*Série Rota Farroupilha RS – As casas antigas de São Gabriel
São Gabriel (RS) foi a nossa penúltima cidade visitada na viagem da Rota Farroupilha. Chegamos de Rosário do Sul e almoçamos na cidade das casas antigas bem preservadas. Passamos umas duas horas em São Gabriel antes de seguir viagem até Caçapava do Sul. De carro e a pé, fizemos um tour despretensioso pelo centro da cidade e, apesar de não termos encontrado grandes opções turísticas, São Gabriel nos encantou pelo fato de ser, entre todas as cidades que visitamos na viagem da Rota Farroupilha, a que possui as casas históricas mais bem preservadas (uma pena os fios e postes que poluem a foto e a paisagem!). O centro merece um olhar do visitante e serve de exemplo a todas as outras cidades que não preservam como deveriam o seu patrimônio, a sua história.
Sobre São Gabriel
São Gabriel é conhecida como a Terra dos Marechais (berço de alguns militares ilustres da história do RS). O município se estende pelas duas margens da BR 290 e é considerado o quinto maior do Estado em extensão territorial. Sua história remete ao anos de 1750 com o surgimento das primeiras estâncias jesuítas (nos Sete Povos das Missões). Durante a Revolução Farroupilha foi escolhida como sede do governo da República Riograndense em 1840.
Outro fato histórico do período da revolução, foi o acampamento farroupilha de 1841. Foi lá que Anita e Giuseppe Garibaldi tiveram sua última participação na Revolução Farroupilha antes de seguirem rumo ao Uruguai. Da sua trajetória, São Gabriel manteve um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Rio Grande do Sul e um museu da FEB, considerado o segundo maior em acervo da II Guerra Mundial da América Latina. Para quem quiser dar uma olhada, o museu fica dentro da antiga estação férrea, Praça Carlos Antunes.
As casas preservadas
As fachadas e detalhes arquitetônicos ao redor da Praça Doutor Fernando Abbott já valeram a nossa visita. Mas uma dica: não vá entrando sem pedir licença pois nem todas as casas são abertas ao público. Algumas são de propriedade particular.
O Sobrado da Praça – da esquina da Praça Dr. Fernando Abbott tem data de 1826 e é tombado pelo IPHAN. Hospedou o Imperador D. Pedro II quando este esteve em São Gabriel, no ano de 1846, para conhecer o bravo povo gaúcho que havia lutado na Revolução Farroupilha. Após a sua restauração, também virou sede do Conservatório Municipal e da Biblioteca Pública Municipal. É possível visitar o local que atualmente tem o nome de Centro de Cultura Sobrado da Praça.
A uma quadra da praça encontramos o prédio da sede da Prefeitura (com arquitetura de 1922).
Neste link da prefeitura você encontra a lista de construções consideradas patrimônios culturais.
Dois momentos bem gaudérios: Xis e Berga
Por fim, tivemos dois momentos bem gaudérios em São Gabriel. O primeiro foi comer um Xis Coração (ou X-Coração), lanchinho bem gaúcho que fizemos no Cine Café, bem próximo à praça central. Sinceramente, invejei o Xis de filé da Paula Brum que parecia bem mais apetitoso do que o meu de coração.
O segundo momento, bem típico do sul, foi sentar na praça no auge do inverno para “lagartear no sol” comendo uma “berga” (berga= bergamota/tangerina). Depois astral gostoso e revigorante de praça de interior, seguimos viagem para Caçapava do Sul.
SAIBA MAIS
SÃO GABRIEL | RS
BRASILCidade na região da Campanha Gaúcha a 325 km de Porto Alegre.
A rodovia BR-290 que liga a capital é a mesma entrada para os países vizinhos Uruguai e Argentina
Distâncias: Rosário do Sul a São Gabriel – 55 km | São Gabriel a Caçapava do Sul – 100 km
******* SÃO GABRIEL NO ROTEIRO DA ROTA FARROUPILHA
Partimos de Santana do Livramento e seguimos viagem para Alegrete (onde dormimos no Hotel Alegrete). No dia seguinte, viajamos para Rosário do Sul (onde visitamos a Vinícola Routhier & Darricarrère) e, logo mais, fomos para São Gabriel (a 55 km de distância via BR 290), onde almoçamos e fizemos um tour pelas casas antigas e bem preservadas da cidade. No fim de tarde, chegamos em Caçapava do Sul para o pôr do sol no Forte (cidade onde dormimos e jantamos).
******* ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE #ROTAFARROUPILHA RS
POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA
GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA
SÃO LOURENÇO DO SUL -5 MOTIVOS PARA VISITAR A CIDADE
RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR
PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL
DOM PEDRITO E A GUATAMBU – ESTÂNCIA DO VINHO
FRONTEIRA – RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING
FRONTEIRA: BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI
FRONTEIRA : QUEJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL – A MELHOR COMPRA DE RIVERA
FRONTEIRA: PARRILLA DO GALPÓN EM RIVERA
FRONTEIRA: A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO EM SANTANA DO LIVRAMENTO
ROSÁRIO DO SUL: VISITA AO VINHO DA KOMBI E A VINÍCOLA ROUTHIER & DARRICARRÈRE
SÃO GABRIEL E AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS
ALEGRETE – ATRAÇÕES, PASTEL DE OVELHA E DICA DE HOTEL
CAÇAPAVA DO SUL – PÔR DO SOL NO FORTE E CAFÉ NO CAMINITO
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Caraca! Nem acredito que tem post sobre São Gabriel. É a cidade da minha avó e sempre ouvi mil histórias e sempre tive curiosidade. Acho que nunca tinha visto fotos da cidade, só de família e amigos reunidos.
Valeu!!!
Oi Carla
Pois é, na viagem da Rota Farroupilha a cidade da sua avó surpreendeu com as casas antigas bem preservadas.
Beijos grandes
Alexandra
Oi Alexandrra, sou de sao gabriel e nem preciso dizer que adorei oS post!
A cidade realmente tem um conjunto arquitetonico lindo , que ja foi muito mais bem preservado em um passado recente e que era uma maravilha NA EPOCA DA INFANCIA DA MINHA AVO. aLIAS, EM UMA DAS FOTOS APARECE UMA SACADA DE FERRO QUE FOI FEITA PELO MEU BISAVO ITALIANO, O “NONNO FERRERO”. PARABENS PELO PROJETO, GRANDE ABRACO!
Oi Michele
Fico feliz que tenha curtido o post! É de uma viagem incrível que fizemos pela Rota Farroupilha, já viu a série? Fizemos até um Guia do RS Rota Farroupilha
Grande abraço
Alexandra do https://cafeviagem.com
Oi ALExandra,
Vi a serie sim! Adorei. Nao sabia, por exemplo, que a vinicola em rosario do sul tinha visitacao. pretendo seguir seus passos e ir ate la!
Abraços,
obs: nao sei porque nao consigo escrever sem ser em maiusculas. sorry for that!
Na verdade, acho que não tem mais visitação, que pena, né?