Procurando dicas de Cabo Polonio no Uruguai ? Este post foi baseado no roteiro que fiz em família com meus filhos este ano. Passamos 1 dia em Cabo Polonio no litoral sul uruguaio e nos surpreendemos com o passeio. Vale muito a pena. Segundo meu filho de 11 anos, foi um dos momentos mais especiais de nossa última viagem de carro ao Uruguai. A curiosidade dele era grande para conhecer um lugar onde não existe energia elétrica, sinal de celular ou de internet (muitas vezes nem água encanada!). Cabo Polonio é uma área protegida, reserva de lobos marinhos e conhecida como um reduto hippie.
Dicas de Cabo Polonio no Uruguai: o que fazer, como chegar e onde comer
É aventura e conexão apenas com a natureza. Conhecer este paraíso místico, pouco habitado, sem carros e sem luz foi uma das experiências mais simples e, ao mesmo tempo, marcantes que tivemos no Uruguai.
Pra acompanhar a leitura deste post sugiro :
Música: “12 segundos de oscuridad” de Jorge Drexler
Vinho: Família Deicas Atlántico Sur Reserve Sauvignon Blanc
Dicas de Cabo Polonio: como chegar, onde ficar, quanto custa, o que fazer, onde comer
1. Como chegar a Cabo Polonio no Uruguai
Cabo Polonio está situada no litoral sul do Uruguai no Departamento de Rocha, vizinha de três praias bem conhecidas por lá: La Paloma, La Pedrera e Punta del Diablo. A apenas 50 km de distância da fronteira entre o Rio Grande do Sul e Uruguai, o Chuí. De Punta del Este, são 153 km de distância e por volta de 250 km a partir de Montevidéu.
Para chegar a Cabo Polonio de carro, quem vem de Punta del Este para Cabo Polônio dirige pela Ruta 9 e deve entrar em La Pedrera (Rocha) na Ruta 15. Depois, pegar à esquerda na Ruta 10, estrada que vai dar na ” Puerta del Polonio” no Parque Nacional Cabo Polônio.
Quem vem de carro pelo Chuí pela Ruta 9, deve entrar na Ruta 16 (para Aguas Dulces) e depois dobra à direita na Ruta 10.
Mas aviso: não é permitido entrar em Cabo Polonio de carro!
Pela Ruta 10 você vai chegar na entrada oficial de Cabo Polonio ou melhor, no Parque Nacional Cabo Polonio. No Parque, há estacionamento para carros e compra de bilhete para os veículos 4×4, únicos autorizados a fazer este transporte.
Para quem tiver interesse, a Cabalgata Valicera faz o trajeto e passeio até a praia e vila de Cabo Polonio a cavalo.
+ Encontre seu hotel no Uruguai com desconto
2. Quanto custa o passeio a Cabo Polonio
O estacionamento para o carro no Parque Nacional Cabo Polonio custa 270 pesos para o dia todo em espaço fechado e sem custo ao ar livre (preços em março 2023). Já o transporte por pessoa em veículo 4×4 autorizados, sai 350 pesos por pessoa (ida e volta, por volta de 50 reias em março de 2023). Crianças menores de 5 anos não pagam.
Leve água e um lanche na mochila se quiser fazer economia pois em Cabo Polonio os restaurantes não são nada baratos (comemos em um lugar ótimo, mas com preço semelhante aos praticados em Punta del Este).
3. Sobre o Parque Nacional Cabo Polonio e o terminal Puerta del Polonio
O Parque Nacional de Cabo Polonio faz parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Uruguai (SNAP). Uma área de preservação, com observação no oceano Atlântico com dunas, arroios, bosques, lagunas, rochas e praias.
É na formação rochosa de Cabo Polonio que estão duas atrações mais procuradas pelos turistas que visitam o local: o Farol e a reserva de lobos marinhos.
A Puerta del Polonio é o terminal onde se compram os bilhetes dos caminhões 4×4 que fazem o transporte de ida e volta até a vila da praia. O local também tem estacionamento, lanches, sorvete e até uma pracinha para as crianças aguardarem quando necessário o próximo embarque.
O caminhão 4x 4 sai de hora em hora a partir das 7h da manhã até as 19h30.
Obs: no final deste post, veja horários de Baixa Temporada!!
O percurso até o povoado de Cabo Polonio é de aproximadamente 7 km, mas o carro vai devagar e balançando bastante sobre dunas, bosques e a areia da praia.
