Se você procura dicas de onde comer em Madri na Espanha, chegou ao local certo. Explorar Madri foi, pra mim, uma verdadeira aventura gastronômica. Cada bairro em Madri tem o seu achado, o seu mercado e cantinhos especiais de bares, cafés e restaurantes. Impossível não amar as tapas espanholas com o clássico vermute, bebida local. Nesse roteiro, reuni os lugares que visitei e amei, divididos por região. Também indico bares e mercados gourmets imperdíveis para visitar. Tudo para te ajudar a descobrir onde comer em Madri de forma autêntica, sem frescura e com muito sabor.
Partiu degustar Madri com o Café Viagem?
Onde comer em Madri Espanha: dicas por bairros
Antes de seguir com a lista de dicas de bares e restaurantes em Madri, uma lista rápida de pratos típicos que você não pode deixar de provar em Madri
Tapas em geral (pequenas porções), croquetas,Tortilla de Patatas, Rabo de Toro, Huevos Rotos (Huevos Estrellados), Cocido Madrileño, azeitonas, boquerones fritos (sardinhas ou anchovas), churros com chocolate e pão com tomate ralado e azeite no café da manhã.
O que eu amei e recomendo: ensalada de tomate com ventresca (atum), Tortilla da Casa Dani, Batatas bravas (cuidado, em alguns locais o molho é bem picante).
VERMUTE: tem que provar!
Quer se sentir como um local em Madri ? Sente-se em um bar tradicional, peça um vermute(vermut, em espanhol) com gelo e uma fatia de laranja. Muito mais do que uma bebida, o vermute é um ritual social na Espanha antes das refeições. Trata-se de um vinho aromatizado com especiarias, ervas e frutas cítricas, geralmente servido como aperitivo.
1. Onde comer em Madri: bairro Las Letras
Alimentación Quiroga
Um bar perfeito para vinhos, tapas e vermute. Gostei tanto que fui duas vezes: no almoço e no fim de tarde. Sempre animado, concorrido, principalmente no fim do dia. Por sinal, está em funcionamento desde 1958. Pasmem!
Cale de Las Huertas 19
@alimentacionquiroga
Casa del Abuelo
Funciona desde 1906, bar histórico com 6 endereços em Madri. A decoração exagerada e colorida chama a atenção de quem passa. O carro-chefe da casa são as gambas al ajillo — camarões salteados no azeite com alho e pimenta.
A unidade mais famosa fica na Calle de la Victoria, 1 próximo à Porta do Sol. Também tem unidade em Salamanca, na Cale Goya.
@lacasadelabuelo
2. comer em Madri no Centro histórico – Plaza Mayor e arredores
Mercado de San Miguel
No coração de Madri, ao lado da Plaza Mayor, está o mercado gourmet mais famoso da cidade, o San Miguel. Frequentado por muitos turistas, sempre lotado e com várias opções deliciosas para experimentar tapas, vinhos e especialidades locais.
Pl. de San Miguel, s/n
mercadodesanmiguel.es
Chocolatería San Ginés
O chocolate com churros mais famoso de Madri desde 1894. Considerado parada obrigatória de chocolate quentinho mergulhado em churros.
Pasadizo de San Ginés, 5, Centro
@chocosangines
Botín
Fundado em 1725 e apontado como um dos restaurantes mais antigos do mundo. Infelizmente, não consegui ir. Mas se você visitar, me conta se vale a fama!
C. de Cuchilleros, 17
www.botin.es
Rooftop em Madri
Azotea del Círculo (Círculo de Bellas Artes)
Um dos lugares favoritos para terminar o dia com estilo. De quebra, com drinks ao pôr do sol e uma vista panorâmica incrível de Madri. Imporante: tem que reservar no site!
C. del Marqués de Casa Riera, 2
@azoteadelcirculo
azoteadelcirculo.azoteagrupo.com
Dani Brasserie
Para quem busca uma experiência mais refinada, o Dani é o restaurante do Hotel Four Seasons comandado por chef renomado. Dica: o menu do almoço costuma ser mais acessível.
C. de Sevilla, 3, Centro
@danibrasserie
DICA CAFÉ VIAGEM: quase ao lado do Dani Brasserie está a sofisticada Galleria Canalejas com grifes e um food hall chique. Vale dar uma olhadinha!
www.galeriacanalejas.com
Dica Extra:
não perca os doces conventuais do Monasterio del Corpus Christi das Carboneras.
