(post atualizado em outubro de 2017 após uma segunda visita à Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento na Fronteira gaúcha com o Uruguai).
A rota da Ferradura dos Vinhedos é hoje uma das atrações imperdíveis para quem ama vinho e visita a dupla Livramento e Rivera na Fronteira. A combinação de uma série de variáveis fazem desta área da Campanha Gaúcha um terroir promissor no mundo da vitivinicultura. A região está situada na mesma faixa de latitude de prestigiadas áreas vitivinícolas como a da Austrália, da África do Sul, da Argentina e do Chile. Trata-se do famoso paralelo 31°.
Os Vinhos da Campanha Gaúcha
E é pelo famoso paralelo 31°, com clima temperado que permite altas temperaturas no verão e invernos marcados por geadas, que estão atualmente propriedades com vinhedos entre as cidades de Dom Pedrito (como a Dunamis e a Guatambu), Candiota, Rosário do Sul (com a Routhier & Darricarrère), Uruguaiana (com Bodega Sossego), Bagé (com a Vinícola Batalha e Peruzzo) e Santana do Livramento (com Salton, Almadén, Nova Aliança e Cordilheira Santana).
Terra de estancieiros, da carne de primeira e de fatos históricos da Revolução Farroupilha, a Campanha Gaúcha sempre teve sua tradição voltada para a agropecuária. Diferente da Serra Gaúcha (RS), que tem a tradição na produção de vinho de seus antepassados italianos (imigrantes que chegaram ao Brasil em meados de 1875), na Campanha Gaúcha foi só no início dos anos 90 que a região percebeu a vocação da terra, clima e geografia para vinicultura. É a área do Brasil com mais horas de luz e a maior amplitude térmica do país, com a maior variação de temperatura entre o dia e a noite, característica excelente para o plantio da uva.
O grupo do tour festejando a tarde na Ferradura dos Vinhedos
Agora, a mesma foto versão comportada
A Ferradura dos Vinhedos a nova rota turística da Campanha Gaúcha
Apesar das grandes distâncias entre as vinícolas da Campanha Gaúcha, já existe em SANTANA DO LIVRAMENTO ( fronteira com o Uruguai) uma rota turística que concentra algumas atrações interessantes. Trata-se da FERRADURA DOS VINHEDOS, um roteiro (lançado em 2014, começando a operar em 2015) que passa por vinícolas, paisagens dos pampas e produtores rurais.
Como atração turística, a nova rota ainda engatinha mas está a caminho de se tornar uma grande programação dessa fronteira que hoje tem muito mais a oferecer do que compras em Free Shops de Rivera. Foi por causa do seu formato em “U” que o caminho recebeu o nome de Ferradura dos Vinhedos. São 60 km de estrada, grande parte de terra, e dez pontos principais bem sinalizados por placas. O ideal é percorrer o trajeto com um carro 4×4 já que em muitos trechos a Ferradura dos Vinhedos mais parece um Rally dos Vinhedos.
Em alguns trechos a Ferradura vira Rally dos Vinhedos
Uma curiosidade: Livramento é o segundo município do Rio Grande do Sul com maior extensão territorial (só perde para Alegrete).
Dica de receptivo e guia em Livramento
É possível contratar um receptivo com carro e guia para fazer a Rota. Em nossa primeira viagem, fizemos a rota com a Agência Fronteiras. Já em um segundo momento, fomos guiado pela Agência de Turismo Corticeiras (que tem parceria com o Grupo Verde Plaza Hotéis).
Grande parte das atrações e vinícolas da Ferradura dos Vinhedos só abrem para visitas com agendamento prévio, principalmente nos fins de semana. Por isso, reservar com antecedência seu passeio, guia e os locais deseja visitar é imprescindível nesse roteiro. No final desse post você encontra os contatos das empresas citadas acima.
Nossa guia pela Ferradura dos Vinhedos
4×4 nesta rota é essencial
Principais atrações da Ferradura dos Vinhedos
As principais vinícolas da rota são Nova Aliança, Cordilheira, Almadén e Salton. Das quatro vinícolas, apenas a Salton ainda não abre para visitação do turista (apenas para visitas técnicas). Outro grande destaque do roteiro são os seus dois cartões postais: o Cerro Palomas e o Cerro da Cruz, colinas famosas da paisagem que acompanham o visitante no trajeto pela rota
Além do vinho
Afora as vinícolas, a Ferradura dos Vinhedos também tem as agroindústrias (com queijos, hortaliças, iogurtes, biscoitos), a produção de noz-pecã (atividade que vem sendo desenvolvida) e as oliveiras (com a promessa dos azeites gaúchos). Cafés da manhã e lanches com produtos artesanais feitos na região podem ser agendados para dar um sabor especial a esse passeio rural.
