Um achado doce e curioso em Madri (Espanha) no meu roteiro gastronômico: os doces das freiras enclausuradas no Monastério de Corpus Christi. Certamente, uma experiência bem autêntica em Madri perto da Praça Mayor, coração da cidade, e do Mercado San Miguel. Você não vê quem vende, e as freiras não têm ideia de quem compra.
Os famosos biscoitos das freiras em Madri: pausa abençoada
O Monastério de Corpus Christi de Madri na Espanha está em funcionamento desde 1607 e mantém a arquitetura barroca simples, característica dos conventos de clausura. A confeitaria entrou bem mais tarde na história do Monastério. Atualmente, é visitado pelos curiosos e turistas atrás dos doces vendidos em uma janelinha, no estilo das janelas do vinho da Itália. Só que detalhe: você não vê as freiras. Tudo é feito no anonimato.
As freiras são chamadas de “Las Carboneras”. Tudopor conta de uma pintura da Virgem Imaculada encontrada em sua carvoaria. Bom saber: embora o acesso ao interior do Monastério de Corpus Christi seja restrito, sua igreja pode ser visitada.
Doces conventuais: amantegados de Jerez e os mais famosos, os nevaditos
Sendo assim, uma das grandes tradições do Monastério de Corpus Christi é a venda de doces caseiros feitos pelas freitas enclausurada. Elas fazem uma espécie de biscoitos e delícias conventuais. Ao todo, são 8 tipos de doces, como os amantegados de Jerez, naranjines, bolos de chás, sequillos e, os mais famosos, os nevaditos. Os doces são vendidos em caixas de meio quilo. Custam em torno de 10 euros. Importante: leve dinheiro!!
Leia também sobre Madri no Café Viagem:
+ MADRI: Tour guiado em Madri de Bike
+ SEVILHA: nosso roteiro 3 dias em Sevilha completo
Provando os doces das freiras de Madri
Nós visitamos o local em um tour que fizemos em Madri com um jornalista que conta alguns segredos da cidade. Mas você pode chegar até os biscoitos das freiras de Madri indo em direção à Plaza del Conde de Miranda. Chegando lá, procure pelas paredes simples do Monastério de Corpus Christi. Logo você verá um certo movimento de turistas para comprar biscoitos diretamente das freiras enclausuradas.
E, como são freitas enclausuradas, a venda acontece por uma janelinha giratória com uma catraca. Você faz o pedido e coloca o dinheiro e elas enviam na janelinha giratória o doce. Tudo de forma anônima.
Nós compramos os biscoitos PASTAS DE ALMENDRA. Já aviso que não são doces baratos (afinal, são “abençoados”). Me arrependi de não ter pego os mais populares que são os nevaditos. Ou seja, não amei os que levei. Mas a-do-rei a experiência e este achado secreto em Madri.
Procurando hotel em Madri?
Nos hospedamos no elegante bairro de Salamaca em um hotel com bom custo-benefício que indico, o Vincci. Além do bairro Salamanca, recomendo hospedagem no bairro de Las Letras e na região da Gran Via (no charmoso Dear Hotel). Ou ainda, perto da região dos museus, como o NH Madrid Nacional e o Radisson Blu Hotel, Madrid Prado.
SAIBA MAIS
Doces do Monastério de Corpus Christi
Plaza del Conde de Miranda, 3,
Madri, Espanha.
Horários: A igreja tem horários específicos de visitação, e a venda de doces ocorre geralmente pela manhã e à tarde das 8h30 às 13h e das 16h30 às 18h30.
ORGANIZE SUA VIAGEM PARA ESPANHA COM CAFÉ VIAGEM
+ Melhores hotéis em Madri: pesquise aqui opções com cancelamento gratuito
+ Alugue um carro na Espanha
+ Não esqueça o SEGURO VIAGEM!
+ Tour guiado em Madri de Bike
+ SEVILHA:
dica de hotel boutique bem localizado
nosso roteiro 3 dias em Sevilha completo
Roteiro 3 dias em Sevilha
o que fazer, principais atrações
+ PRAIA NA ESPANHA: roteiro Málaga, muito além da cidade de Picasso
+ EUROPA: Dicas e Roteiros da Europa no Café Viagem
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?