4. Onde ficar em Cabo Polonio
Dizem que dormir em um hotel ou pousada em Cabo Polonio é uma das experiências mais incríveis do mundo por conta da escuridão da vila (não tem energia elétrica) e do céu estrelado. Como eu estava com meus filhos, carro cheio de bagagem vindo de Punta del Este, e não sabia o que encontrar, acabei optando por um hotel em uma praia bem próxima que recomendo fortemente, La Pedrera
Nosso hotel era lindo e à beira mar. Apesar da estrutura beeeem rústica, nada de muito luxo. Anote: Pueblo Barrancas Eco Lodge em La Pedrera. Tivemos uma noite estrelada de cinema.
La Paloma e Punta del Diablo são outras praias próximas que oferecem boas opções de hospedagem.
De qualquer maneira, em nossa visita ao povoada fiquei surpresa quando vi hospedagem de charme em Cabo Polonio como: a Hosteria La Perla, Las Brujas, Narakan E eu que achei que só haviam albergues em Cabo Polonio ! Outras acomodações mais simples para quem quiser pesquisar preços são: Olga Veigas e Lobo Hostel
5. Onde comer em Cabo Polonio
O povoado histórico tem alguns locais com lanches e comidinhas. Recebi boas recomendações de três lugares: Lo de Dani, Timbó, Comipaso e, o campeão do Tripadvisor de frente para o mar, o La Perla (laperladelcabo.com). Elegemos nossa mesa para o mar no La Perla e não nos importamos com o preço pois o dia merecia esse regalo! Uma conta para almoçar em família de 4 pessoas com taça de vinho vinho no La Perla sai a partir de 600 reais. Nada é em conta no Uruguai!
No ritmo de Cabo Polonio, a placa do restaurante La Perla indica que nessa vida é preciso buscar menos sinais de Wi-Fi e mais sinais de amor!
Um prato típico de Cabo Polonio são os buñuelos de algas (bolinhos de algas!). Não provei mas deixo aqui a dica!
6. O que fazer em Cabo Polonio: nosso roteiro
Verdade seja dita: muitos jovens procuram Cabo Polonio para fazer festa ou fumar maconha (não esqueça que no Uruguai a maconha é legalizada!). Mas nem só de galerinha no mundo da lua vive Cabo Polônio. O destino também uma paixão dos aventureiros que curtem natureza e tranquilidade. Vimos muitas famílias passando o dia por lá, curtindo a praia, visitando o Farol, observando os lobos marinhos e conhecendo o povoado.
Nós chegamos no terminal de Cabo Polonio por volta das 10 horas e em poucos minutos compramos nossos bilhetes e partimos no caminhão 4×4.
Cabo Polonio tem uma pequena estação para os visitantes que chegam no caminhão 4×4. A partir do desembarque, plaquinhas simpáticas indicam o caminho a pé para a praia e para o pueblo histórico. Não tem como errar o caminho. E não esqueça de ficar atento aos horários do retorno do transporte!
4 coisas que você precisa fazer em Cabo Polonio
As principais atrações de Cabo Polônio são (na ordem em que fizemos) :
- ANDAR PELO PUEBLO HISTÓRICO
Caminhar por seu centrinho, hostels, bares e lojinhas. Observe que as caixas d’água das casas são pretas. É para aquecer a água pois não há energia elétrica. Mas e como fazem os restaurantes e estabelecimentos comerciais? Claro que muitos tem gerador próprio.
- VISITAR O FAROL DE CABO POLONIO
A visita ao Farol está aberta o ano todo. A entrada custa 25 pesos. Não é permitido a subida de crianças menores de 8 anos. As visitas são das 10 à 13 horas e a partir das 15h até o pôr do sol.
- RESERVA DE LOBOS MARINHOS
E OBSERVAÇÃO DE OUTROS ANIMAIS NATIVOS (AVES e TARTARUGAS)
Caminhe até o Farol e você verá milhares de lobos nas pedras. Bem próximo da costa, há 3 pequenas ilhas que servem de morada para esses animais marinhos.
- RELAXAR E CAMINHAR NAS PRAIAS
Relaxar na praia, caminhar e curtir o astral zen de Cabo Polonio. Quem sabe um chimarrão? Nós pegamos praia em frente ao restaurante La Perla onde almoçamos divinamente bem.
Jorge Drexler, o eterno namorado de Cabo Polonio
“12 segundos de oscuridad” é a música do uruguaio Jorgle Drexler e do gaúcho Vitor Ramil sobre Cabo Polonio (Jorge é músico que ganhou o Oscar de melhor canção em 2005 por “Al Otro Lado Del Río”, lembra?). Conta a lenda que Drexler foi curtir uma dor de cotovelo em Cabo Polonio após brigar com uma namorada da juventude. De forma poética, a letra retrata a única luz que se observa à noite, a do Farol que gira e deixa 12 segundos de escuridão.
