Para visitar o paraíso singular dos Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade, existem as principais cidades chamadas de “portas de entradas” , são elas: Paulino Neves, Santo Amaro e Barreirinhas. Há ainda outras opções como Atins (a mais rústica e roots) e Tutóia (que fica entre o Delta e os Lençóis, facilitando a visita aos dois santuários). Entretanto, a principal porta de entrada é Barreirinhas, a 260 km de São Luís do Maranhão e considerada a “capital dos Lençóis “. Além de ter uma posição estratégica, facilitando o deslocamento aos passeios, Barreirinhas oferece boa gastronomia, várias agências para transporte e pacotes e opções de hospedagem. É de lá que partem os passeios mais populares aos Lençóis, como o Circuito da Lagoa Azul e o da Lagoa Bonita.
Barreirinhas é atualmente a segunda cidade que mais recebe turistas no Maranhão, atrás apenas de São Luís, a capital do Estado e Patrimônio Cultural da Humanidade. A avenida Beira-Mar, os passeios de lancha voadeira pelo Rio Preguiças e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são os grandes cartões-postais de Barreirinhas.
Veja também: nossa experiência e dicas no Ciruito Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses
Pois Barreirinhas foi a cidade em que fiquei hospedade durante a viagem que fiz à Rota das Emoções (veja aqui o roteiro completo da viagem). Este post é para dar a dica da pousada que gostei bastante, bem autêntica, e que recomendo fortemente: POUSADA MURICI.
O astral da pousada é incrível, decorada com artesanato local, um jardim imenso, playground, restaurante, piscina e o melhor: uma prainha particular às margens do Rio Preguiças. O banho de rio que curtimos por lá junto as cores do entardecer foi um dos momentos mais inesquecíveis da viagem.
#DICA: o ZARPO (parceiro do Café Viagem que oferece pacotes e hotéis com até 50% de desconto) volta e meia tem promoção de pacote para a Rota das Emoções. Veja aqui !
É bom destacar que as acomodações não são luxuosas, ok? O estilo da pousada é rústico e familiar. Os quartos são bem confortáveis e amplos.
Pesquise aqui : todas as recomendações de hospedagem em Barreirinhas
O café da manhã é servido em um espaço às margens do Rio, uma delícia. Pena que não foi possível curtir com muita tranquilidade o momento já que o nosso passeio para os Lençóis partiu bem cedo pela manhã (leia mais sobre este passeio aqui ).
DICA 1 – água
Não há água disponível no frigobar do quarto. Por isso, é bom abastecer a sua geladeira antes do anoitecer. O hotel tem água à venda, assim como mercadinhos próximos. Dou esta dica pois quase ficamos sem água à noite, após um jantar no Centro. Na volta, a recepção estava fechada e não havia água em nosso frigobar. Foi preciso ligar para os amigos que ainda estavam no restaurante para que comprassem água.
DICA 2: onde comer
O Deck Bistrô na Praça da Matriz em Barreirinhas é uma excelente opção para comer bem e provar receitas em homenagem à Rota das Emoções.
Deck Bistrô – Café e restaurante| Praça da Matriz, Centro. Barreirinhas, MA
SAIBA MAIS
POUSADA MURICI
R. Domingos Carvalho 590
Barreirinhas | Maranhão
–> CONFIRA AQUI TARIFAS NO BOOKING PARA POUSADA MURICI E FAÇA A SUA RESERVA.
–> pesquise aqui outras recomendações de hospedagem em Barreirinhas
Também recomendamos Porto Preguiças Resort e Encantes do Nordeste
LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM SOBRE MARANHÃO
⇒ Roteiro completo do Café Viagem da Rota das Emoções : Ceará, Piauí e Maranhão
⇒ Passeio aos Lençóis Maranhenses – Circuito Lagoa Azul
⇒ Dica de restaurante em Barreirianhas: Deck Bistrô
⇒ Passeios de lancha pelo Rio Preguiças: Mandacaru, Caburé, Vassouras, Casa da Farinha
DISTÂNCIAS
Barreirinhas está a 180 km de Parnaíba (Delta) no Piauí .
São Luís (capital do Maranhão) está a 260 km de Barreirinhas.
COMO CHEGAR E QUEM LEVA
Por via área (e depois, terrestre), através do aeroporto de São Luís (a 260 km de Barreirinhas). E ainda, por via terrestre a partir de São Luís pelas rodovias BR135 e MA 402 ou a partir de Parnaíba no Piauí, sendo um trecho feito por estrada asfaltada e outro, em trilhas por dentro do parque. Várias agências oferecem o transporte e os passeios na região. recomendamos as seguintes empresas que testamos: NATUR | LOBOTUR | PONTO A PONTO TUR | SANTOS TURISMO | SÃO PAULO ECOTURISMO | LENÇÓIS ECOTURISMO
* A viagem pela Rota das Emoções foi um convite do Sebrae em conjunto com empresários de turismo da Rota. Entretanto, as dicas e opiniões expressas aqui são de livre expressão da autora.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?