A Feira Internacional de Vinhos Wine South America em Bento Gonçalves surpreendeu o público que já aguarda ansioso a próxima edição em 2019.
(Atualizado em abril de 2019 com nova data do evento) A primeira edição da Wine South America em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, foi um sucesso. A Feira Internacional do Vinho reuniu 250 marcas de 10 países, compradores, consumidores e profissionais do setor. Um evento único. Eu participei de 3 dias de feira, palestras, Master Classes e muitas experiências nos estandes, além de inúmeras degustações gratuitas. Quem foi voltou animado para comparecer a próxima edição em setembro de 2019. É imperdível, reserve a data de 25 a 27 de setembro de 2019!!!!!!!
Clique aqui e garanta já o seu hotel ou pousada em Bento Gonçalves com
desconto de até 50% no Booking.com e a facilidade do cancelamento gratuito em muitas opções
Viagem ao mundo dos vinhos em 3 dias de Feira
Da organização ao espaço e decoração, tudo estava impecável na Wine South America. Fiz uma viagem ao mundo dos vinhos em uma caminhada pela feira. Degustei Áustria, Suíça, Itália, Chile, Uruguai, Argentina, Eslovênia e, é claro, muito Brasil.
Para compradores, produtores e, simplesmente, apreciadores
Apesar da Feira Internacional do Vinho ser voltada aos compradores, aviso que há muita diversão e conhecimento para quem, como eu, é apenas consumidor e ama vinho. Das palestras as degustações orientadas, muitas delas gratuitas, o evento gerou incontáveis aprendizados.
A seguir, alguns destaques da feira e o vídeo dos melhores momentos.
DESTAQUES DA PRIMEIRA WINE SOUTH AMERICA
1. Degustar em um único dia os principais vinhos brasileiros
Sim, as grandes marcas da serra gaúcha e do Brasil estavam presentes na primeira edição da Wine South America. Na entrada você ganhava a sua taça e saia pela Feira degustando nos estandes das marcas de pequeno a grande porte. A chance de provar lançamentos da Miolo, Pizzato, entre outras marcas, também era outro destaque. Santa Catarina também mandou bem na Feira e, entre os diversos rótulos, o simpático e refrescante estande da Vale da Uva Goethe com a única IGP do Brasil (Indicação Geográfica de Procedência).
2. Vinhos de países como Áustria, Eslovênia e Suíça
Que tal um Chassela da Suíça, Riesling da Áustria, Furmint da Eslovênia? Sim, a Wine South America proporcionou uma incrível diversidade de sabores e países.
3. Forte presença da Itália na Feira
O estande de Vêneto era um dos mais concorridos da Wine South America pois oferecia uma degustação gratuita de vinhos da região. Entre os vinhos degustados estava o famoso Amarone della Valpolicella. Te mete!
4. Amanti D’Abruzzzo da Cooperativa italiana Cantina di Ortona
O estande na Feira da Cooperativa italiana Cantina di Ortona era pequeno, mas os rótulos impressionaram. Participei de uma Master Class da Amanti D’Abruzzo onde provei 5 rótulos. Os vinhos desta vinícola foram um dos meus favoritos da feira, principalmente o Amanti Cerasuolo D’Abruzzo (tinto que parece rosé) e o Amanti Pecorino (branco).
5. Uruguai em peso
Amo os rótulos de vinho do Uruguai, e o país estava em peso na Feira. Tive a chance de provar um dos vinhos que também destaco da feira e amei: o Prelúdio 2011 da Família Deicas.
6. Aula com Master of Wine britânico
Para ser ser um Master of Wine – degrau máximo do mundo do vinho – é preciso entrar para uma instituição britânica que prepara só os mais feras no assunto. Até hoje, apenas um brasileiro conseguiu essa conquista. O inglês Alistair Cooper , jornalista e Master of Wine, estava presente na Wine South America, e pela primeira vez na serra gaúcha, degustando espumantes brasileiros junto com uma turma de sortudos no qual me incluo. Ele chamou a aula de “live tasting” já que estava degustando muitos dos espumantes pela primeira vez. Foram 9 rótulos degustados. Maior parte dos espumantes surpreenderam o mestre do vinho. No entanto, me arrisco a dizer que o Sur Lie Casa Valduga e o Cave Geisse Brut Rosé foram os que mais arrancaram suspiros de Alistair Cooper.
O simpático Master of Wine também deixou algumas dicas aos espumantes brasileiros:
- é preciso ter embaixadores do espumante brasileiro fora do país. O mundo não tem ideia da qualidade dos espumantes brasileiros.
- para ser reconhecido pela qualidade dos seus espumantes, o ideal é o Brasil focar no método tradicional
- mercado deve sempre focar em qualidade e não em quantidade
- é preciso rever e melhorar a tributação sobre o vinho, custos de importação que elevam os preços de forma absurda
Para a hora da degustação do vinho, gostei da dica do Mestre:
taste like a detective
argue like a lawyer
ou seja,
Deguste como um detetive, argumente como um advogado!
7. Experiências singulares na Wine South America
Além do contato com as pessoas, produtores e amantes do vinho, a Wine South America proporcionou experiências singulares como:
Taça e Trufa: excelente harmonização de espumantes com chocolates Devorata no estande da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Um produto novo que a vinícola está lançando para quem visita o varejo em Garibaldi. Quem passou pela feira provou em primeira mão a nova experiência.
Degustação do Terroir de Pinto Bandeira: o estande de Pinto Bandeira promoveu degustações de 5 rótulos das diferentes vinícolas situadas em sua região reconhecida pelos excelentes espumantes em método tradicional.
SAIBA MAIS
A Feira Wine South America aconteceu em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Em 2018, foi a primeira edição. E está confirmado uma segunda edição em setembro de 2019. A primeira edição da Feira registrou 6 mil visitantes de 25 estados brasileiros e 16 países. Quem esteve por lá também se surpreendeu com o potencial turístico dessa incrível região de enoturismo da serra gaúcha. Boa época para turistar e aprender mais sobre vinhos, fica a dica!
Ama vinho? Não perca por nada no mundo a próxima edição da Wine South America em setembro de 2019.
Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho.
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h.
Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)
Ingressos: as vendas iniciam a partir da segunda quinzena de abril, no site do evento.
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3455.6711.
Veja mais dicas e roteiros da serra gaúcha e vinhos na página Amo Serra Gaúcha do Café Viagem
HOTEL – ONDE FICAR EM BENTO GONÇALVES
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?