Un faro quieto nada sería
guía, mientras no deje de girar
no es la luz lo que importa en verdad
son los 12 segundos de oscuridad
SAIBA MAIS
CABO POLONIO – URUGUAY
Cabo Polonio no Uruguai é uma área protegida na costa sul do oceano Atlântico. Suas praias são cercadas por rochas e dunas formando uma linda paisagem natural. O Farol e a reserva de lobos marinhos atraem os visitantes, bem como seu estilo rústico e hippie da vila sem luz. Cabo Polonio faz o estilo slow travel.
PS: nossa visita foi durante a alta temporada (verão). Considera que no inverno, alguns lugares fecham e pode ventar e fazer muito frio.
DICA DE LEITORA CAMILIA que vive em Cabo Polonio: outubro é um ótimo mês para visitar! Horarios baixa temporada :
Entrada ao Parque: 8:30, 10:30, 13:30, 15:30, 17:30 e 20h.
Saida: 09:00, 11:00, 14:00, 16:00, 18:00.
Funciona normalmente todos os días da semana, inclusive feriados.
SITE DO TURISMO OFICIAL DO DEPARTAMENTO DE ROCHA E CABO POLONIO:
turismorocha.gub.uy/horarios-cabo-polonio
RESOLVA SUA VIAGEM PARA O URUGUAI
Use os parceiros do blog para viajar tranquilo e retribuir as dicas que você acaba de receber!!
HOSPEDAGEM: pesquise aqui Hotéis com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito
ALGUEM DE CARRO: faça aqui cotação entre principais locadoras
SEGURO VIAGEM: este site busca melhores ofertas de várias seguradoras (não esqueça de incluir seguro Covid!)
INGRESSOS E TOURS: pacotes , transporte e ingressos em Montevidéu
PASSAGENS AÉREAS: encontre seu voo para o Uruguai
Viaje Conectado no Uruguai: chip celular com internet
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi, Alê. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi Natalie
Obrigada! Amei. vou lá conferir
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Excelentes dicas.
Estamos Organizando uma viagem de carro ao uRugUai, e O seu post se destaca entre tudo o que Vimos na inTernet.
Obrigado
FlÁvia
Oi Flávia
Muito obrigada!! Amei teu comentário. Conta comigo e Café Viagem para dicas do Uruguai. Adoro viajar para lá.
Abraços
Alexandra
Quero ir pra cabo polonio! Em marco queria dicas queria gicar em uma cidade perto que puDesse ir de dia p cabo polonio e se possivel ficar la em algum hostel
Alexandra, seu site é incrível! Virei fã!
Estamos organizando uma viagem para Punta del Este de Carro e pensamos em passar uma noite em Cabo Polônio, o estacionamento do Parque Nacional lhe pareceu seguro para deixar o carro pernoitando?
Obrigada pelo trabalho compartilhado no Café Viagem!
Abraços
Suélen
Oi Suelen
Primeiro, obrigada. Bem, eu achei relativamente seguro. Durante o dia, deixamos todas as nossas coisas no carro (malas, compras, etc). Mas não consigo te afirmar se pernoitar no estacionamento é seguro. Teria que ver com quem já deixou mesmo por lá.
Se descobrir algo, comente aqui novamente pois a dica é boa!
Abraços
Alexandra do Café Viagem
Olá, Alexandra!
Parabéns pelo post, Muito completo e inspirador.
Vamos para o uruguai em junho com um bebê de 1 ano. Você acha que dá para fazer esse passeio nessa época ou será muito penoso por causa do frio?
Sabe se os caminhões 4×4 rodam normalmente em junho?
obrigada
cristina
Oi Cristina
Tudo bem?
Acho que pode ser sim um pouco frio para um bebê de um ano em junho, talvez muito vento.
Eu acredito que operem todo o ano pois é um local turístico.
Abraços
Alexandra
Boa noite, moro aquí en Cabo Polonio. Os horarios de entrada ja não são com tanta frecuencia. Entrada: 8:30, 10:30, 13:30, 15:30, 17:30 e 20h.
Saida: 09:00, 11:00, 14:00, 16:00, 18:00.
Saludos!