Como percorrer a Ferradura dos Vinhedos
A Ferradura dos Vinhedos desemboca na BR 158. Você pode iniciar o roteiro pelo famoso Cerro Palomas ou pela Vallagarina (Horto Vitivinícola). O ideal é iniciar pela Vallagarina (mais próximo da entrada do centro de Santana do Livramento) que simboliza o nascedouro dos vinhedos e finalizar com uma trilha no Cerro Palomas para admirar a paisagem do fim de tarde. Nosso grupo bem que tentou fazer isso, porém chegamos ao anoitecer, o que impossibilitou a trilha pelo Cerro.
Abaixo, destaco os principais pontos a serem visitados na FERRADURA DOS VINHEDOS. Não esqueça: essa é uma rota de turismo rural. Grande parte dos estabelecimentos só abre com agendamento prévio. É preciso ligar para os estabelecimentos ou contratar um receptivo como Pampa e Fronteira Turismo.
1. Horto Vitivinícola Vallgarina
No início da Ferradura, está situado um dos maiores viveiros de mudas viníferas do continente americano. As mudas são vendidas para o Rio Grande do Sul e todo o Brasil. Apenas 10% das mudas são vendidas para os vinhedos de Santana do Livramento.
2. Vinícola Salton
Um dos maiores produtores de vinho do Brasil e maior produtora de vinho da Serra Gaúcha, a Salton também tem vinhedos na Campanha. Contudo, por aqui as visitas oferecidas são, por enquanto, técnicas. Para o futuro, existe um projeto com posto de varejo e degustação para receber o turista.
Na Rota dos Vinhedos, a Salton ainda não abre para visitas turísticas
*Passo do Guedes
No mapa da Ferradura, o Passo do Guedes não tem número. O local é um marco histórico de Santana do Livramento, foi lá que os farrapos Jacinto Guedes da Luz e Bento Martins se desafiaram para um duelo. No entanto, Guedes fugiu antes da peleia acontecer dando nome ao córrego que passa por essa área.
3. Vinícola Nova Aliança
A Cooperativa Vinícola Nova Aliança, que elabora linhas de vinhos finos e espumantes, tem as marcas Santa Colina e Aliança. Seu suco de uva orgânico é famoso. A cooperativa é de Flores da Cunha na Serra Gaúcha.
4. Cerro da Cruz
Uma formação geológica, cartão postal, marco da história fronteiriça, que testemunhou guerras por demarcações, revoluções e paz.
5. Cemitério da Cruz
Considerado patrimônio histórico, cultural e religioso, o cemitério foi feito por uma família de portugueses.
6. Passo da Cruz
Apenas uma área com bela paisagem e uma estrada desativada de ferro. Vale um pit stop para belas fotos!
7. Olivo Pampa – azeites
Se a região da Campanha tem o terroir adequado para produção de uvas, ela também tem se destacado pelo crescimento da olivicultura. Que o diga as cidades gaúchas que estão inserindo os olivais no mapa da agricultura, a exemplo de Livramento com o Olivo Pampa. Localizado no Passo do Guedes, faz parte da Ferradura dos Vinhedos, e é comandado por um casal simpático, apaixonado pelo ofício.
A história do Olivo Pampa
O engenheiro agrônomo Fernando Rotondo, peruano de nascimento, vive no Brasil desde 1992. Percorreu o mundo antes de mudar-se com a esposa Sibele para o sul do país, em meados de 2008, trabalhando como consultor em olivicultura. Em 2009, iniciou seu viveiro de mudas, tendo a primeira colheita em 2014. Atualmente, ocupa uma área de cerca de 30 hectares, produzindo azeitonas de mesa e azeites monovarietais e blendeds, que mesclam de duas a três variedades da fruta, recebendo o nome Ouro de Sant’Ana.
Rotondo também presta consultoria para outros produtores. Em nossa visita, fomos recepcionados com uma degustação de azeites e azeitonas.
Com agendamento prévio.
Estrada Passo do Guedes, S/N
Tel: (55) 99658-0868
Site : olivopampa.com.br
8. Vinícola Almadén
Desde o início dos anos 70, a Vinícola Almadén está em Santana do Livramento. É a mais antiga vinícola da Campanha Gaúcha. Tem a maior área plantada de uvas da América Latina (em torno de 585 hectares de viníferas). Faz um tour (mediante a agendamento antecipado) de uma hora e trinta minutos com curso de degustação, visita a fábrica e varejo. Desde 2009, o Grupo Miolo é a maior acionista da Almadén, tornando-se, então, a maior produtora nacional de vinhos finos.
Sobre Tour Almadén
No tour, acompanhado pelo engenheiro agrônomo e gerente industrial, Fabrício Domingues, o visitante conhece as vinhas e processo produtivo, seguido de degustação. A área tem vistas lindas, incluindo o Cerro Palomas.
