As dicas de Cabo Frio com criança no Rio de Janeiro foram escritas por uma família apaixonada por SUP, a Juliana Jung, o Jairo Pereira e o Gui.
Férias escolares de julho chegando e mais uma vez vem a dúvida do que fazer, para onde ir. Desta vez, para definir o destino, fomos eliminando as possibilidades. Primeiro descartamos qualquer viagem ao exterior em razão da alta do dólar. Depois não queríamos lugar com frio. Nordeste já conhecemos bastante. Além disso, também estávamos ansiosos por fazer nossa primeira viagem longa e de avião levando na bagagem os Stand Up Paddle (SUP) infláveis.( mas esta logística conto em outro post , ok?). Assim, optamos por conhecer a região dos lagos no litoral norte do Rio Janeiro.
A região fica 170km da capital, e possui três praias bem conhecidas. Búzios, Cabo Frio ( fica entre a duas) e Arraial do Cabo.
Chegamos ao Rio de Janeiro pelo Galeão. Lá alugamos um carro, atravessamos a ponte Rio/Niterói, cerca de 2 horas dirigindo e chegamos na cidade de Cabo Frio, nossa “sede” nessas férias. Para conhecer bem a região em 7 dias, o carro é indispensável. No nosso caso mais ainda mais, já que carregamos as 3 pranchas de SUPs para todos os lados. Optamos por ficar em Cabo Frio para facilitar logística da viagem, pois a cidade está situada a 23km de Búzios a leste e 13 km de Arraial do Cabo, indo para o Sul.
Como visitamos estes 3 “polos” e suas praias, vou contar em uma triologia. Cada uma das 3 cidades e nossas experiências separadamente. Inicio com Cabo Frio.
OND FICAR EEM CABO FRIO – nossa dica de hotel
Começo com Cabo Frio por ser nosso ponto de referência. Lá nos hospedamos na Hotel Best Western Paradiso Del Sol, que tem a parte de lazer e fundos para a beira do canal do Rio Itajuru, que cruza a cidade e desemboca no mar. Achamos o custo-beneficio excelente, já que a nossa ideia era conhecer a região, demais praias. Assim o deslocamento para ambos os lados ficaria perto.
O hotel é ótimo, tudo muito novo e limpo. Atendimento excelente e oferece uma comida honesta para ajudar na logística de última hora, principalmente para quem vai viaja com crianças. Mas o principal atrativo para nós foi o fato de ter acesso fácil e direto para a água, facilitando nossas remadas.
PRAIAS E AVENTURAS EM CABO FRIO COM CRIANÇAS
A praia do Forte de São Mateus é a principal da cidade de Cabo Frio. É ampla, com um excelente calçadão, todo reformado, onde tem muitas opções de bares, restaurantes e lojas. Os quiosques seguem o mesmo padrão dos novos de Copacabana, envidraçados e arrumados. Mas existe também, em uma das suas praças, um local com diversas bancas (diversas mesmo, acho que umas 70 bancas ) que vendem de tudo para comer. Desde espetinhos, kreps, hambúrguer e muitos lanches bem estranhos.
A noite lota com a gurizada. Nessa praia a areia é impressionantemente fina e branca, parecendo farinha. O Gui adorou brincar e pular nas dunas.
Esta praia é longa, possui cerca 8km e conforme a parte que você vá ela tem um nome diferente. Lá tem ondas para todos os gostos e habilidades. Desde as maiores no meio da baia, na Praia do Foguete, até as pequenas, perto do forte, onde existem aulas de surf para as crianças e onde o Gui surfou com certa facilidade. Mais uma super conquista do nosso guerreiro.
Cabo Frio é uma cidade relativamente grande, com boa estrutura e surpreendentemente limpa. Eles tem sistema de recolhimento do lixo bom e as dunas preservadas em quase a totalidade da sua extensão. Também notamos na Orla e nas dunas um forte movimento de retomada de posse e destruição de casas construídas em lugares irregulares.
Em julho, quando estávamos por lá, a cidade nunca ficou cheia. Para a gente, estava no ponto certo. Nem tão vazia (como uma cidade fantasma) nem cheia que complicasse o deslocamento e tudo mais. Mas pelo número de edifícios imagino que na alta temporada tudo fique megalotado.
