(Post atualizado em 15.03.2016 ) Visitar a Rota do Vale do Rio das Antas, próxima de Bento Gonçalves e do Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul, foi uma descoberta surpreendente e gostosa. Tem boa gastronomia, cachaça, vinho, cerveja, suco de uva e um visual fenomenal. A novidade do roteiro fica por conta das atividades náuticas no Capitano Brutus. Se o tempo ajudar e o dia amanhecer com sol, não tenha dúvida: coloque o pé na estrada. De carro, a partir de Bento Gonçalves, siga pela RS 470 no sentido Veranópolis. São por volta de 10/15 km até a Ponte dos Arcos (Ponte Ernesto Dornelles) e 18 km até o Belvedere. Abaixo, indico as principais atrações da rota e mapa. Bom passeio.
1. DISTRITO DE TUITY (Vinícola Salton e Vinícola Cainelli)
2. MIRANTE FERRADURA NA TENDA DO TECO
3. CASA BUCCO
4. PONTE DOS ARCOS E CAPITANO BRUTUS
5. BELVEDERE
Sobre o Vale do Rio das Antas
Cercado por uma paisagem exuberante, é uma das cinco rotas turísticas de Bento Gonçalves (RS). Apresenta bons vinhos, cachaça de qualidade, cerveja, rapaduras e mirantes para apreciar a paisagem que se descortina pelo vale. As águas que cercam a região (do Rio das Antas) formam uma ferradura ao redor das montanhas. Bento Gonçalves está a 120 km de Porto Alegre. E o Vale do Rio das Antas, por volta de 135 km.
1. DISTRITO TUIUTY: CAINELLI, SALTON, SÜD BRAU E PIGNATELLA
A primeira atração da rota é o simpático e charmoso distrito de Tuiuti. Logo na entrada está situado o restaurante PIGNATELLA para uma excelente refeição. O restaurante está situado bem próximo à VINÍCOLA SALTON, uma das principais vinícolas do país com mais de 100 anos de história. A Salton tem loja e visitação guiada com degustação. A cozinha do Pignatella é tirolesa, do norte da Itália (veja neste link do blog o post completo sobre o restaurante). Para se hospedar e namorar em TUIUTY, a dica é a VILLA TUIUTY. Nesta rota, a dica mais imperdível de todas é visitar a pequena VINÍCOLA CAINELLI que tem museu e degustação. Durante a Vindima (época da colheita no verão) a programação da Cainelli é fantástica. Ah, Roberto Cainelli (enólogo da Vinícola) é o atual presidente da rota turística Vale do Rio das Antas. Ainda nesta área não deixe de visitar também o SUCOS MENONCIM e a CERVEJARIA SÜD BRAU.
⇒ Pignatella
Atualmente, ao lado da Vinícola Saltono: (54) 9914-6478 | (54) 9207-3613
⇒ Vinícola Salton
www.salton.com.br Mario Salton, 300, Bento Gonçalves. Tel. (54) 2105-1000
—> Leia aqui o post do Café Viagem sobre degustação e visita à Vinícola Salton
⇒ Vinícola Cainelli
www.vinicolacainelli.com.br – Distrito Tuiuty – Rsc 470 – Km 202,6 – Bento Gonçalves. Tel.: (54) 3458-1441 Email: [email protected].
—> Leia aqui o post do Café Viagem sobre a Cainelli
2. TENDA DO TECO
A Tenda do Teco é um armazém rústico na estrada para a Ponte, lado esquerdo de quem vai de Bento a Veranópolis. Afora os produtos regionais, vale a pena fazer um pit-stop por lá para admirar o visual do Rio das Antas formando uma Ferradura. É lindo até em dia nublado. Dica: vá no horário do entardecer!
⇒ Tenda do Teco
Mirante da Ferradura. Produtos coloniais, queijos, embutidos.
tel: (54) 3458 1020.
3. ALAMBIQUE CASA BUCCO
Antes de chegar à famosa Ponte dos Arcos, você vai cruzar na estrada (lado direito de quem vai em direção à Veranópolis) com uma excelente cachaçaria em plena terra do vinho. Trata-se do Alambique familiar CASA BUCCO, onde você será recebido pelos proprietários que fazem a visita guiada pela bebida produzida de forma orgânica e sustentável. Não deixe de fazer a degustação da bebida no final do tour e experimentar a capirinha com lima. O local também tem um segredinho: um local para apreciar a vista do Vale do Rio das Antas. O Alambique também oferece quartos para quem quer se hospedar e ter uma experiência completa.
⇒ Casa Bucco:
www.casabucco.com.br. Das 9h às 18h. Tel.: (54) 35042026 | (54) 9112 1517
4. A PONTE DOS ARCOS E OS PASSEIOS PELO RIO DO CAPITANO BRUTUS
Por volta de 10 km de distância do centro de Bento Gonçalves, está localizada a cênica e famosa PONTE DOS ARCOS (ou Ernesto Dornelles). A ponte, que divide Bento Gonçalves de Veranópolis, é considerada uma das maiores em arcos paralelos suspensos do mundo. Turistas se arriscam a caminhar entre os carros para tirar fotos. De um lado da ponte há um restaurante simples e um armazém de produtos da região. Compramos uma boa erva mate na venda ao lado da ponte para preparar o nosso chimarrão. À esqueda da ponte há um caminho que vai dar na nova atração da rota, inaugurada em fevereiro de 2016: o Capitano Brutus. Trata-se de atividades e passeios náuticos para curtir a paisagem do Rio das Antas. Fizemos o passeio de lancha e contamos tudinho neste post !
5. BELVEDERE DO ESPIGÃO
Vale a pena acruzar a ponte e seguir de carro por mais 8km até o BELVEDERE DO ESPIGÃO (caminho no sentido à Veranópolis). A vista do mirante é um belo panorama da Serra entre o Rio das Antas e o vale formando uma ferradura. Ao lado do mirante há um restaurante que serve almoço e lanches, a Parada 99.
Mais dicas da região?Não deixe de ler também o nosso post índice com várias dicas da região.
POST ÍNDICE COM ROTEIROS E DICAS DE BENTO GONÇALVES
POST SOBRE CAPITANO BRUTUS – PASSEIO RIO DAS ANTAS
POST VINÍCOLA CAINELLI
POST VINÍCOLA SALTON
POST RESTAURANTE PIGNATELLAOnde ficar?
SAIBA MAIS
ROTA VALE DO RIO DAS ANTAS
Bento Gonçalves | RS – Brasil
Como chegar: no sentido Bento a Veranópólis pegue a RSC 470 (sempre no sentido Veranópolis).
OUTROS DESTAQUES DA ROTA ALÉM DOS CITADOS ACIMA: licores da Adega Splendor, Casa Postal (cachaça), Casa Possamai
OBS: o Belvedere do Espigão não faz parte da Rota turística do Vale do Rio das Antas mas é uma atração imperdível no caminho!
⇒ Dicas de Hospedagens em Bento e arredores que recomendo:
Pousada e Vinícola Don Giovanni, Pousada Borghetto Sant’Ana , Vila Michelon, SPA do Vinho , Dall Onder e Villa Tuiuty
Booking.com
Infos Turismo Oficial de Bento
Site: www.turismobento.com.br/pt/rotas-turisticas/vale-do-rio-das-antas
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi! Muito legal o seu roteiro. Quanto tempo o passeio durou?
Oi Olavo
Você quer saber quanto tempo dura a volta pela rota toda? Isso?
Um dia inteiro para fazer todas as atrações. Ou uma tarde para fazer grande parte delas.
Será que ajudei?
Abraços
Alexandra