de barco, bicicletas, entre outros.
Tudo muito próximo do hotel sem precisar de táxi ou carro. Usamos só a van gratuita do hotel e o ônibus do parque. É bom salientar que a piscina, apesar de aquecida, não é muito quente. Ou seja, aproveita-se muito mais o hotel no verão.
> COMO CHEGAR, TRANSPORTE
Minha grande dúvida antes de partir era se valia a pena ficar dentro do parque. Afinal, como se deslocar até as outras atrações? Para complicar, fiquei sabendo que, recentemente, o Parque Nacional do Iguaçu proibiu a entrada e trânsito de carros e veículos (ônibus de turismo, táxi, etc) dentro do parque. Todo o transporte interno é feito através da linha de ônibus temática do parque. Ainda bem que, para a felicidade dos hóspedes, o Hotel das Cataratas oferece serviço de van gratuito, de 20 em 20 minutos, que parte da porta de entrada do hotel até uma saída secundária do Parque.
A partir dessa zona, é possível ir caminhando até o Parque das Aves (basta atravessar a rua!) e voo de helicóptero. Fica a recomendação: o Hotel Cataratas oferece serviço de transporte / traslado (táxi especial) para outras atrações e aeroporto. Contudo, é muito mais em conta pegar um táxi com (ou serviço de empresa de turismo) por sua conta e aguardá-lo na salinha de espera da entrada secundária do parque. Nossa experiência comprova isso. Pegamos o transporte do hotel em nossa chegada e pagamos 100 reais. Na saída, chamamos um táxi comum, nos deslocamos de van até a saída do parque e aguardamos nosso motorista por lá. Pagamos 20 reais a corrida até o aeroporto.
> SOBRE VALORES E RESERVAS
O café da manhã estava incluso na diária. Em média, gastamos de 30 a 50 reais em petiscos e lanches no bar da piscina e 70 reais por pessoa para uma refeição no buffet do Restaurante Ipê Grill (na piscina). O prato infantil sai por volta de R$ 35 (valores referentes à data da nossa hospedagem). As diárias do hotel partem de R$ 900. Uma dica para quem busca acomodações em Foz do Iguaçu é utilizar o serviço oferecido pela página da *Trivago (*link patrocinado). Ele faz uma busca de vários outros sites (como Hotéis.com, Expedia, Mala Pronta, entre outros) e encontra a melhor oferta e preço para você. Além disso, tem opiniões e descrições sobre diversos hotéis. Boa viagem!
SAIBA MAIS
HOTEL DAS CATARATAS
Rodovia Br 469 Km 32 – I
guaçu National Park
Foz do Iguaçu | Paraná
Tel.: (55) 45 2102 7000
www.hoteldascataratas.com.br
⇒ Para tarifas especiais e reservas no Booking, clique aqui!
LEIA TAMBÉM:
*POST SOBRE CAFÉ DA MANHÃ HOTEL DAS CATARATAS, leia aqui!
*Post índice sobre Foz do Iguaçu no Café Viagem
*A autora do blog ficou hospedada no Hotel das Cataratas como jornalista convidada. Contudo, refeições, passeios e transporte foram por sua conta. Agradeço ao grupo Belmond pela oportunidade e cordialidade.
=> PESQUISE AQUI TARIFAS ESPECIAIS HOTEL DAS CATARATAS
=> OUTRAS OPÇÕES DE HOTÉIS EM FOZ NO BOOKING
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?