Leia também sobre Madri no Café Viagem:
+ MADRI: Tour guiado em Madri de Bike
+ SEVILHA: nosso roteiro 3 dias em Sevilha completo
3. Onde comer em Madri: bairro La Latina
Mercado da Cebada
Neste bairro, a sugsetão de onde comer em Madri é começar explorando o Mercado da Cebada. Você encontra de tudo: frutas, verduras, queijos, tapas, vinhos e cerveja gelada. Posteriormente, como dica extra, percorra a famosa Cava Baja, onde as tapas são parte do ritual madrileño.
plaza de la cebada, s/n,
@mercadodelacebada
Casa Lucio e Los Huevos de Lucio
Casa Lucio é um restaurante de comida regional bem concorrido, principalmente entre os brasileiros. É uma instituição em Madri. Sem reserva antecipada, acabei indo ao restaurante “irmão”, o Los Huevos de Lucio — confesso que não recomendo.
C. de la Cava Baja, 35,
@casalucio
Dica extra:
para algo mais moderno e diferente, um drink ou filme na Sala Equis que une cinema e gastronomia.
@salaequismadrid – une cinema e gastronomia
C. del Duque de Alba, 4ha
4. Onde comer em Madri: Lavapiés, o bairro multicultural
Taberna Los Chanquetes
Entre Las Letras e Lavapiés. Restaurante típico espanhol, com comida caseira e ambiente autêntico. É especialista em pratos clássicos madrilenhos como Rabo de Toro, Callos a la Madrileña, croquetes e boquerones fritos. Foi um dos nossos restaurantes favoritos em Madri. Encontramos sem querer no caminho para a famosa feira do El Rastro que acontece aos domingos (e feriados) no bairro de La Latina. Aliás, vale a pena combinar El Rastro + almoço na Taberna Los Chanquetes!
Calle de Moratín n°2, Madri
@tabernaloschanquetes
Mercado Antón Martín
Além de produtos frescos, o mercado abriga espaços de gastronomia criativa como o minúsculo e surpreendente Samy Doppelgänger. Ideal para quem busca algo mais contemporâneo.
C. de Sta. Isabel, 5
@mercadoantonmartin
5. Comer em Madri: Malasaña, o bairro mais descolado
A região é indicada para pinchos e fazer noite. A saber: o centro do agito da noite em Malasaña é a praça de Dois de Maio. Em seu entorno, há muitos dos pubs. O mercado gourmet do bairro é o San Ildefonso mercadodesanildefonso.com
La Ardosa Malasaña
Para quem adora lugar raiz, apertadinho e autêntico. É centenário e adoramos! Perfeito para finalizar a noite em Madri (ou começar). Desde a sua inauguração em 1892, a Bodega de la Ardosa oferece vermute e cerveja de barril, acompanhados de tapas típicas.
Cale. de Colón, 13, Centro
www.laardosa.es
Café Comercial
Adorei tudo por aqui: ambiente descontraído, pratos deliciosos. Foi uma de nossas melhores refeições. Ideal tanto para experimentar a tradicional cozinha espanhola renovada quanto para tapas e bebidas e até brunch. Minha recomendação é a salada de tomate com ventresca e as batatas rústicas.
Dizem que o Café Comercial contempla mais de um século de vida política e intelectual, reduto de escritores, jornalistas e políticos ilustres. Além da gastronomia, oferece programação cultural.
Gta. de Bilbao, 7, Centro
cafecomercialmadrid.com
@cafecomercial
Dica extra:
outros lugares recomendados são: Casa Fidel e Casa Julio (os seus croquetes conquistaram até mesmo o Bono do U2)
6. Onde comer em Salamanca Madri
Sinônimo de elegância, o bairro Salamanca em Madri tem ruas arborizadas, vitrines sofisticadas e algumas das melhores experiências gastronômicas da cidade.
Casa Dani no Mercado de la Paz
Simplesmente a melhor tortilla de batata que já comi! ! Cremosa, douradinha e feita na perfeição. Está dentro do Mercado de la Paz — perfeito para uma refeição descontraída no balcão.
Cl. de Ayala, 28, Salamanca
@casadanimadrid
Mercado da Paz @mdo_paz
Bodega Casa Casanova
Do lado de fora do Mercado de Paz. Ideal para drinks ao estilo old‑school e clima rock and roll.
