Este post sobre aulas e esqui no Valle Nevado com crianças relata a nossa experiência em família. A viagem ao Valle Nevado foi a primeira vez dos meus filhos na neve e em uma estação de esqui. Fui cheia de cuidados. Aguardei para que eles tivessem uma idade que, do meu ponto de vista, parecia adequada para viver essa experiência: 6 e meio e 10 anos de idade. Como eu já tinha esquiado antes, sabia que era preciso respeitar a montanha e investir em aulas de esqui e snowboard para a minha duplinha. Foram poucos dias (fizemos a mini week – 4 dias no Valle Nevado), mas deu para aproveitar e aprender.
Abaixo, um relato sobre as aulas e algumas dicas para as crianças que esquiam pela primeira vez .
Ski Lift Valle Nevado
Primordial. Para quem esquia, é necessário usar sempre no pescoço o passe do ski lift. É esse crachá que permite que você ande nas pistas e teleféricos. Normalmente, os tickets de skit lift são pagos junto com o pacote. Retiramos os nossos crachás no check in do hotel. Confira os valores no site: vallenevado.com/en/ski-tickets
A CHEGADA E EQUIPAMENTOS: ESQUI E ROUPAS
É fato: é preciso deixar o corpo dos pequenos ( e adultos, idem) se acostumarem com o frio e a altitude. Nada de sair correndo para esquiar logo na chegada. A gente aproveitou o primeiro dia na estação brincando na neve com as crianças, tirando fotos. E, o mais importante, alugamos e experimentamos os equipamentos: botas, esquis e snowboard. Uma burocracia que toma tempo. O aluguel e guarda volumes (para quem está hospedado no complexo) fica entre o Hotel Puerta del Sol e o Hotel Valle Nevado. Leve o cartão de crédito, você vai precisar dele.
A estação tem uma loja de aluguel de roupas adultas e infantis ao lado do hotel Puerta del Sol. Mas aviso: a variedade de tamanhos por lá não é grande. Há uma outra loja na Plaza de la Gôndola (onde fica o teleférico de cabine fechada). Minha dica, para facilitar e economizar, é levar o máximo de roupas que você puder de casa (suas, compradas ou emprestadas).
A gente acabou alugando apenas uma calça de ski para mim e um traje completo (macacão) para o meu filho. Ele tinha um casaco novinho, mas não encontramos nenhuma calça na numeração dele para alugar. Ah, importantíssimo: crianças devem usar sempre o capacete. Aluga-se junto com as botas e esquis.
Confira os valores de aluguel de equipamento e roupas no site: vallenevado.com/pt/ski-rental
As aulas e a Escola para Crianças no Valle Nevado
É no primeiro dia que você vai agendar as aulas de esqui ou snowboard, sejam elas particulares ou coletivas. O que é importante saber: há dois pontos onde é possível agendar aulas de esqui/snowboard. O primeiro está localizado próximo ao hotéis (ao lado do Restaurante Slalom).
O segundo local para aulas é no Bajo Zero, em cima da montanha (você chega até lá pelo teleférico fechado).
Inaugurada recentemente, a escolinha infantil (com esteiras – o Magic Carpet – , pista só para crianças, recreação e jogos) fica no Bajo Zero. As aulas por lá são em grupo (meio turno ou turno inteiro), de 4 a 7 anos de idade. As crianças já devem chegar com seus equipamentos completos (esqui ou snowboard alugados, óculos e roupas térmicas). Quando cansam da aula, podem ficar (e lanchar!) na casa quentinha de recreação. Baita conforto!
Confira tabela de preços e modalidades das aulas no site: vallenevado.com/pt/escola-de-esqui
A nossa experiência na neve no Valle Nevado
Para quem tem pouco tempo (a gente só tinha 4 dias na estação) e filhos acima dos 7 anos de idade, as aulas particulares são as mais indicadas. Valem o investimento. Meus filhos fizeram dois dias de aulas com instrutores. Aulas de 2 horas. Tivemos sorte, pois os professores foram maravilhosos. Anote o nome da professora queridona de snowboard para crianças: Eleanor R. (uma irlandesa que fala espanhol e a “língua universal das crianças”!). No segundo dia, meus filhos já estavam esquinado. Maior orgulho.