Olá Camila
Agradeço imensamente sua contribuição aqui nas dicas do Uruguai. OBRIGADA! Gracias
Alexandra
Nossa Alexandra , seu post me ajudou muito. Eu( 54) e meu marido(59) vamos em abril de carro de SP ao Uruguai , no nosso roteiro IRÍAMOS dormir uma noite em Cabo Polônio, agora com suas dicas vamos fazer algumas alterações. Iremos a partir de chuí, qual a cidade mais PROXima p dormir e ir bem cedo p Cabo Polonio?
Muito obrigada
Lúcia
Oi Lucia, Tudo bem? Pode dormir em La Pedrera como fizemos, viu o post?
Mas eu acho que deve ser muito legal dormir em Cabo Polonio, pq mudaram de ideia??
este é o post de La Pedrera https://cafeviagem.com/dicas-de-la-pedrera-uruguai/
Abs
Alexandra
Oi Alexandra
Agora tudo mudou, vamos assim que acabar a Pandemia. MAs eu NÃO pensei em dormir em Cabo polônio ,pq Não tinha achado nem um lugar com banheiro privativo, agora achei um 😀, quem sabe eu consigo uma vaga. Vc achou seguro o estacionamento, SERÁ q é seguro deixar o carro lá cheio de malas e passar a noite,?
Bjs
Lucia
Oi, Alexandra!
ouvi dizer que Cabo polonio tem o fenomeno da bioluminescencia, conhecido como las noctilucas.
vcs presenciaram esse fenomeno ? tem alguma epoca especifica pra assistir?
Oi André
Não presenciamos, infelizmente. Teria que pesquisar para saber o período.
Abs
Alexanra do Café Viagem
Oi André!
Sou uruguaia moro aquí em Cabo, nao tem como saber! A tendencia é em noites escuras de lua Nova. Pero, de resto é contar com a sorte!
Abraço
Oi, boa noite, tudo bem?
Moro em Floripa e pretendo ir ao Uruguai de carro em meados de outubro. Sei que não é o melhor período, mas é quando poderei ir. Gostaria de saber se nessa época os caminhões 4×4 de Cabo Polonio estão trabalhando e se posso comprar os ingressos, ida e volta, mas voltar no outro dia.
Obrigada! Fico no aguardo.
Olá
Ideal é entrar em contato, mas acredito que eles sempre funcionam pois é o único meio de transporte até Cabo Polônio, inclusive para os nativos.
Abs
Alexandra
Buenas!Os horarios de entrada em baixa temporada são sempre os mesmos. Entrada ao Parque: 8:30, 10:30, 13:30, 15:30, 17:30 e 20h.
Saida: 09:00, 11:00, 14:00, 16:00, 18:00.
Funcionam normalmente todos os días da semana, inclusive feriados.
Podes comprar a passagem de ida e volta e voltar o día que quiser! Tem q guardar bem o papel!
Outubro é um otimo mes para visitar o lugar, eu sou apaixonada pela experiencia fora de temporada alta. Parece ainda mais um paraíso so que mais exclusivo. E os preços da hospedagem por exemplo sao muito mais baixos! Certeza vai ser uma otima viagem!
Achei ótima as suas dicas! Por favor continue postando mais!
Obrigada, Uruguai é sempre um destino que adoro dar dicas no Café Viagem
Abs
Alexandra
Somente para atualizar, eu fui nesse final de semana e a entrada está 350 pesos ou 50 reais e o estacionamento está 270 pesos ou 38,57 reais.
É um lindo lugar que vale muito a pena conhecer.
Obrigada pela Atualização nas dicas de Cabo Polonio no Uruguai, Vanessa
Abs
Alexandra
Parabéns pelo relato! Já favoritei como guia para nossa viagem que começará em poucos meses.
Fiquei com uma dúvida… Vamos de carro tbm e gostaria de pernoitar em cabo polônio uma noite ao menos. Sabes se o estacionamento é seguro?
Grata!
Oi Carolina
Tudo bem? O Uruguai é relativamente seguro. Então, acredito que o estacionamento tb. Mas não deixaria nada de pertences a vista ou de valor no carro. Nunca se sabe.
Abs e boa viagem
Alexandra do Café Viagem
Maravilhosas dicas!!
Gracias
Obrigada Fabiana
Bom passeio no Uruguai
Abs
Alexandra do Café Viagem
Show…..relato diferenciado!!! Celso/Campinas-SP
Obrigada!
Adoramos o Uruguai
abs
Alexandra do Café Viagem
Menina, que fantástico!!! estou indo pro Uruguai e ia passar direto por Cabo Polônio. Com seu blog me inspirei ir visitar
Obrigada, acebei de voltar de Punta del Este com novidades. Adoro o Uruguai. Depois me conta o que achou de Cabo Polonio
abs
Alexandra do Café Viagem