(post atualizado em outubro de 2018 ) O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela acontece uma vez por ano. É quando cidade de Canela, na serra gaúcha, vive a magia dos bonecos. Em 2018, está programado entre 18 a 21 de outubro, trigéssima edição do evento. São 30 anos de fantasia. Um grande feito da cidade já que os eletrônicos tomaram conta da nossa vida e quase não deixam espaço para manifestações artísticas além das telinhas. Vale muito a pena dar um pulinho por lá com os filhos para conferir este evento único no calendário da serra.
Fui no Festival em 2016 e adorei, voltei encantada. Recomendo aos adultos e crianças. Aliás, acredito que nossas crianças precisam vivenciar experiências lúdicas, artísticas e criativas como a do Bonecos de Canela. Precisam desconectar de seus aparelhos, viver a poesia desse festival. Se estiver com planos de ir à serra, vá a Canela.
Os bonecos são um belo resgate à fantasia tão distante do nosso cotidiano. Até nós, adultos, temos dificuldade em dar uma pausa e desconectar. E é por isso que os bonecos são tão especiais.
—- O que ver no Festival de Bonecos de Canela
Durante o festival há atrações pagas e gratuitas. Tudo se concentra ao redor do Teatro Municipal de Canela e do Multipalco – ambos em frente à praça central de Canela. É por lá que está a bilheteria, os bonecos infláveis e as apresentações diárias durante o festival. Além do Teatro Municipal e do Multipalco, as apresentações acontecem também no teatro do Laje de Pedra, no espaço Nydia Guimarães e Estúdio de Bonecos.
Pegue o folheto com a programação, distribuído em diversos pontos da cidade (incluindo a Central de Informações Turísticas) ou entre no site Bonecos de Canela ( www.bonecoscanela.com.br ) e agende-se. Há grupos de teatro do Brasil e do exterior. Além dos espetáculos oficiais da programação, o Bonecos de Canela terão oficinas, exposições, filmes, food trucks , autógrafos, e dois desfiles de bonecos.
O desfile com encontro de bonecos, bonequeiros e a platéia acontece em frente à Catedral de Pedra de Canela e se desloca pela avenida principal até chegar a Praça João Corrêa. Anote: tem desfile no dia 12, Dia da Criança, e no sábado, dia 15 de outubro.
O ” Carlão” é o apresentador argentino muito engraçado que normalmente abre as apresentações no Teatro Municipal. Conheci o Carlão na abertura do ” O Senhor dos Sonhos” da companhia Truks de São Paulo. Espetáculo que vi e indico. É da mesma companhia do ” A Bruxinha” (mas gostei mais do Senhor dos Sonhos!).
Também vi “ Louça Cinderela” , espetáculo de 20 minutos de duração da Cia da Gente Falante de Porto Alegre, imperdível. É lindo, mágico, humano e envolvente.
Há ainda espetáculos que não vi em 2016 mas ouvi boas críticas, como o ” Fantástico Circo de Papel” de Belo Horizonte, o Gran Teatro de Dentro da Itália, o ” Bilhete Azul” de Canela, entre outros. Ao todo são 20 espetáculos com cobrança de ingresso e 26 com entrada franca.
Achei o Festival de Bonecos de Canela tão especial que não queria deixar de grifar por aqui o quanto o recomendo. Minha sugestão é: se tiver planos de ir a Gramado ou aproveitar o feriado do dia 12/10, não deixe de dar uma espiadinha com as crianças por lá. Os Bonecos e Bonequeiros merecem os nossos aplausos.
Procurando melhores tarifas para hotéis em Gramado e Canela ?
Pesquise aqui e faça sua reserva no Booking, parceiro do Café Viagem
SAIBA MAIS
FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS CANELA
DE 18 a 21 DE OUTUBRO
CANELA RS | BRASIL
E mail: [email protected]
Telefone: 54 32820964
A realização do Bonecos Canela é da Fundação Cultural, com o apoio de Prefeitura Municipal de Canela.
Mais informações e venda de ingressos on-line em: www.bonecoscanela.com.br
INGRESSOS (valores referentes à 2016)
Espetáculos Teatro Municipal e Laje de Pedra R$ 50
Espetáculos no Nydia Guimarães e Estúdio de Bonecos R$ 30
Terceira Idade e Estudantes: meia entrada
PONTE DE VENDA
Bilheteria do Teatro Municipal
*Em 2016, o Café Viagem conferiu o Festival a convite e agradece a a oportunidade.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?