C. de Claudio Coello, 48
Quintín Ultramarinos
Um restaurante da moda, mais elegante. Serve café da manhã ao jantar. Gente bonita, ambiente charmoso. Fui no café e no jantar.
C. de Jorge Juan, 17
@quintinultramarinos
Dicas extras:
em Salamanca estão algumas das cenas gastronômicas da moda, além de restaurantes elegantes e bem conceituados como La Trainera (frutos do mar), StreetXo, Amazónico , Arzábal Retiro – Restaurante Retiro e Taberna Los Gallos.
Parque do Retiro em Madri
Não deixe de sentar no Bar Mirador do Parque do Retiro para admirar o lago e o astral da área verde.
No bairro do Retiro, ao lado do Parque, também há uma boa cena gastronômica e elegante. Provamos o Arzábal, famoso por suas croquetas e o tartar de atum. Apesar de ter outras casas em Madri, a do Retiro é uma das mais badaladas. Mas achamos a comida nada de mais pelo valor que cobram. Se quiser provar só os croquetes, tem uma tenda no Mercado de San Miguel.
Arzábal Retiro — Av. Menéndez Pelayo, 13
@grupo.arzabal
CUPOM DESCONTO: ROTEIROS ESPANHA COM AGÊNCIA
Minha amiga e parceira Fabiana Zavatta, especialista em Portugal e Espanha, oferece serviços incríveis para brasileiros na Europa. E o melhor: leitores do Café Viagem ganham 5% de desconto nos roteiros personalizados e serviços com ela!
Entre em contato via Instagram @fabizavatta e mencione o cupom CAFEVIAGEM para garantir o desconto!
☕ Café Viagem em Madri
O café da manhã em Madri típico é um pão com tomate ralado e azeite. Outras opções comuns são o bocadillo de jamón (sanduíche de presunto cru) e as tortillas de batata com pão. Mas é claro que você encontra inúmeras opções com brunch completo, ovos, sucos e outras delícias matinais
Bendita Locura Coffee, Quintín Ultramarinos em Salamanca (também serve café da manhã!) e Café Run Run Run – três endereços certeiros para um bom café com charme local.
@benditalocuracoffee
@quintinultramarinos
@caferunrunrun
Mercados gourmets do El Corte Inglés
A famosa rede espanhola de lojas de departamentos tem sempre empório gourmet e food hall que merecem uma visita. Normalemnte, os restaurantes estão na cobertura com vista da cidade. E nos empórios gourmets você encontra queijos, vinhos e produtos espanhóis sofisticados.
As melhores lojas com restaurantes e empório Gourmet do El Corte Inglés em Madri são:
El Corte Inglés Serrano, o da Calle Goya e o Castellana.
Outras dicas gastronômicas de Madri
Sala de Despiece
oferece experiência interativa e moderna, show culinário.
As dicas de onde comer em Madri – citadas neste post do Café Viagem – estão marcadas no Mapa abaixo...
❓Faltou algo?
Já visitou Madri e gostaria de incluir algum lugar nessa lista? Comente!
No Instagram, acesse @cafeviagem e procure o perfil pelos Destaques Madri para mais dicas .
Procurando hotel em Madri?
Nos hospedamos no elegante bairro de Salamaca em um hotel com bom custo-benefício que indico, o Vincci.
Além do bairro Salamanca, recomendo hospedagem no bairro de Las Letras e na região da Gran Via (no charmoso Dear Hotel). Ou ainda, perto da região dos museus, como o NH Madrid Nacional e o Radisson Blu Hotel, Madrid Prado.
ORGANIZE SUA VIAGEM PARA ESPANHA COM CAFÉ VIAGEM
+ Melhores hotéis em Madri: pesquise aqui opções com cancelamento gratuito
+ Alugue um carro na Espanha
+ Não esqueça o SEGURO VIAGEM!
+ Tour guiado em Madri de Bike
+ SEVILHA:
dica de hotel boutique bem localizado
nosso roteiro 3 dias em Sevilha completo
Roteiro 3 dias em Sevilha
o que fazer, principais atrações
+ PRAIA NA ESPANHA: roteiro Málaga, muito além da cidade de Picasso
+ EUROPA: Dicas e Roteiros da Europa no Café Viagem
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?