10º Festival de Gastronomia de Gramado: jantar Nonno Mio, comida de rua e muito vinho com sabor de Uruguai
Gramado tem eventos o ano todo, mas para quem gosta de comer e beber bem o Festival de Gastronomia de Gramado é uma oportunidade única para visitar a cidade em setembro. Acabei voltar de um fim de semana de muito sabor por lá. Foi o encerramento da décima edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Um sucesso!
Nos últimos anos, acompanho o crescimento do festival que melhorou muito. Anteriormente, era apenas uma espécie de feira com expositores na Rua Coberta, pouco atrativa para os turistas. Contudo, isso mudou. Hoje, o Festival de Gastronomia de Gramado tem uma extensa e animada programação com música, comida de rua, vinhos e cervejas, além de oficinas gastronômicas e degustações. E ainda: desde 2017, o festival tem uma atração muito especial: um país convidado. Uma prato cheio para quem visita Gramado!
Uruguai como país convidado
Na décima edição do Festival de Cultura e Gastronomia, o país convidado foi o Uruguai. Além das delícias locais, o festival contou com produtos uruguaios como azeites, doce de leite e vinhos. O Uruguai também inspirou muitas receitas oferecidas no Comida de Rua, evento imperdível ao ar livre com a participação de restaurantes locais, cervejarias e vinícolas.
Comida de Rua no Festival de Gastronomia de Gramado
As estações do Comida de Rua do festival se concentram principalmente na rua Pedro Benetti (com toldo), Praça Major Nicoletti e na Rua Coberta. Foi lá que provei o famoso bacalhau do restaurante recém-inaugurado de Cristiano Ronaldo em Gramado, o Aveiro. E ainda: espetinho do restaurante Malbec, panquecas de doce de leite e vinhos da Bodega Garzón.
Jantar no Nonno Mio com Chefs uruguaios – inesquecível
Um dos grandes destaques do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado são os chamados Festins. Trata-se de jantares com Chefs (do país convidado) em restaurantes de Gramado. Os convites são vendidos antecipadamente. O Café Viagem foi conferir o jantar que aconteceu no restaurante Nonno Mio de Gramado. A experiência foi inesquecível em todos os detalhes: coquetel, serviço impecável do restaurante, pratos e vinhos.
Menu em 5 passos
O menu em 5 passos foi preparado pelos Chef Marcelo Betancourt do restaurante La Susana de Jose Ignácio (Uruguai) e Santiago Inzaurralde de Beach Club Vik Retreats. A salada com burrata e a costela assada com purê de couve-flor receberam muitos, mas muitos elogios à mesa.
Vinhos uruguaios: sauvignon blanc, merlot e tannat
Os vinhos foram um capítulo à parte. Sauvingnon Blanc da Bodega Gárzon abriu os trabalhos. A seguir, fomos apresentados a dois lançamentos do terroir da região de Punta del Este: o merlot 2017 da Bodega Oceánica Jose Ignacio (que antes só produzia azeites) e o tannat 2015 do Valle de Manantiales da famosa Bodega Familia Deicas.
Paella de Piriápolis encerra o 10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
O almoço oficial de encerramento do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado reuniu autoridades, organizadores do evento e integrantes da comitiva uruguaia. O local foi o lindo hotel La Hacienda. Para fechar com chave de ouro o sucesso da décima edição, os uruguaios apresentaram sua tradicional paella gigante de Piriápolis. A paella foi preparada pelo chef Fernando Barbachan da Trattoria da Piero, restaurante de Piriápolis, cidade de paisagem costeira e de serra no Uruguai, entre Punta del Este e Montevidéu.
>>Clique no vídeo e veja os melhores momentos do
Festival de Gastronomia de Gramado.
—– Onde ficar em Gramado
Durante o Festival de Gastronomia de Gramado ficamos hospedados no hotel Cercano, atrás da Rua Coberta. Hotel boutique com localização perfeita para aproveitar todas as atrações do Festival. Quartos lindos e um banquete de café da manhã.
SAIBA MAIS
10º Festival de Gastronomia e Cultura de Gramado
De 6 a 16 de setembro em Gramado
Onde: Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado
Horário: das 11h às 22h
www.facebook.com/Festi valDeGastronomia/
www.instagram.com/fest ivaldegastronomia/
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?