Roteiro Sevilha 3 dias

Roteiro Sevilha Espanha: 3 dias entre “tapas” e beijos   

Neste post, conto o nosso roteiro Sevilha de 3 dias. Comemoramos na Espanha nossas bodas de prata. Por isso, foi um roteiro entre beijos e muitos tapas pelos bares de Sevilha (tapas = pequenas porções, entradas). Um destino vibrante e perfeito para celebrar uma ocasião especial. Sevilha é a capital da região da Andaluzia no sul da Espanha. Situada ao sul do país, possui um conjunto monumental declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A seguir, nosso mini Guia Sevilha. Bem completo para 3 dias inesquecíveis beijando e “tapeando”.

Roteiro Sevilha casal
Roteiro Sevilha a dois: Praça de Espanha

Roteiro Sevilha Espanha: 3 dias entre tapas e beijos  

Primeiramente, um breve resumo sobre Sevilha. Acima de tudo, é uma cidade que combina história, cultura e uma energia incrível pelas ruas e bares. Além do conjunto monumental declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (Catedral, o Real Alcázar e o Arquivo das Índias), também é reconhecida pela tradição da cerâmica e por ser o berço do flamenco.

Roteiro Sevilha 3 dias
Sevilha é banhada pelo rio Guadalquivir

Ademais, Sevilha é banhada pelo rio Guadalquivir. Logo, caminhar às margens do rio é um programa gostoso e imperdível. Por sinal, é uma cidade perfeita para ser explorada a pé. Através da arquitetura e ruelas – que mais parecem labirintos – você descobre um verdadeiro mosaico de influências históricas: moura, cristã, romana, judaica. 

Roteiro Sevilha: ponto de partida dos navegadores

E já que falei em influências, os mouros chegaram em Sevilha entre 711 e 1248. A partir do século 14, os cristãos edificaram sobre a antiga mesquita, a monumental catedral que deixa até hoje todos embasbacados. Por conta de sua geografia e do rio Guadalquivir, por volta de 1503, período da descoberta da América, Sevilha era ponto de partida dos navegadores e de chegada de todo o ouro e prata extraídos das colônias.

É a cidade onde nasceu os pintores Diego Velázquez (1599–1660) e Bartolomé Esteban Murillo (1617–1682). Tem pontos turísticos e históricos icônicos, como a Catedral e sua torre La Giralda, o Alcázar e a Praça de Espanha.

Como chegar e se locomover em Sevilha

Nós chegamos em Sevilha de trem, saindo de Madri. São por volta de 2h30 minutos de viagem em trem de alta velocidade (AVE, operados pela Renfe). A Estação Santa Justa (estação principal), localizada no centro da cidade, é um dos principais hubs de transporte da Andaluzia. Tem boas conexões de trem com as principais cidades do país. Caso deseje visitar outras cidades e pueblos blancos da região da Andaluzia, Sevilha é um bom ponto de partida para seu roteiro.

Roteiro Sevilha
Real Alcázar em Sevilha: reserve com antecedência

Bairros de Sevilha: caminhe pelo centro histórico

Os principais pontos turístícos de Sevilha ficam na área do Centro Histórico que abrange bairros como Arenal, Santa Cruz e Triana. É possível explorar tudo a pé com tranquilidade. Pegamos o transporte por aplicativo apenas em longas distâncias (como estação de trem e restaraurante).

Santa Cruz é um dos bairros mais populares de Sevilha. Antigo bairro judeu, repleto de história e ruelas estreitas com casas coloridas. A rua Mateos Gago é uma das principais vias de acesso do bairro, área bem turística e com muitas opções gastronômicas como a Cervecería Giralda. A Calel Mateos Gago conecta a Catedral de Sevilha e a Torre La Giralda com o labirinto de ruas do bairro histórico.

