A Estrelas do Brasil Espumantes Superiores foi um imensa e grata surpresa nos vinhedos da serra gaúcha. Que vista, que espumante!
Não é por menos que a Estrelas do Brasil foi eleita para a festa oficial de abertura da 8a Vindima de Bento Gonçalves que aconteceu no dia 19 de janeiro de 2017. Para quem não sabe, a vindima é o período do verão em que se celebra o início da colheita da uva, trabalho e esforço de um ano inteiro. Junto à Vindima, são oferecidas atividades especiais para que os turistas vivenciem de perto esse período tão belo e cheio de significados.
A Vinícola Estrelas do Brasil
Estrelas do Brasil é uma vinícola de pequena produção. Os dois enólogos da casa são sócios e proprietários : Irineo Dall Agnol e Alejandro Alberto Cardozo Rapetti. Em dupla parceria buscam um padrão acima da média e mundial de seus espumantes. Alejandro também é enólogo da Guatambu, vinícola da campanha gaúcha.
E o resultado dessa busca já é visível não só para quem degusta. Estrelas do Brasil é destaque em avaliações criteriosas como o Guia Descorchados e Guia Adega. No Guia 2016/2107 Estrelas do Brasil foi apontado como melhor espumante rose e top 10 guia adega. E na lista dos melhores vinhos do conceituado Guia Descorchados (melhores vinhos da América Latina) Estrelas do Brasil Brut Rosé ficou com 91 pontos.
A paisagem da Vinícola Estrelas do Brasil
Afora a qualidade e frescor dos espumantes, um dos grandes diferenciais da vinícola começa em sua localização ímpar, debruçada sobre o incrível Vale Aurora que arranca inúmeros suspiros no distrito de Faria Lemos, zona rural e de vinhedos em Bento Gonçalves (RS).
É nessa área que está situada uma das cinco rotas turísticas de Bento Gonçalves, a Rota das Cantinas Históricas. Para quem quiser conferir, além da Estrelas do Brasil, indico neste roteiro um passeio na Vinícola Dal Pizzol e Vinhos Cristofoli, ambas com post no Café Viagem (veja no final deste artigo).
Arrisco-me a dizer que é uma das paisagens mais belas de toda a região. De perder o fôlego com a imensidão de vinhedos. No local foi construído um mirante de madeira que vale a visita.
Irineo tem planos de abrir uma pousada com cabanas com essa vista. Vai ser única, com certeza.
Sobre a Vindima na Vinícola Estrelas do Brasil
Na abertura da Vindima 2017 estavam presentes na vinícola Estrelas do Brasil autoridades (prefeito, secretário de turismo), jornalistas, blogueiros (eu!) , vitivinicultores da região, empresários e comunidade. A festa foi típica, linda e abençoada por um incrível fim de tarde.
A Rainha e Princesas do Vale dos Vinhedos também estavam por lá e roubamos uma foto com elas.
Teve discurso, teve música, benção do padre, pisa na uva, polenta do Nei Tomasi, queijo e salame. E é claro, muitos brindes.
Nova visita à Vinícola Estrelas do Brasil
Gostei tanto da Estrelas do Brasil que três dias depois levei minha família para conhecer a vinícola e a vista. Era aniversário do meu pai e fizemos mais um brinde especial por lá. Foi interessante ir como turista pois pude provar com calma, fazer compras e entender melhor como é possível visitar o local.
É preciso agendar a visita à Vinícola Estrelas do Brasil
Irineo me contou que tive sorte em pegar ele por lá no domingo pois é preciso agendar a visita (eu apareci sem avisar!). Ele mora na propriedade e oferece a degustação diante dessa paisagem sem igual nos fins de semana. Vale a pena. Quem quiser pode também caminhar até o mirante para fotos e, quem sabe, mais brindes.
Só é possível comprar os espumantes e vinhos da Estrelas do Brasil na loja da propriedade ou através do site. Gostamos tanto do brut rose Pinot Noir que levamos uma caixa. #Recomendo. Os preços são os mesmos que estão no site ( www.estrelasdobrasil.com.br ), mas quem compra direto na vinícola tem a vantagem de não pagar o frete e degustar com esse visual emocionante.
PROCURANDO HOTÉIS EM BENTO GONÇALVES?
Veja + dicas da Rota das Cantinas Históricas de Bento Gonçalves
Vinícola Cristofoli que oferece almoço harmonizado e tour vinho e paisagem
10 experiências imperdíveis na Vindima
+ dicas no post índice com tudo sobre Bento Gonçalves (RS) e arredores
SAIBA MAIS
*Alexandra Aranovich do Café Viagem participou da abertura da Vindima 2017 a convite da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves e parceiros (Giordani Turismo e Hotel Laghetto Viverone). Após a press trip organizada pela Conceitocom Brasil, seguimos o passeio em família para comemoração ao aniversário de 70 anos (do meu pai) que foi por nossa conta. Adoramooos a serra gaúcha!
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi, Alexandra!
Os seus posts estão me inspirando mundo!!!
Já estou com viajem marcada a Bento Gonçalves e aqui e acolá volto aos seus posts para garantir que não esteja esquecendo algo rsrrs
Mas algo me veio a mente agora: Fechei um pacote com uma agencia (sou de SP) e no mesmo dia irei fazer a visita a varias vinicolas.
Estou pensando aqui se vale a pena… Vc recomendaria quantas vinicolas por dia?
Um abraço!
Oi Liliane
Obrigada!! Bem, você já fechou pacote de visitação, isso?
Dá para fazer tranquilo umas 3 vinícolas por dia, ou até mais no caso do Vale dos Vinhedos que são bem próximas. Mas o que você precisa programar são as visitas por regiões. O ideal é explorar cada dia uma ou duas rotas turística, pois ao todo são 5.
POr exemplo, na Rota onde está a Estrelas do Brasil , dá para visitar também a Dal Pizzol e a Cristófoli.
Beijos
Alexandra