Em poucos minutos é possível chegar em outras praias, como a Praia das Conchas , Pero e a Ilha do Japonês. A ilha do Japonês fica dentro do canal, e fomos conhecer remando.
Saímos dos fundos do nosso Hotel com o SUP em direção ao mar e no meio caminho encontramos esta beleza. Mas existem uns barquinhos que fazem a travessia para quem quiser conhecer o lugar e não se molhar (eu vi gente atravessando nadando o ou caminhando com água no peito).
Seguindo a “ expedição “ atravessamos o canal na saída do rio e entramos no mar. Aportamos numa baia bem pequena que fica ao lado do forte, já na beira da orla, onde se concentram os barcos dos pescadores. Lá descansamos para fazer a jornada de volta ao hotel. Lindo demais, experiência única.
A saída do Rio para o mar necessita um pouco de cuidado e habilidade, da um friozinho na barriga, mas o Gui conseguiu nos acompanhar sem dificuldade. Baita remador. Quando ele faz estas aventuras mais radicais, chamamos ele de “ Guigui extremo”. Fica todo faceiro.
OUTROS PASSEIOS EM CABO FRIO
Mas existem outros passeios para se fazer também, além de praia. Um deles é visitar a Capela do Morro da Guia. É uma pequena Igreja que fica no topo do morro, onde se tem uma vista linda da cidade toda. A subida é caminhando pois não permitem a entrada de carros. Fomos à noite e vimos a luzes se acedendo. Lindo.
Fazer umas comprinhas na Rua dos Biquínis também faz parte do roteiro de quem vai a Cabo Frio. Essa rua é coberta e tem cerca de 60 lojas que vendem moda praia. Fica do outro lado do canal, à direita logo que se passa a ponte em direção a Búzios. Bem fácil de achar, sinalizado e com estacionamento. Quem me conhece sabe que não sou nada consumista, mas este lugar é bem tentador. Muitos, mas muitos modelos, cores e o que puder imaginar de biquínis, sungas e acessórios de praia, no mesmo lugar e com preços super acessíveis. Loucura…segura a mulherada.
À noite o pessoal se encontra no calçadão da Orla, nos restaurante da beira da praia ou também no Boulevard do Canal. No canal, os diversos restaurantes possuem vista para o rio. Não chegamos a experimentar nenhum deles, pois somos do dia e à noite estamos sempre mega cansados das nossas aventuras.
*Texto Juliana Jung e Fotos Jairo Pereira
VEJA TODA A SÉRIE DA VIAGEM DA JÚ, JAIRO E GUI DE SUP NO RJ
“FÉRIAS DE JULHO EM FAMÍLIA”
BÚZIOS (em breve)
SAIBA MAIS
CABO FRIO | RJ
Dica de hotel : Hotel Best Western Paradiso Del Sol
www.cabofrio.rj.gov.br|
SITES PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM
HOSPEDAGEM – o BOOKING é o nosso parceiro para reservar hotéis e pousadas com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos casos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS. CONSULTE AQUI!
ALUGUEL DE CARRO – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTALCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante. CONSULTE AQUI!
SEGURO VIAGEM – A REAL SEGURO VIAGEM consegue preços excelentes e diferenciados de diferentes planos de seguro de viagem de empresas de confiança. O site faz uma busca e indica várias categorias e faixas de preços. FAÇA AQUI COTAÇÃO.
Veja mais Dicas do Rio no Café Viagem
Visitando o Aqua Rio – maior aquário da América do Sul
Conhecendo o Museu do Amanhã por dentro e por fora
Como é o novo Tour Maracanã – visita guiada
Onde comer em Copacabana – achados gastronômicos
6 cafés para curtir em Copacabana, Rio
Rio com crianças – dicas e atrações
RIO COM CRIANÇAS – DICAS E MAIS DE 16 ATRAÇÕES
Caminhada pela Pista Claudio Coutinho – ao lado do Bondinho Pão de Açúcar
A nossa experiência no hotel Copacabana Palace
Café da Manhã na Zona Sul do Rio – dicas especiais
Férias em família em Arraial do Cabo
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
O hotel fica próximo da praia do forte?