Ballenberg Open Air Museum na Suíça é mais do que um museu. É praticamente um parque ao ar livre que mostra fielmente como a Suíça costumava ser. O objetivo é recriar a vida rural do país no século XVIII. E mais, tornando possível que cada visitante vivencie a “experiência de antigamente”.
O passeio nostálgico é uma das atrações oferecidas a quem visita a região de Interlaken. Aviso: o dia precisa estar bom para que a visita seja agradável, afinal a área bucólica é completamente ao ar livre. Os visitantes mergulham fundo na cultura, na história e na arquitetura do país.
São mais de 100 reconstruções antigas e toda uma atmosfera que recria a Suíça de outros tempos com trajes, música, artesanato (um dos temas principais), culinária (amei esta parte!), agricultura, muitos animais do campo, entre outros detalhes bem peculiares da época. Toda a estrutura documenta aspectos interessantes do desenvolvimento econômico da Suíça.
É realmente impressionante. Recomendo o passeio principalmente para quem estiver com crianças. Há uma área especial para elas brincarem, além de amplo espaço verde e inúmeras atividades – não é por menos que Ballenberg recebe muitos grupos de escola). As crianças interagem em diversas atividades como artesanato, culinária, plantações, entre outros.
Adorei a horta com ervas medicinais. Em frente à horta, esta situada uma farmácia antiga que vende os produtos naturais. Sensacional!
Só é bom estar preparado para caminhar bastante. Ballenberg é como se fosse uma fazenda cheia de trilhas e locais a serem descobertos pelo visitante, que, aliás, pode optar ou não por uma visita guiada em grupo.
Ah, a comida é uma atração à parte. Tanto nos três restaurante do parque – que servem pratos típicos – , quanto nos vários pontos espalhados que produzem artesanalmente linguiças, massas, queijos e pães como antigamente. Aliás, em um dos tours guiados oferecidos pelo parque você pode cozinhar em uma cozinha histórica, fazer pão ou o sopão que os antigos agricultores preparavam.
Os aromas se espalham por todos os cantos do parque. Aos interessados, há tours guiados também sobre arquitetura. É possível até, em determinadas áreas, fazer o seu próprio churrasco ao ar livre. Sinta-se em casa, ou melhor, na casa dos seus antepassados!
Além de comprar linguiça e pão, eu provei comidinhas típicas no restaurante. Tive o prazer de almoçar em uma mesa ao ar livre (embaixo das árvores) com a presença de Dario Gross, responsável pela área de marketing de Ballenberg. Foi ele quem me contou alguns detalhes de Balenberg e me sugeriu o prato vegetariano de “Röstikroketten” – ou seja, croquetes de batata rösti com creme de queijo e salada fresca.
Para seguir provando a Suíça à mesa, experimentei dois refrigerantes naturais e autênticos suíços: Rivella e o Ramseier Schorle Apfel (espécie de um suco de maça). Os pratos no restaurante custam entre 10 a 20 francos suíços.
Para souvenirs, os produtos artesanais mais clássicos à venda no parque são os chocolates, as salsichas, os queijos e pães, as frutas e as ervas medicinais. Abaixo, um vídeo do parque que mostra o clima nostálgico e bucólico do local…
Achei toda a proposta de Ballenberg bem interessante. Sem dúvida, uma experiência genuinamente suíça e que preserva para as futuras gerações as raízes do seu país.
SAIBA MAIS
BALLENNBERG OPEN AIR MUSEUM (MUSEU AO AR LIVRE DE BALLENBERG)
End.: Museumsstrasse, 131 3858 Hofstetten (ver localização no mapa)
Aberto diariamente de abril a outubro, das 9h às 17h (restaurantes das 9h às 18h).
Ingressos no local (das 9h às 17h). Ingressos: 22 francos suíços (adultos), 11 francos suíços (crianças) e 50 francos suíços para famílias (pais e filhos ou avós e netos).
Site para mais informações: www.ballenberg.ch
PARA AGENDAR O PASSEIO:
Centro de Informações Turísticas ( Interlaken Tourism)
Höheweg 37 (tem todas as infos, mapas e contato de guias)
Tel. +41 (0)33 826 53 00 | Fax +41 (0)33 826 53 75
[email protected]
www.interlaken.ch
MAIS SOBRE A SUÍÇA NO CAFÉ VIAGEM
Todos os posts SWISS Experience da Suíça, leia aqui!
Sobre Genebra | Lausanne | Interlaken | Zurique | Lavaux
Em breve: Montreux, Fribourg , Thun
*Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto SWISS Experience. Contudo, este roteiro de Interlaken foi um convite à parte da Interlaken Tourism e Jungfrau Railway. Agradeço imensamente a oportunidade!
Este post faz parte do roteiro de verão pela Suíça que fiz no projeto SWISS Experience. Cheguei na Europa por Zurique num voo da @SwissInternacionalAirlines. De lá, parti de trem (tudo é muito próximo) para a região do Lago de Genebra e Fribourg onde fiquei 6 dias visitando Genebra,Lausanne, Montreux, vinhedos de Lavaux, e vilarejos de Broc, Le Gruyère e Charmey. Na segunda semana, almocei e passei uma tarde maravilhosa em Zurique e, de lá, fui de trem para a charmosa cidade de Thun onde mora uma prima muito querida. A partir de Thun (onde fiquei 3 dias curtindo minha prima e seu baby) fiz uma viagem de 3 dias na parte central da Suíça por Interlaken. Este post apresenta meu passeio pelo museu ao ar livre de Ballengerg – uma das atrações de quem visita a região dos Alpes Suíços e lagos de Interlaken.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?