El Arenal, ao lado de Santa Cruz, é o bairro da Praça de Toros e de vários bares de tapas. Já Triana, do outro lado do Rio, concentra a boêmia jovem, além de ter uma vista linda dos principais pontos turísticos de Sevilha. De quebra, é o bairro famoso pela cerâmica e pela dança flamenca.

Quais são os principais pontos turísticos de Sevilha?

Sevilha tem museus, patrimônios, parques e praças. Neste post, destaquei os principais pontos turísticos de Sevilha para você organizar os seu roteiro em 3 dias ou mais.

1. Caminhar pelo Bairro de Santa Cruz
2. Catedral de Sevilha + Torre La Giralda
3. Real Alcázar de Sevilha 
4. Plaza de España
5. Las Setas – Cogumelos de Sevilha
6. Ponte e bairro de Triana
7. Torre del Oro
8. Plaza de Toros
9. Casa de Pilatos
10. Arquivo Geral das Índias
11. Shows de Flamenco
12. Los Venerables

>> Saiba mais sobre principais atrações Roteiro Sevilha neste post do Café Viagem

o que fazer em Sevilha

Nosso Roteiro Sevilha em 3 dias

A seguir, nosso roteiro Sevilha resumido de 3 dias. Você pode adaptá-lo para 2 ou 4 dias, depende do seu ritmo, tempo e disposição.

O que fazer em Sevilha 3 dias

SEVILHA DIA 1

  • caminhada pelo centro histórico (Santa Cruz)
  • Real Alcázar de Sevilha  (compre ingresso com boa antecedência online)
  • Almoço Bar de tapas Las Teresas
  • Jantar Casa Román (cozinha tradicional)

SEVILHA DIA 2

Dica de guia com tour em português

Fizemos o tour com Eduardo de 3 horas e adorei. Apesar de ser espanhol, fala super bem português. Recomendo WhatsApp + 34 661 48 56 36

SEVILHA DIA 3

  • Caminhada às margens do rio:  Torre de Ouro até Praça de Espanha
  • Plaza de España e Parque Maria Luiza
  • Caminhada + compras +  bares e tapas
  • Jantar: restaurante Eslava

+ Veja aqui o vídeo deste roteiro no meu perfil do Instagram

Roteiro Sevilha: qual a melhor época para visitar?


Viajamos para Espanha em outubro. Grande parte dos dias foram ensolarados, não muito quentes, clima perfeito. A saber: setembro e outubro (final de verão e início de outono)  são considerados meses de alta temporada na Espanha

Se puder, evite o verão!

Como o verão nessa região é muito quente (julho e agosto) – com temperaturas acima dos 40° –  fica mais difícil caminhar e turistar a pé pela cidade.

Em contrapartida, quem quer evitar multidões, pode visitar Sevilha no inverno (dezembro a fevereiro) . Com temperaturas entre 7°C e 17°

Primavera (março a maio): principais eventos e festas

Inegavelmente, a primavera (entre março e maio) é considerada a melhor época para visitar Sevilha. Além do clima ameno (temperaturas entre 15°C e 25°C) a cidade tem eventos famosos como:

  • Semana Santa – com procissões tradicionais pelas ruas.
  • Feira de Abril: Festa que dura uma semana, com dança flamenca, trajes típicos e gastronomia. É a festa mais popular da região da andaluzia. Em 2025, acontece de 4 a 10 de maio.
Plaza de España em Sevilha

Onde que provar em Sevilha: melhores tapas e vinhos

A gastronomia de Sevilha também é vibrante com seus bares de tapas animados. A saber: a cozinha da região tem influências árabes e mediterrâneas.

O que provar em Sevilha

Use e abuse do azeite de oliva local e dos pratos com frutos do mar. Jamón Ibérico (presunto cru), Salmorejo, Rabo de Toro, Ensaladilla (salada com atum, batata e maionese) e Solomillo Ibérico são alguns pratos típicos para experimentar.