Na Avaliação Nacional de Vinhos de 2017, o Chardonnay 2017 da Almadén foi selecionado entre as 16 amostras dos melhores vinhos do Brasil. Acompanhei de perto, junto com Alexandra, que conta aqui a experiência.
Segundas a dexta: das 8h30 às 12h e das 13h às 16h
Sábados, domingos e feriados: apenas para grupos acima de 15 pessoas, com agendamento prévio.
Tel.: (55) 3241-8226 3241-8200
Site: www.miolo.com.br/enoturismo/complexo_enoturistico_almaden
grupo nos vinhedos da Almadén – Foto Matias Moura
9. Vitivinícola Cordilheira de Santana
Uma vinícola boutique. Dentre as principais vinícolas da Rota Ferradura, é a mais fácil de agendar a visita. Quase sempre está de portas abertas ao turista oferecendo degustação, tour e varejo. Tem uma vista panorâmica privilegiada do Cerro Palomas. Rende fotos lindas. É comandada por uma mulher que é extremamente criteriosa na produção do vinho, a proprietária e enóloga da vinícola Rosana Wagner.
Degustação
Fizemos uma degustação de 15 reais que dá direito a provar 3 vinhos: branco Gewürztraminer, o Merlot 2008 e o Tannat 2005. Além do Gewurztraminer (um dos melhores do Brasil), a vinícola produz o Tannat, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot e assemblages com cortes dessas uvas.O tour acompanha visitação à cave e área externa. Também é possível realizar almoços harmonizados e happy hours por agendamento com preço sob consulta.
Segunda a sexta: das 8h às 18h30
Sábados, domingos e feriados das 9h às 18h
Tel.: (55) 99973-2620
[email protected]
Site: www.cordilheiradesantana.com.br
10. Cerro de Palomas
O Cerro de Palomas é o outro grande cartão postal de Livramento, símbolo da região. Do Cerro de Palomas é possível ver o Cerro da Cruz, o Cerro Chapeu (do Uruguai), o Cemitério da Cruz, e a Ferradura dos Vinhedos.
O Cerro Palomas visto da varanda da vinícola Cordilheira Santana
o Cerro entre os vinhedos
PROCURANDO HOTÉIS EM LIVRAMENTO E RIVERA?
O Café Viagem indica : Rivera Casino Resort , Hotel Verde Plaza,
Hotel Portal , Emirates, Hotel Jandaia e Posada del Bosque
Cafés Campeiros na Ferradura dos Vinhedos
A rota oferece opções gastronômicas (com agendamento prévio) com produtos da região e caseiros. Indicamos duas paradas para um café Campeiro:
1. No Café do Centro de Tradições Rincão Criolo.
Chegamos bem no fim de tarde para o café, mas recomendo chegar mais cedo para que seja possível curtir o campo e (se estiver com crianças) fazer passeios de cavalo. Provamos uma inesquecível cuca de bergamota (feita com geleia de tangerina/bergamota), requeijão e pão caseiro, tudo acompanhado de um bom café passado na hora.
As geleias são feitas com frutas colhidas no local. Tudo pode ser comprado para levar para casa (geleias, pão e cuca).
2. O café da propriedade da Família Perez
Local onde o visitante é convidado a degustar um café campeiro delicioso com uma variedade de bolos caseiros excelentes em formato de ferradura. Mesa farta de gulodices, anfitriões atenciosos, o lugar também oferece demonstração de encilha, tiro de laço e lidas campeiras, além de cavalos mansos para montar ao lado de umas ovelhinhas caminhando pelo campo.
O espaço é uma boa opção para crianças conhecerem como vive uma família numa área rural, onde quase tudo que se consome é produzido ali.
Com agendamento prévio pelo telfone (55) 3242-9300 99919-3202 99685-6346
Sobre Livramento na Revolução Farroupilha
Esse roteiro mescla parte da nossa viagem pela Rota Farroupilha no Rio Grande do Sul em 2016 e uma nova visita ao local em 2017. No caso da Rota Farroupilha, a ideia era não só conferir fatos e locais históricos da Guerra dos Farrapos (1835 – 1845) como também atrações turísticas das cidades do Caminho Farroupilha. No período da revolução, Santana do Livramento fazia parte da cidade de Alegrete. A região não teve grandes batalhas na Guerra dos Farrapos mas serviu de ponto estratégico para que as tropas se instalassem nos cerros (colinas) da fronteira.

Paixão Côrtes
A grande importância de Livramento está relacionada a um dos fundadores do movimento tradicionalista gaúcho : Paixão Côrtes. O santanense, folclorista, compositor e pesquisador foi pioneiro no resgate das tradições do Rio Grande do Sul ( a partir de 1950). Antes desse resgate, ninguém celebrava a Semana Farroupilha, data que, atualmente, é uma das principais (e mais comemoradas) no calendário gaúcho.
