Muita gente se pergunta se a Praia do Rosa no inverno é um bom destino para visitar ou dar uma escapada. Pois bem, deixo aqui 6 motivos que podem ajudar você nesta decisão. Estive por lá recentemente e tive a sorte de me hospedar em um hotel incrível, com tempo bom, sol e baleias. Lindo!
Praia do Rosa no inverno: 5 motivos para visitar fora da alta temporada
A Praia do Rosa é um pequeno paraíso ao sul de Santa Catarina, em Imbituba. Amada por surfistas, é também a praia eleita para lua de mel ou romance por conta da oferta de hospedagem e restaurantes. Alguns anos atrás, já foi eleita como uma das 10 praias “desconhecidas” mais belas do mundo pelo jornal inglês The Guardian. Durante o verão, é uma praia badalada entre os jovens e com muita atividade noturna. No entanto, é no período do inverno que a Praia do Rosa revela sua alma tranquila e leve. Um cenário perfeito para se conectar com a natureza ou mesmo para uma escapada romântica com os atrativos da baixa temporada. Estive lá recentemente e deixo aqui algumas dicas para os leitores do Café Viagem
1. Hospedagem romântica, camarote para a Praia do Rosa
A Quinta do Bucanero, que faz parte da Associação dos Hotéis e Pousadas do Roteiros de Charme, é um dos grandes destaques quando se trata de romance na Praia do Rosa. Foi lá que fiquei hospedada em um apartamento categoria luxo. Todas as acomodações tem vista para o mar. O visual sem igual da Lagoa do Meio e da Praia do Rosa é praticamente um camarote. Ainda mais se você tiver a sorte de ver baleias ou a lua cheia. Fui duplamente sortuda neste quesito.
Em qualquer época do ano você pode aproveitar a Pousada Quinta do Bucanero. No entanto, é durante o inverno que você provavelmente vai conseguir as melhores tarifas e, quem sabe, uma suite mega especial. Fica a dica!
2. Observar a Baleia Franca
É durante o inverno que a Baleia Franca vem ter seu filhote nesse santuário. Elas dão um show à parte a partir de julho entre as praias de Imbituba, Laguna e Garopaba. O trio faz parte da Rota da Baleia Franca. É preciso estar bem posicionado na hora certa para ver este espetáculo. As montanhas ao lado do mar nessa região ajudam a boa visualização. Recentemente, vi do deck da Pousada Quinta do Bucanero. Foi lá que tirei essas fotos no final de junho. Normalmente, as baleias aparecem entre julho e início de outubro.
3. Trilhas da Praia do Rosa
A temperatura mais agradável durante o inverno convida para caminhadas com o visual singular da Praia do Rosa. Fiz e recomendo duas trilhas:
a do Rosa Norte para ver a piscina natural
a do Rosa Sul com duas jóias: a Praia do Luz e Praia do Portinho
Muitas hospedagens, como a Pousada do Quinta do Bucanero, oferecem também passeios de cavalgadas de empresas parceiras.
4. Gastronomia: restaurantes da Praia do Rosa
A Praia do Rosa no inverno é uma época perfeita para conhecer a oferta gastronômica da região. Se durante o verão os restaurantes ficam cheios e a estrada trancada com tantos carros, a tranquilidade impera no inverno e é um convite para conhecer muitos lugares. Restaurantes, cafés e até lojinhas do Centro do Rosa são um passeio super gostoso.
Minha dica é conhecer o restaurante Bistrô da Varanda da Pousada Quinta do Bucanero. O motivo? São vários, mas principalmente porque normalmente só abre para hóspedes. Na baixa temporada, abre para o público em geral conhecer sua gastronomia internacional com toques regionais. O Chef é chileno e impressiona. Dos pães do couvert ao prato principal, tudo é maravilhoso. Como pratos principais sugiro o Robalo da Varanda e Camarão ao Oriente.
Além do Bistrô da Varanda do Bucanero, outros restaurante da Praia do Rosa para conferir são: Refúgio do Pescador, Tigre Asiático, Lua Marinha, Goen Sushi, Lombok, Sapore di Pasta.
5. Visitar praias vizinhas
É fato: na alta temporada é quase impossível transitar entre as praias vizinhas do Rosa por conta do trânsito intenso. Muitas vezes, com congestionamento. Logo, é durante o inverno que as estradas ficam tranquilas para visitar a bela vizinhança da Praia do Rosa, como Silveira, Garopaba, Ibiraquera, Ferrugem, Barrinha, Siriú, entre outras.
6. A luz do amanhecer e do Pôr do Sol no inverno
Acredite, a luz tanto do amanhecer quanto do entardecer no inverno na Praia do Rosa e arredores é arrebatadora. Prepare-se para registrar um pôr do sol mágico. Aliás, separe a câmera (ou celular) e o vinho para o brinde na Praia do Rosa no inverno.
Previsão do Tempo Praia do Rosa no Inverno
Ninguém pode garantir o sol ou o calor. Normalmente, a temperatura varia entre 14 e 23°C. Os dias são mais curtos e o pôr do sol acontece entre as 19h. Grande parte dos dias, segundo sites de temperatura, têm céu claro e ensolarado.
Com sorte, você pode sim pegar um veranico em pleno inverno. Mas é bom sempre acompanhar sites de previsão já que o tempo está cada vez mais louco, certo?
Como chegar à Praia do Rosa SC
A Praia do Rosa está situada a 90 km ao sul de Florianópolis e 10 km ao norte de Imbituba, município vizinho de Garopaba. A partir de Porto Alegre, são em torno de 400 km. É fácil chegar de carro. O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis. A partir de Floripa, é possível chegar de ônibus, táxi ou alugando um carro.
Leia também: 8 praias em Garopaba Santa Catarina
PLANEJE SUA VIAGEM COM O CAFÉ VIAGEM
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
POUSADAS NA PRAIA DO ROSA : PESQUISE PELO MELHOR PREÇO
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?