Ninguém caiu tombo feio, ninguém se machucou. Ufa! Um dia, à tarde, depois do almoço, deixei o meu caçula na Escolinha do Bajo Zero enquanto eu e a filhota demos uma voltinha de uma hora com o instrutor. Ele gostou da escola, mas senti que já estava cansado e não aproveitou muito. Ou seja, duas a três horas por dia nas pistas é o suficiente para as crianças. É bom não exagerar.
A companhia do instrutor para os iniciantes é uma segurança indispensável. No Valle Nevado, muitos instrutores são bilíngües e, alguns, especialistas em aulas para os atletas mirins (como nossa amiga irlandesa Eleanor!). Há, inclusive, aulas especiais para deficientes físicos (e equipamentos de aluguel!). Em nossa temporada, fiquei emocionada com o time profissional de cadeirantes que estava no complexo treinando para uma competição.
+ Dicas do Valle Nevado no blog:
NOVO: Valle Nevado viagem pai e filho– temporada 2018
5 motivos para escolher o Valle Nevado na sua viagem de ski em família na América do Sul
POST ÍNDICE VALLE NEVADO – todas as nossas dicas: hospedagem, alimentação, aulas
Um dia no Valle Nevado
Post para quem deseja apenas passar o dia por lá, a partir de Santiago do Chile ou das estações próximas.
Vantagens de visitar o Valle fora da alta temporada (final de agosto/setembro)
Transporte de Helicóptero ao Valle Nevado
Sobre hospedagem no Valle Nevado
Os hotéis e apartamentos
Nossa experiência no hotel Puerta del Sol no Valle Nevado
sobre a nossa experiência no hotel 4 estrelas do Valle
Sobre aulas de esqui e snowboard
Nossa experiência com crianças nas escolas do Valle
Sobre alimentação no Valle Nevado
Restaurantes, lanches, bares e comidinhas.
O QUE LEVAR NA MALA PARA A NEVE
Preparativos e dicas do que levar para a viagem na neve em família.
6 PROGRAMAS EM FAMÍLIA EM SANTIAGO DO CHILE
SAIBA MAIS
VALLE NEVADO | CHILE
Valores e modalidades aulas: www.vallenevado.com/pt/escola-de-esqui
Valores aluguel equipamento e roupas: vallenevado.com/pt/ski-rental
Para contratar um instrutor: escreva para [email protected] ou, se estiver hospedado nos hotéis do complexo, dirija-se a escola de esqui e snowboard em frente ao Restaurante Slalom.
*Agradeço ao Valle Nevado Ski Resort pela cortesia de hospedagem no Hotel Puerta del Sol . Aproveitamos cada segundo dos nossos dias por lá!
*Agradecemos, também, os empréstimos de roupas de neve dos amigos e parentes: Natália Aranovich (meu casaco), Cláudia Bianco e Benoni Rossi (roupas e óculos das crianças!).
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi, Alê. Tudo bem? :)
Esse seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Adorei, Natalie. Obrigadão
Beijos
Ale
Ola Alexandra! Lindas fotos! Obrigada por compartilhar a experiência. Tenho uma filha de 5 anos e um bebê que estará completando 2 anos durante a viagem, sei que ele não poderá entrar nas pistas por não ter a altura mínima. Eu também não sei esquiar e nem faço muita questão de aprender… Apenas a minha filha tem vontade de conhecer o ski… Sabe se é possível entrar para acompanha-la nas aulas (tirar fotos e tal) ou eu teria que pagar como “aluna” também… Não vamos nos hospedar no valle, será apenas 1 dia lá. Obrigada.
Oi Dani
Tudo bem? Você pode sim acompanhá-la de longe, tirar fotos pois o local é aberto. Ela vai ver você em volta da pista infantil.
Será que ajudei?
Beijos
Alexandra do Café Viagem
Olá,
Adorei seu blog. Estarei experimentando o Vale com meus filhos em julho. Costumam fazer bastante esporte, especialmente o mais velho (de 15), que já passou alguns verões usando sandboard. Voce acha que dá pra arriscar uma aula em grupo para ele e para os adultos e deixar as particulares para a pequena?
Oi Patrícia
Claro, eu fiz aula em grupo com minha filha. E a particular foi só a aula do meu filho (que nessa viagem acho que tinha 6 anos). Dá pra fazer sim a aula em grupo.
Beijos e boa viagem!
Ale do Café Viagem
Oi Alexndra, tudo bem? Por acaso vc tem o contao da Eleanor R. (professora de snow board)?
Obrigado.