A grande dica é se jogar nos tapas (pequenas porções de comida), assim você consegue provar mais delícias locais e ver o que mais gosta. Nós adoramos o Punta de Salomillo – espécie de filé mignon do porco. Servido com batatas fritas e até com pão.

Maioria dos bares de tapas se concentra nos bairros de El Arenal, Triana ou Santa Cruz (todos situados dentro da área do centro histórico).

Vinhos de Sevilha

Para beber, peça o vermute (vermut em espanhol) como aperitivo. Ou ainda, os vinhos andaluzes (licorosos) da região como Jerez e os doces Pedro Ximénez. Muitos bares de tapas tradicionais em Sevilha servem os vinhos locais, como Casa Morales e El Rinconcillo.

Eu sempre optava pelos vinhos brancos pois não sou muito fã dos vinhos de Jerez. Mas vale a pena provar para ter a sua opinião. Afinal, são vinhos emblemáticos, considerados um tesouro cultural e enogastronômico da Espanha.

Mercados em Sevilha

Sem dúvida, os mercados são sempre uma ótima opção para provar iguarias locais. Assim sendo, em Sevilha visite: MERCADO DE TRIANA e/ou MERCADO EL ARENAL.

Plaza del Altozano s/ @mercadodetriana / mercadodetrianasevilla.com
@mercadodelarenal

Onde comer em Sevilha: tapas e restaurantes

Certamente você vai receber muitas dicas de amigos de onde comer em Sevilha. O mais difícil é fazer a seleção. Acabamos escolhendo locais pela proximidade no nosso roteiro Sevilha. Abaixo, minha lista de sugestões:


Em Santa Cruz

Casa Román
Cozinha tradicional, ambiente bem autêntico para comer o o jamón ibérico (carro-chefe da casa). Fica na Plaza Venerables, perto da Catedral. Taberna de 1868. Bom reservar pois é sempre cheio.
Plaza Venerables, @casa_roman – www.casaromansevilla.com


Las Teresas
Um clássico de Sevilha, adoramos. Para comer tapas.
Calle Santa Teresa 2 @barlasteresas

Cerveceria La Giralda
Um local mais turístico pois está a poucos metros da Catedral na famosa Calle Mateos Gago. Vale a pena conhecer pois tem um fato curioso em sua arquitetura. O bar aproveitou o lockdown da pandemia para realizar uma reforma. Durante a obra, descobriu um tesouro: a casa de banho islâmica do século XII no meio do estabelecimento. Assim, entre, peça um drink e um tapa e observe as paredes e tetos abobadados da Cervejaria Giralda, que funciona desde 1923.
Calle Mateos Gago, 1 cerveceriagiralda.es

Em El Arenal

Casa Morales
Entre Santa Cruz e o El Arena, um dos bares de tapas mais históricos de Sevilha. Pasmem, a Casa Morales é de 1850. Não faz reserva e vive lotada. Verdadeira instituição. Vá nem que seja para tomar um drink ou uma copa de vino. Dica: tem dois ambientes: uma sala principal com balcão e outra com mesas entre ânforas gigantes de barro.
Calle García de Vinuesa, 11 @casamoralessevilla

Bodeguita Antonio Romero
Em 3 endereços, todos bem próximos e perto da Praça de Toros. Outro bar de tapas com autêntica culinária andaluza. Rabo de Toro, Solomillo e Piripi são algumas das especialidades da casa.
Origen C/Antonia Díaz 19
Reyes C/Antonia Díaz 5
Arfe C/Arfe 32

@bodeguitas_ar – www.bodeguitasantonioromero.com

Bar Castizo
Entre os mais recomendados restaurantes do El Arenal.
C. Zaragoza, 6,   @barracastizo_

