Encontrar onde comer em Bolonha é uma das grandes diversões e atrações dessa cidade gastronômica da Itália na região de Emilia Romagna. Abaixo, fiz uma lista de restaurantes e comidinhas em Bolonha baseada nas experiências da minha viagem. Certamente, fiz um tour gourmet durante os 5 dias em que fiquei em Bolonha. Provei um pouco de tudo: vinhos, bares, mercados e restaurantes. Aviso: há bons restaurantes para todos os bolsos. Aproveite. Bom apetite.
Procurando hotéis em Bolonha?
Clique aqui e confira ofertas de Hotéis em Bolonha
com a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos!
Onde comer em Bolonha: dicas de restaurantes e bare
$ Trattoria Ana Maria
Via delle Belle Arti, 17. Típica tratoria da nona. Almoço e jantar. Fecha as segundas-feiras. Confira mais detalhes no post do Café viagem: cafeviagem.com/trattoria-anna-maria-bologna
$ Osteria Dell’Orsa
Via Mentana, 1 40126 (no quarteirão universitário). Baratíssimo e delicioso. Frequentado por jovens. Prove o ragù alla bolognese. Todos os dias, do meio-dia a meia-noite.
Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/osteria-dellorsa-bologna-italia
$ Osteria del Sole
Vicolo Ranocchi 1/d. Osteria histórica onde os fregueses levam a comida e pagam apenas a bebida. Imperdível!
Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/osteria-del-sole-bologna
+ Leia também: o que comer em Emilia Romagna
$ Spacca Pizza
Via San Vitale, 45. Endereço da clássica receita de pizza napolitana em Bolonha. Todos os dias, ao meio -dia e à noite.
Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/spacca-napoli-a-pizza-bologna
$ Osteria Marsalino
Via Marsala, 13. Público jovem, ótima pedida para o happy hour italiano, o “aperitivo”. Oferece “menu km zero”. www.marsalino.it
$$ Trattoria Serghei
Via Piella, 12. Pequeno e aconchegante, frequentado por locais.
$$ Cantina Bentivoglio
Via Mascarella, 4/B. Restaurante, enoteca e clube de jazz. Imperdível, considerado um dos melhores lugares para ouvir jazz na Europa. A cozinha é a tradicional bolognese. Reserve com antecêdencia. Aberto todos os dias. www.cantinabentivoglio.it
$$ Ristorante Donatello
Via Augusto Righi, 8. Restaurante centenário. Prove a cotoletta! Não abre para jantar nos sábados e domingos. Fecha aos domingos.
+ Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/ristorante-donatello-bologna
$$$ Ristorante Pappagallo
Piazza della Mercanzia, 3. Um contemporâneo da cozinha Bolognese, localizado ao lado do pórtico mais antigo de Bologna. É mais charmoso do que gostoso. www.alpappagallo.it
$$ Salumeria Tamburini
Via Caprarie, 1. Delicatéssen e wine bar, nos arredores da Via Pescherie Vecchie, templo gastronômico de Bologna. Aberto todos os dias. www.tamburini.com
$$Enoteca Italiana
Via Marsala, 2. Um wine bar para degustar os melhores vinhos italianos com fiambres e sanduíches. Aberto de segunda a sábado, das 7h às 21h.
+ Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/enoteca-italiana-uma-loja-e-wine-bar-em-bologna
$$ Le Stanze Cafe
1 Via del Borgo di San Pietro. Cafeteria, restaurante e bar dentro de uma antiga capela toda restaurada. Ótimo para drinks. Fecha às segundas-feiras.
Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/le-stanze-bologna
$ Paolo Atti & Figli
Via Caprarie 7. Fundado em 1880, outro ponto gourmet histórico com massas frescas e produtos típicos para levar ou comer no local. Fecha aos domingos. www.paoloatti.com
$$ Eataly
Via Degli Orefici, 19. A famosa megaloja gourmet (mesma de NY, porém pequena) com produtos italianos, livros, cervejaria, cafeteria e wine bar. Aberto todos os dias. www.bologna.eataly.it
$ La Sobertteria Castiglione
Via Castiglione 44. Gelato fresco, um dos sorveterias mais famosas da cidade, conhecida por seus diversos sabores com chocolate. Aberto todos os dias. www.lasorbetteria.it
$ Gelateria Delle Moline
Via delle Moline, 13/B. A pequena fachada não surpreende tanto como os sabores dos seus deliciosos gelatos. Prove o pistache. Incrível.
Veja + Dicas de Bolonha no Café Viagem :
Dicas gerais da cidade de BOLOGNA
Roteiro de Bicicleta em Bolonha
Onde comer em Bolonha – dicas de restaurantes e bares para passar bem
Experiência em aula de culinária em Bolonha
Osteria Dell’ Orsa – refeição imperdível em Bolonha
Capela-bar – para drinks em ambiente descolado
Pizza de Napolli em Bolonha – bom , barato e gigante
Restaurante Donatello, um centenário de Bolonha
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Estou adorando seus posts sobre a Itália, em especial os de Parma e Bolonha… estava com dificuldades pra encontrar boas dicas sobre estes lugares ;)
Estou pensando em passar 2 ou 3 noites na região, só estou na dúvida se me hospedo em Bolonha ou em Parma (a outra ficaria para uma visita tipo bate e volta), será que vc poderia me dar sua opinião? Qual das duas cidades tem mais a oferecer e merece um pouquinho mais de tempo?
Obrigada!
Oi Mariana
Muito obrigada!! Passei uma semana por essa região. Modena também é uma cidade muuuuito interessante. Fiquei em Bolonha e peguei o trem para Parma e Modena e passei o dia em ambas as cidades.
Mas, as três são excelentes para dormir. Fica difícil escolher apenas uma. Modena e Parma são menores, mais enxutas. Bologna é maior, com mais opções de restaurantes, principalmente pela região universitária. Se for ficar por lá, pegue um hotel por esta região que é mais animada.
BEIJOS
Ale
Alexandra, de todas estas só conheço a Papagallo, a Paolo Atti e a Tamburini. Todas as dicas anotadas para a próxima viagem!
Obrigada
Ana
p.s. da próxima, vá comer tortellini com colher de ouro no Caminetto d’oro. Um luxo, rsrsrs…
Olá!! Acabei de comprar passagens para ir no feriado de Páscoa de 2025 para Bolonha. Pensei em ficar as 9 noites em Bolonha e fazer bate volta pelas cidades da região, para não precisar trocar de hospedagem, já que são próximas. Vcs ficaram com carro em Bolonha?? Além de Parma, Modena, alguma outra sugestão de bate-volta?
Olá Mari
Fizemos quase tudo de trem. Também é possivel ir a Florença e Pisa. Nós fizemos de carro a Liguria (Cinque Terre). Chegamos por Milao, pegamos um carro e fomos para Liguria. Depois, de carro para Bolonha onde entregamos o veículo e fizemos tudo de trem.
abs e bom roteiro pela Itália
Alexandra do @cafeviagem