Procurando dicas para alugar uma bicicleta no Rio de Janeiro? Desde que coloquei os pés no Rio de Janeiro – em minha última viagem à cidade maravilhosa – estava ansiosa por um programa: andar nas novas bicicletas laranjinhas espalhadas por inúmeros pontos da zona Sul do Rio. São várias estações pela cidade. Demorei um certo tempo para entender o sistema e aprender como se liberava uma bicicleta. Em muitos pontos encontrei o sistema em manutenção. Acho que ainda vai demorar um tempinho para tudo entrar nos eixos. De qualquer forma, a experiência foi ótima e as bikes são bem boas.
Passos para alugar um bicicleta no Rio de Janeiro
- Baixe o aplicativo no seu celular. www.movesamba.com.br/appbikerio/ Ele ajudará você indicando as estações mais próximas e a quantidade de bikes disponíveis ou não. Funciona bem.
- Quem é de fora sempre vai marchar no custo da ligação que não é gratuita. Será preciso ligar para o 21 do Rio – (21) 4063 3111.
- É bom fazer o seu cadastro antes pelo site www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp
- Apesar da bicicleta ter a logmarca do banco Itaú por todos os lados, cliente Itaú não tem nenhum desconto (será que um dia vai ter?)
- Eu fiz o plano do passe diário e paguei R$ 5 através de ligação telefônica. É preciso ter o cartão de crédito em mãos. Com ele, você vai pagar o passe fornecendo os números e dados por telefone.
- No passe diário, você pode realizar vários passeios por dia desde que não ultrapasse os 60 minutos em cada uma deles e respeite o intervalo de pelo menos 15 minutos entre uma e outra viagem. Ou seja, tem que estar ligado para deixar a bicicleta numa próxima estação (por isso é importante baixar o aplicativo no celular!). Aconteceu de eu largar a bike num ponto e não conseguir outra porque estavam todas em uso. Assim, tive que pegar um taxi para voltar.
Os locais mais apropriados para o passeio são a orla – de Copacabana, Ipanema e Leblon – ….
… e o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Importante: achei complicado sair de bicicleta da praia e ir até a Lagoa enfrentando as ruas e calçadas sem ciclovias. Aliás, complicado e perigoso.
O passeio na Lagoa de bike no meio da tarde foi incrível. Recomendo. Minha dica é: depois de pedalar, largue a bike numa estação próxima ao Bar Lagoa e se jogue nesse dinossauro da boemia carioca.
Come-se muito bem por lá. Experimente a casquinha de siri, o croquete de carne, o bolinho de bacalhau e as especialidades alemãs da casa. Na próxima vou provar o bife à milanesa e a maionese de lá. Ah, e também vou pedalar mais para queimar todas as calorias que a gente ingere nos botecos do Rio.
ALUGANDO UM BICICLETA NO RIO
Mais informações em: www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp
BAR LAGOA
Av. Epitácio Pessoa, 1674 – Ipanema
www.barlagoa.com.br
Veja Mais Dicas do Rio no Café Viagem
COMO IR DE VAN OFICIAL PARA O CRISTO REDENTOR NO RIO
VISITANDO O AQUARIO – O MAIOR AQUÁRIO DA AMÉRICA DO SUL
MUSEU DO AMANHÃ POR DENTRO E POR FORA
TOUR MARACANÃ – visita guiada do novo tour
Café da manhã na Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana
ONDE COMER EM COPACABANA – ACHADOS GASTRONÔMICOS
RIO COM CRIANÇAS – 16 PROGRAMAS QUE AMAMOS !
PISTA CLAUDIO COUTINHO – caminhada linda ao lado do Morro da Urca
COPACABANA PALACE – uma experiência romântica simplesmente inesquecível
FÉRIAS EM FAMÍLIA EM ARRAIAL DO CABO
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?