É o período em que se celebra as tradições gaúchas, o folclore e os ideais da Revolução Farroupilha.
Um dos pontos turísticos de Santana do Livramento relacionados ao período da Revolução Farroupilha é casa tombada do General David Canabarro que se uniu tardiamente à guerra. Canabarro foi o responsável por negociar a paz com Duque de Caxias. É possível apenas visitar a fachada da casa que atualmente se encontra fechada.
Agradecemos imensamente a historiadora e professora santanense Vera do Prado Lima Albornoz que recebeu o nosso grupo de blogueiros em Santana do Livramento para uma gostosa conversa sobre a Revolução Farroupilha e Livramento. Vera nos contou que todos os anos Santana do Livramento e Alegrete disputam para ver quem tem a melhor festa de 20 de Setembro e o maior número de cavalheiros. Foi dela também o relato sobre Canabarro, Paixão Côrtes e sobre os hábitos da população da fronteira no século 19 quando era mais fácil ir à Montevidéu de trem do que a capital de Porto Alegre à cavalo. Tudo isso influenciou na cultura do gaúcho, principalmente do Campanha.
As blogueiras da Rota Farroupilha com a historiadora Vera Albornoz de Santana de Livramento
Este post faz parte da série Rota Farroupilha – uma viagem pelo Rio Grande do Sul que deu origem a um Guia completo de 18 cidades gaúchas e 1 da fronteira, incluindo Livramento e Rivera. Veja aqui!
SAIBA MAIS
FERRADURA DOS VINHEDOS
Santana do Livramento| RS – Brasil
Rota de 60 km em formato de “U” (ferradura)
Sobre os Vinhos da Campanha Gaúcha
www.vinhosdacampanha.com.br
********* PARA CONTRATAR UM GUIA/RECEPTIVO
PAMPA E FRONTEIRA TURISMO
Rua dos Andradas, 129 Galeria Planela sala 13.
Contato: [email protected] ou telefone (55) 3243.4999.
AGÊNCIA DE TURISMO CORTICEIRAS
Rua Manduca Rodrigues, 747 – Santana do Livramento
Contato: por telefone (55) 3242-9300
Reserve com antecedência para garantir a visita aos locais, bem como experiências gastronômicas.
********* ONDE FICAR
O Café Viagem indica os seguintes hotéis para hospedagem na região: Rivera Casino Resort , Hotel Verde Plaza, Hotel Portal , Emirates, Hotel Jandaia e Posada del Bosque
Clique aqui e confira todas as ofertas do Booking em Rivera e Santana do Livramento , nosso parceiro, que oferece a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos.
******* LEIA TAMBÉM:
POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DO URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM
POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DO RIO GRANDE DO SUL NO CAFÉ VIAGEM
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Assisti no jornal do almoço a matéria sobre esse roteiro, e gostei muito.
Pretendo em breve fazê-lo.
Oi Marco
Muito legal, né? Bom passeio.
Abs
Alexandra do Café Viagme
Bom Dia!
Sou Turismólogo em Santa Maria/RS, gostaria de fazer esse roteiro com um grupo de amigos.
Gostaria de mais informações. a Saber:
Distancia a ser percorrida em estrada de chão?
Teria um guia local para acompanhar?
Valores por px?
Teria uma pousada para acomodar um grupo em torno de 20 px?
A ideia seria num final de semana, faria o roteiro no sábado e deixaria o pessoal livre para compras no domingo (ou vice versa)
Aguardo retorno!
Att.
PITTHAN, Oscar Beckmann
(55) 99989-4422
Oi Oscar
Quem pode te ajudar neste roteiro é a agência local especializada na região, a AGÊNCIA DE TURISMO CORTICEIRAS
Telefone (55) 3242-9300
Abraços
Alexandra
Alexandra- sou FlavioMPinto, um enófilo de livramento, moro em porto alegre-jun 2020, com mais de 40 anos de litragem. acompanho a evolução da vitinicultura gaúcha, para não dizer brasileira e escrevo muito sobre o tema.s
o para te dizer, degustei todos os vinhos da almadén até agora e conheço toda sua trajetóri desde a instalação em livramento. gostaria de discutir alguns assuntos que já apresentei a muitos interessados inclusive um dentro da sede da miolo no vale dos vinhedos. não sei se continuas com om site, mas…aguardo meu site é vinhoseoutrasamenidades.blogspot.com
Oi Flavio
Sim continuo com o site e louca pra voltar pra Campanha e visitar vinícolas. Terei maior prazer em trocar ou receber informações. Meu e-mail é [email protected]
Abs
Alexandra do Café Viagem
gostei
como faiz?
passear?
Adorei as dicas e roteiros!!!
Obrigada
Grande abraço
Alexandra