Em Triana

Las Golondrinas
Um dos pontos de referência da cidade quando se trata de comida em ambiente despretensioso. Reserve com antecedência se não quiser ficar de pé como aconteceu com a gente! Nos acomodamos na janela do bar e pedimos apenas os tapas. A Punta de Solomillo (16,80€) é um dos pratos mais procurados. Adoramos tudo por aqui!
Calle Pagés del Corro, 76, @barlasgolondrinastriana

Blanca Paloma
Outro bar de tapas e restaurante famoso em Triana. A pedida são os tapas com frutos do mar, o mais famoso é o bocaditos de mejillones (bolinhos de mexilhão). Nós provamos um bacalhau divino.
C. San Jacinto, 49

María Trifulca
Além da gastronomia com toque contemporâneo, o mais imporante aqui é a localização privilegiada do terraço com uma vista incrível de Sevilha da Ponte de Triana.
Puente de Triana, Esq. Plaza del Altozano @mariatrifulca

Outros Bairros

Restaurante Espacio Eslava
Uma cozinha moderna que combina tradição e inovação na culinária andaluza. Achei bem interessante a experiência. Tem vários tapas, provamos o famoso Un cigarro para Bécquer e a tradicional Ensaladilla. Reservas são imprescindíveis.
Calle Eslava 3 Bairro de San Lorenzo. @espacioeslava

Roteiro Sevilha onde comer
Eslava em Sevilha

Rooftops em Sevilha e lugares com vista

Eme
@terrazaeme -em frente à Catedral e à Giralda

Mirador do Las Setas
@setasdesevilla

La Terraza Hotel Inglaterra

@hotelinglaterrasevilla

Terraza Dona Maria (hotel)
@terrazadonamaria

Maria Trifulca

@mariatrifulca (na ponte Triana)

Roteiro Sevilha 3 dias
Terraço Maria Trifulca na Ponte de Triana

Onde ficar em Sevilha: nossa dica de hotel para casal

Ficamos hospedados em um hotel 4 estrelas que recomendo fortemente: Hotel Gravina 51. Quartos lindos e confortáveis e café da manhã maravilhoso. Situado próximo à ponte de Triana, em uma área tranquila do centro de Sevilha.
+ Saiba mais sobre o Hotel Gravina 51 neste post que escrevi no Café Viagem!

Quais são os melhores bairros para se hospedar em Sevilha?

Adoramos a região que nos hospedamos, perto da Ponte de Triana. Indico fortemente hotéis nessa área como Hotel Lobby, Hotel Colon Gran MeliáHotel Bécquer. Outra boa localização, mais próxima dos pontos turísticos como a Catedral, são esses hotéis bem avaliados: Hotel Fernando II , Querencia de Seville e Hotel Rey Afonso X.

onde ficar em Sevilha

CUPOM DESCONTO: ROTEIRO SEVILHA E ESPANHA COM AGÊNCIA

A agência da Fabiana Zavatta – minha amiga e parceira em Portugal – também trabalha com viagens para brasileiros na Espanha. Organiza roteiros, transfers e faz receptivo, além de conseguir várias facilidades e dicas.

A Fabi Zavatta oferece 5% de desconto para leitores do Café Viagem. Se precisar de ajuda entre em contato pelo Instagram dela @fabizavatta e mencione o cupom CAFEVIAGEM!

SAIBA MAIS

Sevilha – Andaluzia Espanha
Site oficial de turismo da cidade: visitasevilla.es
Mapa das atrações citadas neste post no Google Maps

Tudo da Espanha no Café Viagem

Dicas e Roteiros da Europa no Café Viagem

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA SEVILHA

+ Melhores hotéis em Sevilha pesquise aqui opções com cancelamento gratuito

+ Nossa dica de hotel boutique em Sevilha: Gravina 51

+ Atrações, ingressos e tours em Sevilha, pesquise os melhores aqui!

+ Contato do Guia Eduardo que fala português: WhatsApp + 34 661 48 56 36

+ Alugue um carro na Espanha

+ Não esqueça o SEGURO VIAGEM!

Alexandra Aranovich Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!